sexta-feira, 5 de março de 2021

SURUBIM: Sábado com apenas comércio essencial e feira livre só de alimentos por conta da segunda onda da Covid-19


A feira de Surubim vai funcionar neste sábado(06) apenas com os bancos que comercializam alimentos. Esses feirantes deverão trabalhar com máscara e deixar álcool em gel ou álcool 70º visível para eles e disponível para os clientes.

O açougue público e o mercado público ou de farinha, como é conhecido, funcionam normalmente.  

No comércio formal, vão poder funcionar apenas supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery em pontos de coleta como restaurantes e lanchonetes. Todos devem respeitar os protocolos.

As medidas seguem determinação do governo do estado para conter a segunda onda do novo corona vírus em Pernambuco, e tentar impedir o colapso no sistema de saúde. Recentemente, Surubim alcançou a triste marca de 50 (cinquenta) pessoas mortas em decorrência da pandemia do novo corona vírus.

As atividades não essenciais foram proibidas das 20h às 5h, de segunda a sexta, em todo estado. Já aos sábados e domingos, somente os serviços essenciais poderão funcionar. As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara entram em vigor nesta quarta-feira (03.03) e são válidas até o dia 17 de março, afetando assim as feiras deste e do próximo sábado(13).

Além das restrições no comércio, o decreto prevê fechamento das praias, clubes sociais e igrejas nos finais de semana.

O Ministério Público, por meio da Promotoria das cidades de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério, recomendou aos prefeitos e secretários o cumprimento das novas restrições sanitárias impostas pelo governo de Pernambuco.  

De acordo com a Prefeitura de Surubim foi realizado um trabalho educativo com os comerciantes de itens não essenciais (bancos de calçados, confecção, tecidos, eletrônicos, ferragens, lanches e ambulantes em geral), informando sobre o fechamento, imposto pelo decreto do governo do estado.

Haverá fiscalização da prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar, Procon e Vigilância Sanitária. Por sua vez, a população pode colaborar muito, usando máscara, tentando manter distanciamento social, usar álcool e manter mãos higienizadas. É impressionante a quantidade de pessoas nas ruas sem usar máscara, lamentavelmente.

Durante os dias de semana, a feira livre de Surubim e o comércio não essencial funcionam normalmente. As medidas afetam pouco a rotina comercial da cidade, uma vez que a maior parte das lojas fecha antes das 20h, como prevê o decreto. 

Da Redação.