quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Prefeitura de Surubim diz que não há "fura-fila" na vacinação contra Covid-19


Os possíveis casos de 'fura-fila' na vacina contra a Covid-19 foram rechaçados pela prefeitura de Surubim. Após trabalhadores que sem formação específica em Saúde, mas atuam na secretaria, postarem fotos redes sociais sendo vacinados, as imagens passaram a ser compartilhadas, com questionamentos sobre a possibilidade deles não estarem respeitando a fila dos prioritários, normatizada pelo ministério da Saúde. Nossa reportagem recebeu diversas dessas fotos e buscou explicações.  

A prefeitura afirmou que as imagens, ao contrário do que se comenta nas redes, são de profissionais que tem direito ao imunizante nesta etapa. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Marília Gino, os trabalhadores estão na linha de frente da pandemia. 

"São atendentes, que também fazem ações externas de combate ao Covid-19, no Centro da cidade, com o pessoal da Vigilância Sanitária. Funcionários que fazem o primeiro atendimento, acolhimento de quem procura a Saúde para uma consulta, marcação ou entrega de exames, ou até mesmo uma simples orientação. Tem motoristas da Saúde, que transportam roupas dos pacientes [com Covid-19], os swabs (cotonetes) para os laboratórios, levam os funcionários... Não deixam de ser trabalhadores da saúde, estamos completamente acobertados. Estamos vacinando conforme orientação do Ministério, nunca na minha vida eu vacinar alguém sem está dentro do preconizado. Os cadastros são realizados pelo CPF da pessoa, e pedimos função, antes de iniciar  já temos  a planilha de cada estabelecimento de saúde", esclarece a coordenadora.

De acordo com a coordenadora "todos os profissionais da policlínica Estefânia Farias já estão imunizados, todos do Samu, da Upa do Coqueiro, todos os funcionários da urgência do hospital São Luís, médicos dos ambulatórios e parte da clínica médica. Nos "PSFs foram vacinados os "técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, dentistas e médicos. Na secretaria, os que fazem atendimento ao público - regulação, farmácia e vigilância.. Também foram vacinados todos os idosos e funcionário do Lar Amélia França. Vamos iniciar a vacinar os agentes de saúde, há mais de 100 na ativa, alguns afastados por conta da pandemia", completa. 

A primeira dose da vacina foi aplicada na quarta(20). A campanha segue normas do ministério da Saúde e decisões pactuadas entre o governo do estado e os municípios. 

Na primeira etapa foram estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde, em especial os da linha de frente da pandemia, indígenas que vivam em aldeias, idosos e pessoas com deficiência que também residam em instituições. A partir desta terça(26), os idosos a partir de 85 anos começaram a ser vacinados.

Inacreditavelmente, começaram a surgir denúncias de pessoas não inseridas nos grupos prioritários, furando a fila da vacina, em várias pontos do país.

Recentemente, o Ministério Público recomendou cuidado com 'fura-fila' na vacinação contra Covid-19 em Vertentes, Ipojuca, Cachoeirinha e Bodocó

Esta semana, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), Paulo Augusto Freitas, emitiu a recomendação PGJ n.º 02/2021, na qual intensifica o processo de fiscalização da vacinação em todo o estado. No texto, ele orienta os promotores de Justiça pernambucanos a atuarem junto às prefeituras para que tornem público o acesso à lista de pessoas que estão sendo vacinadas, bem como o atendimento aos critérios do Plano Nacional de Imunização. 


Fotos: Reprodução / Redes Sociais
Da Redação, Alberico Cassiano.