quinta-feira, 25 de maio de 2017

Que tipo de merenda o Município de Surubim deve oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino?


A qualidade da merenda oferecida virou debate de imagens nas mídias sociais. Após pais de alunos publicam imagens das crianças consumindo uma merenda de péssima qualidade, partidários da gestão postaram fotos com refeições de um cardápio apresentável, que também seriam da merenda oferecida nas escolas do Município.


Recentemente, pais de alunos denunciaram, nas mídias sociais, a baixa qualidade da merenda oferecida pelo Município: "É muito cuscuz com ovo e arroz com soja", lamentava um pai. A Prefeitura comprou R$ 2,6 milhões em alimentos para escolas, com dispensa de licitação


Em resposta, a Prefeitura de Surubim reconheceu os problemas e assumiu o compromisso de melhorar merenda oferecida aos alunos da rede Municipal.

Lamentavelmente, mesmo após a gestão assumir publicamente o compromisso de prezar pela qualidade no alimento, novas denúncias são feitas, com o mesmo problema.


"Não posso ficar calado diante dessa situação. Senhores pais, olhem o que seus filhos que estudam no Município estão merendando. É vergonhoso o que a Prefeitura de Surubim esta fazendo na questão da merenda nas escolas municipais", desabafou um pai nas redes sociais. Para ilustrar, fotos com alunos lanchando um cardápio de baixa qualidade.


"Quem disse que não tem merenda [de qualidade] ? Tá ai a verdade", postou um partidário da gestão. Para ilustrar, fotos com pratos com refeição apresentável que, de acordo com a postagem, seria da merenda escolar oferecida pela mesma rede municipal.

Como desempatar esse embate de imagens ?



"A Prefeitura de Surubim reafirma o compromisso de trabalhar continuamente para que a estrutura e os serviços relativos à alimentação escolar municipal desenvolvam-se significativamente, atingindo os padrões esperados", se comprometeu, no mês de abril, em nota (por escrito) a gestão.


Mesmo assim, surgem dois tipos (completamente opostos) de imagens. E uma imagem não nega a outra. Entretanto, as fotos postadas na denúncia feita pelos pais colocam em xeque o compromisso assumido e maculam a imagem da gestão.

É fato que muito aluno só vai para escola pela merenda. Para muitos, é a principal refeição do dia. Logo, a merenda deve ser um atrativo para levar e manter o aluno na escola, inclusive porque torna-se essencial à aprendizagem.

O Município não pode oferecer dois tipos de merenda. Por estarmos quase na metade do ano letivo, refeições improvisadas e sem qualidade, não podem ser justificadas como 'fatos pontuais'.


As fotos da merenda sem qualidade são fato. As tristes imagens deixam claro que as crianças, na prática, ainda recebem um cardápio ruim. O compromisso assumido em oferecer merenda de qualidade precisa ser ágil, eficiente e, sobretudo transparente.


As fotos com a merenda 'festejada', ao contrário, não mostram alunos consumindo o alimento. Os pratos, aparentemente recém comprados, na cor da campanha da prefeita, aparecem amontoados, uns sobre os outros.  

Mas partindo do princípio que o Município oferece merenda de qualidade, por que essa postagem não pode ser diária? Essas imagens são dignas de reconhecimento. Merecem ser imediatamente estimuladas. O prato bem preenchido merece reconhecimento diário. Precisa ser exibido, de preferência, mais de uma vez ao dia.

As imagens da merenda escolar, oferecidas pelas escolas da rede municipal, devem ser postadas  sempre. Mais que isso: deveria ser obrigação diária do gestor de cada escola. Todo diretor tem smartphone. Pode fazer a foto com o celular e postar nas mídias sociais, na página da Prefeitura, de forma muito objetiva e transparente: Ex: Merenda do turno da manhã da Escola Municipal...da comunidade de...e colocar a foto da garotada mandando vê. Certamente, todo cidadão ficará satisfeito em ter acesso a esse tipo de imagem, independente de ser ou não partidário da gestão.

RESPOSTA - nossa reportagem procurou a Secretaria de Educação de Surubim para se pronunciar  sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta. Caso a Prefeitura se manifeste, a postagem será atualizada.

Da Redação.