O fortalecimento dos pequenos empreendimentos de Bom Jardim, no Agreste Setentrional, vai contar com o suporte técnico do Sebrae. A gestão municipal está estruturando a economia local, com foco na geração de emprego e renda. A ideia é fortalecer as atividades com maior potencial de crescimento, a exemplo da indústria da confecção.
A parceria entre o município e o Sebrae teve o ponta pé inicial com a visita do gerente regional do Sebrae, Alexandre Alves, que se reuniu com o prefeito, professor Janjão(PL) e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Célio Borges.
Em pauta, as potencialidades de Bom Jardim e possíveis ações do Sebrae no município. "O Sebrae é referencia no apoio aos pequenos empreendimentos, que é o perfil das empresas de Bom Jardim. Então, esta parceria que estamos firmando, vai trazer resultados bem positivos. Estamos trabalhando firme para estruturar a economia local, e, para isso, o fortalecimento dos pequenos negócios é essencial", destaca o prefeito, professor Janjão.
Após reunião na prefeitura, eles visitaram a Cooperativa de Trabalho Imperial de Confecções, que tem 28 cooperados e produz mais de cinco mil peças por mês. Também acompanharam a visita, a vereadora e primeira-dama, Jêssica, o secretário de Desenvolvimento Rural, Thiago Barbosa, o diretor de Turismo, Bruno Araújo, e os irmãos empreendedores Jefferson Cleiton da Silva Santos e Flávia Thaís, da marca 'Quatro Estações". A cooperativa e a confecção foram selecionados recentemente para participarem do projeto de incubação de empresas do Marco Pernambucano da Moda.
"Esses dois empreendimentos são exemplo do quanto a indústria da confecção é uma oportunidade importante para gerarmos empregos, e fortalecer a economia local. Estamos inseridos na região do polo da confecção, próximos a Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e o propósito da gestão é 'linkar' estrategicamente Bom Jardim a este arranjo produtivo.
A parceria com o Sebrae vai também ajudar a fortalecer outras atividades", afirma o secretário Célio Borges. Além de potencializar a indústria da confecção, a parceria entre a prefeitura de Bom Jardim e o Sebrae deverá direcionar o foco para outras atividades, a exemplo da produção rural, comércio, serviços, turismo e artesanato.
QUALIFICAÇÃO - cortado pela rodovia
PE-90, e próximo a cidade de Surubim, onde a confecção impulsionou a economia,
o distrito do Umari tem se tornado um polo promissor da confecção em Bom
Jardim, com diversos pequenos ‘fabricos’, funcionando em garagens e pequenos
galpões das residências. Boa parte produz peças em jeans e já sente dificuldade
de encontrar mão-de-obra qualificada. Para atender à demanda do mercado, a
prefeitura inaugurou o Centro de Qualificação Profissional de Confecção
Industrial de Umari, e já inscreveu 260 pessoas interessadas em treinamentos.
Os cursos em corte e costura industrial começam na próxima semana.
Fotos: Ênio Andrade
Da Assessoria de Imprensa.
Da Assessoria de Imprensa.