sexta-feira, 3 de julho de 2020

SURUBIM: Junho registra maior volume de chuvas da história do município


Nunca choveu tanto em Surubim quanto neste mês de Junho. As chuvas com volume de  298,7 mm bateram um recorde de seis décadas, de acordo com dados pluviométricos do Nordeste. A marca histórica pertencia ao mês de Março de 1960, quando as chuvas chegaram aos 297 mm.

Só na sexta feira (19), choveu 174,6 mm, e provocou estragos sobretudo no bairro da Bela Vista, e nas estradas vicinais da zona rural. De acordo com o InmetInstituto Nacional de Meteorologia, esse foi o maior temporal da história, superando os 146,6 mm registrados no dia 14 de junho de 1966.

O acumulado das chuvas nos seis primeiros meses deste ano em Surubim chega a 670 mm, volume maior que as chuvas registradas entre os anos de 2012 a 2019.
As informações são do jornalista e escritor Fernando Guerra, editor do Correio do Agreste. A importante pesquisa estará no livro Um Breve Histórico das Secas de Surubim, que brevemente será publicado. Nele, o autor faz uma análise de todas as tabelas pluviométricas desse período, anotadas mensalmente, a partir de relatórios da Sudene, Inmet, Emater/Ipa e Embrapa.
Do Correio do Agresteeditado por Alberico Cassiano.