terça-feira, 13 de julho de 2021

"Cadê o óleo, Ana Celia? Cadê a verba? Isso não é um kit merenda digno. Tenha compaixão dos pobres de Surubim"


Os kits merenda entregues pela prefeitura de Surubim, no Agreste, deixaram os pais e mães de alunos das escolas municipais extremamente constrangidos e revoltados, pela fraca qualidade, pouca quantidade e ausência de itens que os filhos até consomem na merenda quando vão às escolas.

Com as aulas suspensas por conta da pandemia, a alimentação dos filhos ficam sob a responsabilidade exclusiva dos pais. A entrega dos itens que os alunos consumiriam na hora da merenda na escola seria o reconhecimento de um direito, e uma boa ajuda aos pais e mães de famílias, que sofrem com o aumento constante dos preços dos alimentos da cesta básica. 

Os Kits merenda entregues pela prefeitura de Surubim trazem os seguintes itens:

Pela internet, uma senhora mãe de aluno da rede municipal, postou um vídeo pedindo mais sensibilidade à prefeita de Surubim, Ana Célia Farias (PSB), que é assistente social.

"Prefeita Ana Célia, tenha um pouco mais de compaixão. Nossas crianças tem o direito. Você demora a dá o kit merenda, e quando vai dá é só um quilo de arroz, dois [pacotes de] macarrão, dois de fubá, a bolacha e uma bolsa [pacote] de leite. Cadê o óleo, Ana Célia? Cadê a farinha? Cadê a verdura? Nada! Não tem, Ana Célia!", lamenta a dona de casa.


A mãe também cobra os demais itens que as crianças consomem na merenda e que não são entregues pela prefeitura no kit entregue aos pais. "Cadê a verba, Ana Célia? A criança que estuda, na escola, come fruta, verdura, a charque, tudo isso lá tem. E por que não 'tá' vindo isso? Isso é uma pouca vergonha! As crianças que estudam tem direito a um kit de merenda digno. Isso aí não é um kit de merenda não. Acha que isso aí dá 'pra' passar um mês, uma semana? Não dá não, Ana Célia. Tenha um pouco mais de compaixão e saiba amar mais aos pobres de Surubim. Nós somos pobres, não somos cachorros não! Trabalhe certo, trabalhe pelos pobres", completa. [Link e assista ao vídeo]

LANCHINHO - nossa reportagem apurou que o cardápio da merenda oferecida pela prefeitura de Surubim inclui outros itens. Mesmo sendo um lanche simples, e não uma refeição completa, a merenda inclui charque, frango, carne moída e ovos, além de frutas, legumes e inhame. Nada disso está incluído no kit merenda entregue aos pais.


SEGURANÇA ALIMENTAR - por meio da divulgação feita pelas redes sociais, a prefeitura de Surubim afirma que "realiza a entrega dos kits alimentação para todos os alunos da rede municipal de ensino, para garantir a segurança alimentar dos alunos".

LEIA TAMBÉM:

Pais de alunos da rede municipal de ensino cobram distribuição do kit merenda deste ano. Prefeitura recebeu verba para comprar alimentação escolar






Da Redação, Alberico Cassiano.