quarta-feira, 27 de maio de 2020

COVID-19: Centro, São Sebastião e RDA concentram quase metade dos 79 casos registrados em Surubim


O mais recente boletim com os números oficiais da Covid-19 em Surubim, divulgados na manhã desta quarta-feira(27), registra 79 casos confirmados do novo corona vírus.  

No dia 1o deste mês, o município tinha 5 (cinco) casos da doença. Em números, percentuais, a epidemia está crescendo em ritmo preocupante.

A elevação da taxa mostra a interiorização da pandemia,como alertam as autoridades da saúde.




De acordo com o boletim, até a noite desta terça-feira(26), dos 79 (setenta e nove casos registrados, 34 (trinta e quatro) estão em tratamento e isolamento; 8 (oito) são de profissionais de saúde; e 30 (trinta) pessoas se recuperaram e receberem alta médica. 

Ainda de acordo com o boletim, 13 (treze) casos suspeitos aguardam resultado do teste, e 110 (cento e duas) pessoas testaram negativo para Covid-19.

Outras 47 (quarenta e sete) pessoas estão sendo monitoradas com síndromes respiratórias, e mais 88 (oitenta e oito) tiveram este monitoramento concluído sem complicações médicas.





































Os dados constatam a informação do ministério da Saúde, que aponta o aumento da Covid-19 no interior. 

Em Surubim, o Centro da cidade concentra o maior número de casos, 17 (dezessete). Em segundo, o bairro São Sebastião, com 14 (quatorze), e em terceiro o bairro São José, com 8 (oito) casos.  

Na região Central da cidade, observa-se aglomeração de pessoas sobretudo na feira livre, cujos bancos não foram afastados, e no comércio não essencial, cuja boa parte funciona com meia porta abeta. A PM faz operação para fechar o comércio não essencial, seguindo determinação do MP.

Tanto a chamada Chã de São Sebastião quanto a conhecida rua do Açude - ou agora simplesmente a RDA (São José) são bairros bem populosos e ambos ligados ao CentroJuntos, concentram quase metade dos casos registrados no município (49,36%).  
   
De acordo com o boletim, a pandemia registra casos nos bairros da Bela Vista, Cabaceira, Centro, Coqueiro, Loteamentos J. Galdino e São Tirso 3, Santo Antônio, São José e São Sebastião. 

O boletim também mostra o avanço da pandemia na zona rural. Na Cachoeira do Taépe não havia caso, ontem registrou um óbito provocado pela doença.

Também há casos positivos nas localidades da  Barra da Onça, Chã do Marinheiro, Diogo, Doquinhas, Mimoso e nos Sítios Cajá dos Tatus,Casés, Lério e Tatus. 

Surubim regista 7 (sete) mortes provocadas pelo novo corona vírus, vitimando moradores do Centro, bairros Santo Antônio e São José (um caso em cada um), e na zona rural, um óbito na Cachoeira do Taépe e dois no Diogo.

Foto: Alberico Cassiano
Artes: Divulgação / Prefeitura de Surubim.
Da Redação, Alberico Cassiano.