sexta-feira, 15 de maio de 2020

SURUBIM: PM considera positivo primeiro dia de blitz para fechar comércio não essencial durante Covid-19



O 22º Batalhão da Polícia Militar considerou positivo o resultado do primeiro dia da blitz, realizada nesta sexta-feira(15) para fiscalizar e coibir o funcionamento do comércio que deve permanecer fechado durante a pandemia do Covid-19. 

"A operação de hoje(15) foi de fiscalização e manutenção. Muitas lojas já permanecem fechadas, a maioria delas. Outras, sem a correta percepção, do decreto, abriram meia porta e outra ainda praticava o atendimento ao público de forma inadequada. Todos esses pontos foram corrigidos durante a atuação. Algumas lojas que não podiam, foram fechadas. Outras se comprometeram em corrigir a sua atividade conforme o decreto estadual. A reação dos comerciantes foi a melhor possível, pessoal atencioso e compreensivo à situação atual", destacou o major Autair, subcomandante do 22º BPM. 




Coordenada pelo comandante do 22º batalhão de Surubim, ten cel Fábio Bagetti, a blitz percorreu diversas ruas do Centro da cidade, bem como bancos da feira livres que não vendiam alimentos, únicos itens permitidos. 

Decretos estadual e municipal autorizam apenas o funcionamento do comércio considerado essencial, a exemplo de supermercados, padarias, farmácias e postos de combustíveis, neste período. 



Entretanto, em Surubim, lojas dos mais diversos tipos de produtos estavam funcionando normalmente ou com meia porta aberta, o que motivou a fiscalização da PM,determinada pelo Ministério Público.

O fechamento do comércio não essencial é uma medida que diminui muito o fluxo de pessoas e aglomeração, para tentar conter a propagação do Covid-19.




De acordo com a PM, a fiscalização segue até o dia 31 de maio, inclusive aos sábados, dia de maior fluxo de pessoas na freira livre e pelo comércio de Surubim. 

Fotos: Divulgação / PM.
Da Redação, Alberico Cassiano.