sexta-feira, 15 de maio de 2020

SURUBIM: Prefeitura promete afastar bancos e organizar feira para evitar aglomerações no combate ao Covid-19

A desorganização da feira livre de Surubim tem sido um cenário preocupante nesta época de pandemia. Os bancos bem próximos uns dos outros e corredores estreitos provocam aglomeração de pessoas, o que contraria a recomendação das autoridades sanitárias de distanciamento social para combater o Covid-19.  

Procurada por nossa reportagem, a Prefeitura de Surubim promete para este sábado(16) "uma ação para distanciar os bancos". :A feira livre e o pátio da feira de frutas estão entre os serviços considerados essenciais, podendo funcionar apenas os pontos que comercializam alimentos. 


Com a pandemia do Covid-19, as autoridades sanitárias, no entanto, recomendam o distanciamento entre os bancos das feiras livres, bem como ampliação dos espaços para circulação dos consumidores, com o objetivo de evitar aglomerações e a propagação do vírus.



Em Surubim, observa-se que todos os bancos autorizados a funcionar, estão com o mesmo distanciamento de antes da pandemia. Alguns, encostados no banco vizinho. Os corredores para os clientes quase sempre são estreitos, e travam o fluxo. O resultado, muita aglomeração de pessoas.



Conhecida na região pelo grande número de bancos e variedade de produtos, a feira de Surubim funciona na avenida Paulo Afonso. Atrai consumidores de várias cidades vizinhas, trazidos nos toyotas lotação. Aos sábados, dia principal e de maior movimento, ocupa todo o espaço da chamada 'rua da prefeitura'. De segunda à sexta-feira boa parte dos bancos funciona.



Já o mercado da feira de frutas, além de funcionar na área da coberta, a atividade cresceu e os comerciantes ampliaram informalmente o espaço, improvisando cobertas com lonas e colocando mais bancos na rua Higino Corrêa, e na via lateral da coberta que liga a avenida Paulo Afonso à rua Urbano Vieira  da coberta e que originalmente serviria para tráfego de veículos de carga.



Com os números de casos confirmados crescendo a cada dia em Surubim, e em cidades vizinhas, hoje a realidade transforma a área de comércio essencial em possível zona de risco de contaminação. 



Trabalhadores da feira e consumidores estão expostos. A disposição dos bancos carece urgente de organização, se adaptando às normas sanitárias impostas pela pandemia, pela saúde das pessoas.




Com a pandemia da Covid-19 se espalhando a cada dia pelo interior pernambucano, a prefeitura de Surubim precisa urgentemente resolver essa situação. O ponto crítico é a rua Higino Corrêa, com bancos dos dois lados da via e corredor estreito, torna a aglomeração de pessoas intensa. 



Há espaços nos entornos e a avenida  Paulo Afonso pode abrigar bancos distanciados, uma vez que durante a semana, serve de depósito de bancos e para carga e descarga de caminhões. Como apenas os bancos de alimentos estão autorizados a funcionar, o local onde funcionariam os que vendem os demais produtos fica ocioso e disponível para organização.




RESPOSTA - procurada por nossa reportagem, a Prefeitura de Surubim informou que vem organizando a feira livre e prometeu para este sábado(16) uma ação para distanciar os bancos. Confira a nota:

" A Prefeitura de Surubim informa que vem realizando diversas ações em combate ao coronavírus, entre elas a organização da feira livre, junto aos fiscais. Amanhã, mais uma ação vai acontecer, organizando o distanciamento, orientando os feirantes e fiscalizando o cumprimento das medidas de proteção no combate ao coronavírus que estão no Decreto n° 16/2020. Além dessas medidas, a Prefeitura colocou nas duas entradas principais da feira um lavatório para a higienização da população e dos feirantes ", informou. 

LEIA TAMBÉM:

SURUBIM: PM considera positivo primeiro dia de blitz para fechar comércio não essencial durante Covid-19

SURUBIM: Ministério Público e Polícia Militar fazem blitz para coibir comércio não autoriza durante pandemia 

SURUBIM: Casos confirmados da Covid-19 aumentam 50% em um dia

COVIDO-19: Taxa de isolamento de Surubim é de apenas 42,9%. Orobó tem um dos piores índices do estado

SURUBIM: "Onde é que está esta dinheirama?", questiona prefeita Ana Célia Farias, sobre R# 7 milhões repassados ao Município para Covid-19

Fotos: Cintia Barros.
Da Redação, Alberico Cassiano.