segunda-feira, 1 de junho de 2020

COVID-19: Curva cresce em Surubim e casos aumentam 2.160% em maio

Arte: albericocassiano.com.br

Os números completos do mês de maio revelam que a pandemia do Covid-19 avança de forma alarmante em Surubim.

De acordo com boletim oficial, divulgado pela prefeitura na manha desta segunda-feira-feira(01), com os números fechados até este domingo(31), atestam que o município termina o mês de maio com 113 (cento e treze) casos confirmados do novo corona vírus. No dia 1o de maio, o município tinha 5 (cinco) casos da doença.  

Os dados do boletim apontam um acréscimo de 108 (cento e oito) casos, o que representa, em números percentuais, um aumento de 2.160% de casos registrados em maio.

O aumento da Covid-19 foi gradativo durante todo o mês, como está acompanhando nossa reportagem. Nos primeiros quinze dias de maio, os casos aumentaram 520% em Surubim. Só no dia 11, os casos aumentaram 50% em apenas 24 horas. Há uma semana do fim, maio já registrava aumento de 1.220% no número de casos.



De acordo com o boletim, dos 113 (cento e treze) casos registrados, 59 (cinquenta e nove) estão em tratamento e isolamento; 6 (sete) são de profissionais de saúde; e 41 (quarenta e uma) pessoas se recuperaram e receberem alta médica. 

Ainda de acordo com o boletim, 7 (sete) casos suspeitos aguardam resultado do teste, e 134 (cento e trinta e quatro) pessoas testaram negativo para Covid-19.

Outras 49 (quarenta e nove) pessoas estão sendo monitoradas com síndromes respiratórias, e mais 102 (cento e duas) tiveram este monitoramento concluído sem complicações médicas.



Juntos, o Centro, o bairro São Sebastião e a RDA somam quase metade dos casos (47,79%).


O Centro da cidade concentra o maior número de casos, 24 (vinte e quatro). Em segundo, o bairro São Sebastião, com 18 (dezoito), e em terceiro o bairro São José, com 12 (doze) casos.  

Moradores de mais três bairros registraram testes positivos, nas vilas Social, do Ipsep e de Jacó.

De acordo com o boletim, a pandemia também registra casos nos bairros da Bela Vista, Cabaceira, Centro, Coqueiro, Loteamentos J. Galdino e São Tirso 3, Santo Antônio, São José e São Sebastião. 

Nas zona rural, há casos positivos nas localidades da Barra da Onça, Cachoeira do Taépe, Chã do Marinheiro, Diogo, Doquinhas, Lagoa Nova, Mimoso e nos Sítios Cajá dos Tatus,Casés, Furnas, Lério e Tatus. 

Surubim regista (sete) mortes provocadas pelo novo corona vírus, vitimando moradores do Centro, bairros do Coqueiro, Santo Antônio e São José (um caso em cada um), e na zona rural, um óbito na Cachoeira do Taépe e dois no Diogo.

Gráfico: albericocassiano.com.br
Artes: Divulgação / Prefeitura de Surubim.
Da Redação, Alberico Cassiano.