domingo, 31 de maio de 2020

SURUBIM: Câmera de segurança desmente acusação de "vandalismo" feita pela Prefeitura


FOTO: Reprodução/WhatsApp






Ao contrário do que afirmou a Prefeitura de Surubim, não houve qualquer ato de vandalismo na recém reformada praça José de Souza Barbosa, a conhecida 'praça do antigo Cinema'.

Supostamente, um dos bancos de uma mesa para jogos teria sido quebrado, na noite da última sexta(29). A Prefeitura fez postagem denunciando o suposto ato "delituoso" e emitiu nota na qual "repudia veementemente o "ocorrido" (ver texto completo abaixo).




BANCO NEYMAR - Entretanto, por volta das 22h da mesma noite, imagens de câmeras de segurança constatam que não houve qualquer vandalismo, mas um acidente. Um vídeo mostra um cidadão sentado no banco, com os braços e a cabeça voltados sobre a mesa. Quando se movimenta um pouco, o banco descola do piso, repentinamente, o homem tomba para traz e bate com as costas e a cabeça no chão. 

"O cara só sentou no banco, o banco virou com ele...ele bateu com a cabeça e as costas no chão...olha ele esfregando a cabeça, na pancada, olhando se cortou, mas não cortou.... Nada de vandalismo, apenas, os bancos não tem estrutura de concreto, é apenas tijolo, e o banquinho, né? é só colado com argamassa, em cima dessa estrutura de tijolo. Porque o certo, para quem entente de construção civil, teria que ser feito um esqueleto de coluna, e encher de concreto, e não só colocar o tijolo. Olha aí, mais uma vez, não foi vandalismo, foi um acidente" , destaca a narração do vídeo que circula pelas mídias sociais.

Com bom humor, os novos bancos da praça tiveram o modelo identificado pelos frequentadores como 'banco Neymar: tocou, caiu!'.  

Para a prefeitura, no entanto, o caro patrimônio público teria sido destruído criminosamente por um vândalo, como mostra a postagem oficial:




" Na noite de ontem(29), ocorreu um ato de vandalismo na Praça José de Souza Barbosa, espaço recém-reformado pela gestão municipal e entregue para nossa população.      
Além de ser delituoso, é um total desrespeito aos direitos e às propriedades da nossa gente.
Por isso, a Prefeitura de Surubim lamenta e repudia veementemente o ocorrido, impulsionando os surubinenses a sempre cuidar do que é nosso para que o compromisso de cuidar das pessoas seja sempre cumprido, atendendo a todos",  afirma a postagem da Prefeitura. 

DESCULPAS - invocando o estilo 'quem viu, viu, quem não viu, não viu', após o vazamento do vídeo da câmera de segurança, a prefeitura de Surubim deu um "Ctrl del" e apagou a postagem oficial na qual acusava, mesmo sem qualquer prova, alguém de "criminoso". 

Os demais bancos não foram isolados ou sinalizados para evitar novos acidentes.

A atitude é desrespeitosa com o cidadão, e com as pessoas da cidade, de forma geral. 

A prefeitura de Surubim tem obrigação de pedir desculpas públicas a ele por ter o chamado de "vândalo", de destruidor de patrimônio público, quando na verdade ele foi vítima de acidente.

Além disso, deve cobrar responsabilidade da empresa que fez o serviço capenga, se possível dizendo quanto custou um banquinho desse. A população de Surubim merece uma explicação humilde e elegante. Assim, fica feio. 

Da Redação, Alberico Cassiano.