quarta-feira, 10 de junho de 2020

COVID-19: Fluxo de pessoas quase 'normal, no primeiro dia da flexibilização do comércio de Surubim. Empresários calculam prejuízos


Nesta quarta-feira(10), primeiro dia de volta gradual do comércio, após interdição parcial por conta da pandemia do Covid-19, nas ruas do Centro da Cidade, a movimentação de pessoas lembrava as de um dia normal, no meio da semana, antes da pandemia do Covid-19. A diferença estava apenas no uso de máscaras e na higienização com álcool na entrada das lojas. Os comerciantes amargam perdas provocadas pela quase suspensão das vendas.  



O comércio de Surubim voltou a funcionar gradativamente, seguindo decreto Municipal, que prevê abertura das lojas das 9h às 13hDe acordo com a Prefeitura, a reabertura será acompanhada por três eixos: Distanciamento Social, Higiene e Monitoramento. Bares e restaurantes devem permanecer fechados, atendendo com sistema de entrega 'delivery'.



Proprietária de ótica, a empresária Débora Suely, conta que estava com as portas fechadas há quase três meses e avalia queda de 80% no faturamento. "Estava com a ótica praticamente parada, dia 20 ia completar três meses, só atedia um ou outro conserto, quando um cliente procurava pelo whatsApp. Tivemos queda de 80% no faturamento e acho as coisas começam a melhorar um pouco nos próximos seis meses, mas para recuperar mesmo dessa crise só daqui a dois anos. Mas este é um momento de agradecer a Deus porque estamos vivos e voltando a trabalhar com muito cuidado", afirma. 



A também empresária Rosilda Alves, do setor de calçados, frisa que o comércio precisa de menos burocracia para conseguir empréstimo bancário. Ela lamenta o fato de ter tido que demitir funcionário. "O comércio vai sofrer um pouco...não é fácil ficar quase três meses sem vender, só recendo este ou aquele pagamento de cliente e com as contas continuando a chegar. Tive que demitir um funcionário, com tristeza. Só ficou a mais antiga, eu e meu filho. Com tantos prejuízos, tentei um empréstimo no banco onde tenho conta há doze anos, me pediram tanta coisa, mas ainda não me deram sequer uma resposta. Torço para que o horário de funcionamento das lojas seja logo ampliado, que a gente possa trabalhar o dia todo. Aqui, o cliente entrou, a gente borrifa álcool nas mãos dele, estamos tendo muito cuidado", disse.

A reabertura gradual do comércio acontece, mesmo com a curva da pandemia do novo corona vírus crescendo no município. Só na primeira semana de junho, Surubim registrou a metade dos casos de todo o mês de maioDe acordo com o boletim oficial da pandemia, divulgado pela Prefeitura nesta quarta(10), o município tem 187 casos confirmados da Covid-19 e nove mortes provocadas pela pandemia.

Da Redação, Alberico Cassiano.