segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

SURUBIM: "Entre nós, tem uns que trai, que não tem vergonha", diz Vavá. "Não sou traíra. Sou uma pessoa correta", rebate Vagner, na Câmara de Vereadores



O que seria apenas uma cerimônia formal para empossar os vitoriosos das eleições de 15 novembro (prefeita, vice e treze vereadores), teve o clima burocrático quebrado pelas falas dos vereadores dr Vavá e José Vagner (Vaguinho). 

A prefeita reeleita Ana Célia Farias, o vice, professor Edgar e os novos vereadores formam empossados na Câmara de Vereadores, na tarde do dia primeiro de janeiro, mas as articulações de antes da posse acabaram repercutindo no plenário. Embora tenham sido eleitos pelo Republicanos, que teve Flávio Nóbrega como candidato a prefeito, os vereadores dr. Vavá e Vaguinho já começam o ano Legislativo em lados opostos. 

O advogado foi a voz mais combativa da primeira gestão Ana Célia, na Câmara. Assume o quarto mandato pela oposição (foi suplente e eleito três vezes consecutivas), reafirmando 'lealdade' ao ex-prefeito. Sem citar nome, direcionou críticas ao colega de partido, por ter aderido à bancada da prefeita, dizendo que havia quem "trai" na oposição, e que "não desarma palanque porque tem posicionamento político".

"Acho que na vida política, a pessoa tem que ter posição, e eu sempre tive. Eu sempre estive do lado de quem me acolheu, que me colocou firme e forte para defender as causas de Surubim. E assim vou indo mantendo posições, muitas vezes contrárias ao andar normal das carruagens...e eu tenho que ser correto e agradecer a dr. Flávio Nóbrega, e ele sabe que os 15.122 votos dos surubinenses que votaram nele, que perdemos as eleições, mas que estamos juntos com ele. Eu sempre fui leal e vou ser leal. Perdemos a eleição mas temos que manter a unidade da oposição...Entre nós, tem uns que trai, que não tem vergonha. Mas entre os 15.122 votos tem muitos que acreditam numa forma diferente de fazer política. Respeito o resultado das urnas, mas não desarmo palanque, porque isso é para quem não tem grupo ou posicionamento político, isso eu tenho", disparou o vereador, que ao deixar o plenário, foi o único a não ser cumprimentado pela prefeita.   

O vereador José Vagner, conhecido como Vaguinho [da Primer Construtora] ganhou visibilidade na região por executar obras públicas para prefeitura de Orobó, na gestão do prefeito Cléber Chaparral. Os dois apoiaram a candidatura Flávio Nóbrega em Surubim, uma vez que Chaparral é candidato a deputado estadual em 2022. Antes de tomar posse do primeiro mandato, Vaguinho aderiu ao grupo da prefeita. A construtora dele pode fazer obras para gestões socialistas, garantem fontes ligadas ao partido. No primeiro discurso oficial, o vereador usou a tribuna da Câmara para se defender da fala do companheiro de partido. Afirmou que estará "ao lado da prefeita", mas que "não é uma questão de trairagem". 

"Agradeço aos 1.052 eleitores que acreditaram que vou fazer o bem para Surubim. E também quero dizer que vou estar ao lado da prefeita Ana Célia por conta que sei que ela vai querer mudar, e vou acreditar no trabalho dela. Sei que ela vai fazer o melhor para Surubim. Não é questão de trairagem, é questão do melhor para Surubim. Então, se o melhor para Surubim ela for fazer, vou estar ao lado dela. Se ela não fizer o melhor para Surubim, não vou. Então, minha gente é isso que tenho a dizer, porque não sou traíra, sou uma pessoa correta. Desde o início de minha campanha, estive ao lado de dr. Flávio [Nóbrega], uma pena que ele não ganhou, mas a vida segue. A vida segue e vou estar ao lado dela até onde ela ajudar o povo, A partir do momento que ela não ajudar o povo, vamos bater em cima dela para que ela faça isso", explicou-se o vereador, sendo cumprimentado pela prefeita.     

Além da prefeita e do vice, tomaram posse os seguintes vereadores:

PSB : Véia de Aprígio(2315 votos), Itamar(1556), Bomba(1470), Nailton do Jucá(1236), Neto da Saúde(1102) e Beatriz Guerra(1099). 

PSDB: Matias da Facção(830).

PT : Ivete do Sindicato(1354). 

Podemos: Geraldo Lira(600).

Republicanos: Anabel Negromonte(1208), dr. Vavá(1189), Fabrício Brito(1095) e Vaguinho(1052). 

Fotos: Carlos Galhardo (Visão Surubim).
Da Redação, Albérico Cassiano.