quinta-feira, 4 de junho de 2020

ELEIÇÕES 2020: Seja lá quem vencer disputa pela Prefeitura de Surubim, já colocou 'a mão na massa'

DE VOLTA PRO FUTURO: Candidatos terão que renovar discurso

Boa parte do eleitorado brasileiro tem dispensado os nomes tradicionais e optado pelos chamados outsiders, ou alguém com origem profissional fora do meio político..Essa tendência não será seguida na próxima eleição de Surubim. Há três candidaturas com chance real de vitória, e, seja lá quem for melhor na urna, já terá ocupado a cadeira do Executivo Municipal: ou a prefeita Ana Célia Farias(PSB), que tenta a reeleição, ou os ex-prefeitos Flávio Nóbrega(PRB) e Tulio Vieira(Podemos).

Com os prazos de filiação partidária, encerrado em 04 de abril, e o de transferência de domicílio eleitoral, que acabou em 06 de maio, é pouco provável que apareça um nome 'neófito' na política, com densidade eleitoral, estrutura de campanha e tempo hábil para conquistar o eleitorado, e assim ser capaz de superar os três protagonistas da disputa. 

Como não são novidade, Ana Célia Farias, Flávio Nóbrega e Tulio Vieira tem pela frente o mesmo desafio: renovar o discurso. É inevitável o estilo "prestação de contas", com cada um dizendo aquilo que fez. Mas, cá entre nós, "campanha retrovisor" parece não levar em consideração que as pessoas sabem que é obrigação elementar de todo prefeito realizar ações com o dinheiro público. E é evidente que os modelos de gestão e o "jeito de trabalhar" de cada um serão comparados. Mas é pouco. Também não basta autopromover a respectiva gestão, instigar as militâncias via mídias sociais e 'acunhar' nas velhas e óbvias promessas. 

Com um cenário de crise econômica para os próximos anos, pós-pandemia da Covid-19, e o pouco dinheiro no caixa dos municípios, será preciso fazer "do limão uma limonada". Logo, as candidaturas precisam discutir os problemas do município com clareza, passar eficiência e criatividade para atender às demandas da população. Renovar o discurso, significa entender que o eleitor vota olhando para frente. Assim, o ex-governador, por três vezes, Miguel Arraes costumava dizer nas campanhas: "quero ser eleito não por aquilo que fiz, mas sim pelo que posso fazer por vocês". 

Da Redação, Alberico Cassiano.