terça-feira, 16 de março de 2021

Pais de alunos da rede municipal de ensino cobram distribuição do kit merenda deste ano. Prefeitura recebeu verba para comprar alimentação escolar

Os pais de alunos da rede municipal de ensino estão cobrando, com urgência, a distribuição do kit merenda, deste ano. Neste período da pandemia, com as aulas presenciais suspensas, a última entrega foi realizada em dezembro pela prefeitura de Surubim. 

Embora o município tenha recebido os repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, para a merenda escolar, os pais lamentam que desde janeiro, não receberam qualquer item para ajudar na alimentação.   

Sem auxílio emergencial nesses três meses, e com a segunda onda do corona vírus impondo novas medidas restritivas, as famílias sentem o agravamento da crise no bolso e na mesa. Sem informações oficiais para repassar, os professores são diariamente procurados pela comunidade e se comovem com a situação das pessoas. Nossa reportagem ouviu "em reserva" mães de alunos e professoras.

"Já fui na escola várias vezes perguntar quando vão entregar [o kit merenda], mas ninguém sabe informar a data".

"Até o ano passado a gente recebeu, só que esse ano, até agora não chegou nada e a gente 'tá' precisando demais. Se a gente procura é porque precisa, 'né'?".

"O auxílio [emergencial] acabou, agora 'tá' muito mais difícil. E desde janeiro a escola não deu nada da merenda dos meninos 'pra' gente".

A situação grave é confirmada por professores da rede municipal.

"Todo dia vem mãe na escola perguntar, todo dia recebo zap de mãe me perguntando quando vai ser entregue".

"Não se tem a data exata, porém vão entregar. Mas enquanto isso, o povo está desesperado precisando. Se procura é porque necessita".

"Não soube entrega nenhuma do kit merenda este ano. Tem gente passando fome, a barriga não espera três meses. É uma vergonha".



De acordo com dados do FNDE, este ano, foram repassados R$ 197.058,00 (cento e noventa e sete mil e cinquenta e oito reais) e, em 2020, R$ 809.435,00 (oitocentos e nove mil reais, quatrocentos e trinta e cinco mil reais).

Além dos recursos do FNDE, a prefeitura de Surubim tem destinado dinheiro do Covid-19 para efetuar compras dos kits merenda, conforme exemplifica alguns empenhos postados no portal da Transparência.


OUTRO LADO - Nossa reportagem encaminhou os questionamentos [ver abaixo] para prefeitura de Surubim, por meio da assessoria de Imprensa. Caso seja enviado algum esclarecimento para nossos leitores, a reportagem será atualizada..

Por qual motivo a prefeitura de Surubim não faz entrega de kit merenda desde janeiro? Quantos kits serão entregues e qual o custo da compra? Quais os itens que serão entregues a cada família? 

No ano passado, quantos kits foram entregues e qual o valor pago pela prefeitura aos fornecedores? Quanto dos recursos da Covid-19, a prefeitura destinou para comprar kits merenda?    

Da Redação, Alberico Cassiano.