sábado, 23 de janeiro de 2021

Bom Jardim ganha Central de Oportunidades com programa de crédito popular para informais


Os moradores de Bom Jardim vão ganhar um espaço que vai oferecer diversos serviços voltados para fortalecer o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. A Central de Oportunidades (Cope) traz comodidade ao público com quatro instituições funcionando em um mesmo prédio: Agência do Trabalho, Ponto de Atendimento da Jucepe, Expresso Empreendedor, Agência de Crédito para Micro, Pequeno e Empreendedores Informais. Entre os principais serviços, oferece o Programa de Crédito Popular, cadastramento em vagas de emprego, habilitação para o seguro desemprego e Junta Comercial.

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e a secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq). Na próxima quarta-feira (27), uma equipe da Seteq fará uma visita técnica a cidade para conhecer as possíveis instalações para a Cope. O anuncio da ação foi feito neste sábado(23), após reunião na prefeitura de Bom Jardim, entre o prefeito, professor Janjão(PL), o secretário estadual Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o deputado estadual, Clodoaldo Magalhães, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Qualificação e Juventude, Célio Borges.


CONFECCÇÃO
– na reunião, também esteve em pauta uma parceria entre o município, o governo do estado e o Sebrae, para identificar as oportunidades de atividades capazes de estruturar e fortalecer o arranjo da cadeia produtiva da economia local. Uma atividade importante que já começa a ser impulsionada é a indústria da confecção. A reunião definiu a reativação do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, com a compra de novos equipamentos e máquinas, para oferecer cursos de qualificação profissional.

O secretário estadual de Trabalho, Alberes Lopes, destacou que os cursos oferecidos vão atender às necessidades locais e estarão conectados com o mercado de trabalho. “O CVT é importante porque forma mão-de-obra e qualifica o ano todo, para uma atividade que as pessoas, logo em seguida, começam a ganhar renda”, frisou.

O deputado estadual Clodoaldo Magalhães salientou que Bom Jardim pode se firmar na indústria da confecção, potencializando a atividade de maneira diferenciada. “A partir de um diagnóstico das vocações locais, podemos incrementar a atividade da confecção, gerando maior valor agregado e maior lucro para os pequenos empreendedores”, destacou.

MARCA – o prefeito de Bom Jardim, professor Janjão (PL), lembrou que a confecção é uma atividade que vem se expandindo no município, entretanto, ganhará mais impulso se crescer de forma organizada. “Como estamos bem próximos da rota da confecção, já há muitas pessoas fabricando. Mas podemos fazer a atividade crescer muito se oferecemos capacitação e ajudar a organizar o setor no município. Temos uma Cooperativa de Costureiras, que tem uma produção muito boa, mas não tem ainda sua marca própria, e pode ter e crescer”, afirmou.

CURSOS – o encontro também definiu que Bom Jardim terá uma série de cursos de qualificação profissional, ofertados a partir das necessidades do mercado de trabalho local. “Além dos cursos voltados para fortalecer a indústria da confecção, com o CVT, já está definido que vamos oferecer cursos de mecânica para motos, manutenção de celulares, área de beleza, design e gastronomia”, anunciou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Célio Borges.

Também estiveram em pauta, o desenvolvimento do Turismo local, produção moveleira e fortalecimento das atividades econômicas na zona rural do município.

Acompanharam o encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Lenilson do Posto (PSC), a vereadora e primeira-dama Jêssica (PSC), secretários de Agricultura, Tiago Barbosa, de Governo, Miguel Barbosa, de Administração e Gestão, Josivaldo Santana, e de Infraestrutura, Alexandre Barbosa, além de outros oito vereadores e lideranças locais.


Fotos: Ênio Andrade.

Da Assessoria de Imprensa.