quinta-feira, 28 de outubro de 2021

“Bom Jardim tem potencial para produzir 200 toneladas de tilápias, em seis meses”, calcula prefeito, professor Janjão

SUSTENTABILIDADE: Município vai implantar sementeira para reflorestar área e recuperar nascentes.

Famílias de pequenos produtores de assentamentos rurais, no sítio Lagoa Comprida, no município de Bom Jardim, estão ganhando perspectiva para melhorar de vida, com uma novidade nas propriedades: a criação de tilápias em tanques. Com mais de 70% de área rural, a estratégia da gestão municipal é implantar novas atividades para potencializar a economia local das comunidades rurais. Esta semana, o prefeito, professor Janjão(PL), esteve na cidade de Propiá, em Sergipe, divisa com Alagoas, na região do rio São Francisco, para conhecer in loco casos de sucesso da piscicultura em tanques. 

IN LOCO: Prefeito e equipe técnica estiveram em Sergipe para conhecer casos de sucesso da piscicultura em tanques

Serão escavados cem tanques, com expectativa é produzir duas toneladas de peixe. A proposta inclui a produção dos alevinos, os filhotes dos peixes, em um tanque específico, para distribuir com os produtores. A expectativa é que cada filhote atinja um quilo, em seis meses. 

PERSPECTIVA: Professor Janjão vai seguir exemplo para gerar oportunidades de renda   

“Visitei, na região do rio São Francisco, um dos maiores projetos de piscicultura do Nordeste Atualmente, na comunidade de Lagoa Comprida está sendo concluído um projeto piloto com escavação de cem tanques escavados para engorda de peixe da espécie Tilápia. Nesses cem tanques, serão colocados em média dois mil alevinos, em cada tanque, totalizando duzentos mil alevinos. No final do ciclo de seis meses, teremos na primeira despesca duzentos mil quilos de pescado”, calcula o prefeito, professor Janjão, que lecionava matemática na rede pública.

ASSENTAMENTO: Famílias do assentamento Boa Vista, do MST - Movimento Sem Terra e da Cooperativa Coopasb ganham nova oportunidade de renda.

Aqui no Agreste, a localidade de Lagoa Comprida foi escolhida estrategicamente para implantação de um projeto piloto, porque tem disponibilidade de água. “Contamos com vários mananciais, açudes, rio e lençóis freáticos bem próximos à superfície, com capacidade de produzir milhares de peixes, além de contar com inúmeras áreas aptas para implantação de projetos em tanques escavados”, afirma o prefeito. Ele conferiu o êxito dos produtores sergipanos acompanhado de equipe técnica. 

MEIO AMBIENTE: localidade de Lagoa Comprida dispõe de água. Área será reflorestada

SUSTENTABILIDADE - A criação de tilápias em taques para fortalecer a economia local está sendo implantado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. O secretário Celio Borges coordena o trabalho de escavação dos taques. “Já iniciamos a escavação, dez, dos cem tanques, estão concluídos, e seguimos firmes no serviço. Estão sendo beneficiados produtores dos assentamentos Boa Vista, do MST - Movimento Sem Terra e da Cooperativa Coopasb. Essa oportunidade é importante para essas famílias, não só para o sustento delas, mas também para a dignidade e valorização dos produtores rurais. Tem sido uma busca incansável do prefeito Janjão, trazer alternativas para estimular a economia de Bom Jardim, e o exemplo de Propiá nos ensinou muito”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, agregado à criação de peixes, o município vai implantar um programa de reflorestamento da área. Ele destaca que toda proposta foi aprovada pela CPRH. “O prefeito também focou a gestão na preservação do meio ambiente. Vale frisar que o projeto foi aprovado pela CPRH, pois temos compromisso com a sustentabilidade. Nossa região é marcada pela seca, e esse potencial hídrico da localidade terá o reforço importante de uma sementeira, para reflorestar a área, inclusive com a recuperação das nascentes”, completa Borges. 

EQUIPE gestora e de técnicos aprenderam com produtores sergipanos. 

O projeto piloto de criação de tilápias em Bom Jardim é uma parceria com o governo do estado e a sociedade civil. Os produtores contam com acompanhamento especializado de uma equipe de profissionais, a exemplo de engenheiro de pesca, biólogos e técnicos em aquicultura. Na visita técnica a Propiá, além do secretário Célio Borges, fizeram parte da equipe coordenada pelo prefeito, professor Janjão (PL), o diretor de Desenvolvimento Econômico, André Andeson, técnico agrícola, Zozó Lins, e os assessores Mai Gustavo e Daniel Sarinho.

Fotos: Divulgação.
Da Assessoria de Imprensa.