terça-feira, 18 de maio de 2021

Bom Jardim decreta medidas restritivas para conter Covid


O município de Bom Jardim, no Agreste, adotou medidas mais restritivas para evitar aglomerações e tentar conter a disseminação do novo corona vírus. O decreto publicado nesta terça-feira(18.05), normatiza o horário de funcionamento das atividades econômicas e das igrejas, por conta "do agravamento do cenário epidemiológico e o crescente número de infectados".


Também nesta terça-feira, começaram a valer as novas medidas restritivas específicas para a região do Agreste - na 2ª Macrorregião, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde, com sede em Caruaru e Garanhuns, anunciadas no último sábado (15.05) pelo governo do estado.

De acordo com o decreto municipal, o comércio e o setor de serviços deverão funcionar com 50% da capacidade, das 6h às 18h, durante a semana, e das 8hàs 17h nos finais de semana. 

Salões de beleza e barbearias poderão atender das 8h às 17h. Academias podem ficar abertas até às 20h. Esportes coletivos, escolinhas de futebol, campeonatos e amistosos estão proibidos. 

Bares, restaurantes e lanchonetes podem abrir às 7h e devem fechar até às 19h, de segunda à sexta-feira. Sábados e domingos, podem abrir das 8h às 17h. As entregas no sistema "delivery" ou retirada no balcão podem atender além destes horários.

As igrejas e templos religiosos podem funcionar com 50% da capacidade do local, com no máximo cem fiéis.  

O acesso do público em geral está suspenso nas repartições.

O decreto também frisa a obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo o nariz e a boca nos locais públicos, distanciamento social de 1,5m de clientes nas filas, inclusive fora dos estabelecimentos, e disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos.

"Peço a todos para unirmos forças para que, juntos, possamos vencer este mal. O decreto está sendo entregue em todo o comércio, em todos os pontos, colocado no carro-de-som, tendo toda divulgação. Peço ao cidadão bonjardinense que evite aglomeração, pois este é o motivo de estarmos enfrentando a disseminação do covid-19, que use máscara e álcool como forma de proteção. Iremos visitar todo o comércio durante o dia, para que atendam ao horário do fechamento. Peço a compreensão do bonjardinense, para que, neste momento tão difícil que estamos atravessando, possamos juntos vencer este grande mal que é o covid-19", afirma o prefeito, professor Janjão, em vídeo publicado nas redes sociais. Ele fez o anúncio do decreto ao lado do secretário municipal de Saúde, Sérgio Pereira, do procurador Guilherme Adrião, e do tenente Silas, da Polícia Militar.    

Ainda de acordo com o decreto, o descumprimento das medidas sanitárias pode caracterizar crime contra a saúde pública e gerar interdição do estabelecimento. O cumprimento do decreto será acompanhado pela Polícia Militar.

O texto frisa que o município "adotará automaticamente as medidas sanitárias de restrição de contato social, bem como de flexibilização e reabertura de atividades econômicas adotadas pelo governo do estado". O decreto tem validade por quinze dias. 

De acordo com boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, nesta terça (18), Bom Jardim tem 1.132 casos confirmados de Covid-19, sendo 1.040 leves e 92 graves; 1.061 infectados foram tratados e receberam alta médica; 53 vidas foram perdidas para o novo corona vírus; 18 pessoas estão em tratamento da doença e 60 casos aguardam estão sendo investigados. 

Da Assessoria de Imprensa.