segunda-feira, 8 de junho de 2020

COVID-19: Na primeira semana de junho, Surubim registra metade dos casos do mês de Maio


Na primeira semana de junho, Surubim registrou 52 novos casos da Covid-19, totalizando 165 testes positivos, de acordo com boletim oficial, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira-feira(08).

O número preocupa e mostra que a curva segue ascendente em Surubim, que fechou maio com 113 (cento e treze) casos do novo corona vírus. Como no dia primeiro, havia 5 (cinco) casos, houve um acréscimo de 108 casos em maio, ou um aumento de 2.160%.   

Agora, só na primeira semana de junho (52), o município registra praticamente a metade (54) dos casos registrados em maio.   



O boletim da Prefeitura mostra que a pandemia se espalha pelo município e avança por diversos bairros da cidade e por várias localidades da zona rural (ver detalhamento abaixo).

No dia 01 de junho, a cidade registrava 113 casos. Assim, o boletim desta segunda(8) aponta um aumento de 46,02% nesta primeira semana do mês junino.



  
De acordo com o boletim, dos 165 (cento e sessenta e cinco) casos registrados, 63 (sessenta e três) estão em tratamento e isolamento; 10 (dez) foram registrados entre profissionais de saúde; e 83 (oitenta e três) pessoas se recuperaram e receberem alta médica. 

Ainda de acordo com o boletim, 11 (onze) casos suspeitos aguardam resultado do teste, e 198 (cento e noventa e oito) pessoas testaram negativo para Covid-19.

Outras 46 (quarenta e seis) pessoas estão sendo monitoradas com síndromes respiratórias, e mais 137 (cento e trinta e sete) tiveram este monitoramento concluído sem complicações médicas.

Surubim regista (nove) mortes provocadas pelo novo corona vírus, vitimando moradores do Centro, bairros do Coqueiro, Santo Antônio e São José (um caso em cada um), e na zona rural, cinco óbitos, um na Cachoeira do Taépe, um no Sítio Pinhões, um no Gancho do Galo e dois no Diogo.


O Centro da cidade concentra o maior número de casos, 31 (trinta e um). Em segundo, o bairro São Sebastião, com 30 (trinta), e em terceiro o bairro São José, com 12 (doze) casos.  

De acordo com o boletim, a pandemia também registra casos nos bairros da Bela Vista, Cabaceira, Centro, Coqueiro, Ipsep, Loteamentos Dr. José Nivaldo, J. Galdino, São Tirso 2, São Tirso 3, Santo Antônio, São José e Vilas Social e de Jacó.

Nas zona rural, há casos positivos nas localidades da Barra da Onça, Cachoeira do Taépe, Chã do Marinheiro, Diogo, Doquinhas, Gancho do Galo, Jucá Ferrado, Lagoa da Vaca, lagoa do Choro, Lagoa Nova, Mimoso, Taépe e nos Sítios Cajá dos Tatus, Casés, Chéus, Furnas, Lério, Pinhões, Tamanduá e Tatus. 





Gráficos: albericocassiano.com.br
Artes: Divulgação / Prefeitura de Surubim.
Da Redação, Alberico Cassiano.