quinta-feira, 3 de junho de 2021

PSol de Surubim divulga nota sobre falta de oxigênio no Agreste de Pernambuco


O diretório do PSol em Surubim divulgou nota, nesta quinta (03.06) se posicionando sobre a falta de oxigênio no Agreste pernambucano. 

De acordo com a nota, muitas cidades da região estão chegando ao limite da capacidade, por causa do agravamento da pandemia e também pela falta de logística adequada na entrega dos cilindros de oxigênio. A nota pede ainda que a reposição desses cilindros seja garantida pelo governo do estado.

Abaixo, a íntegra da nota:

"Nota oficial do PSOL Surubim sobre a falta de oxigênio no Agreste de Pernambuco 

Diante da difícil situação enfrentada pelos hospitais e unidades de saúde do Agreste pernambucano, com a quantidade de oxigênio quase no limite, o PSOL Surubim vem demonstrar sua indignação com a gestão estadual e solicitar que o Governo do Estado faça a devida reposição dos cilindros de oxigênio e assegure a produção do insumo, fundamental para a recuperação e manutenção da vida de muitos pacientes, principalmente às vítimas de covid-19.

Muitas cidades da região estão chegando ao limite de sua capacidade, por causa do agravamento da pandemia e também pela falta de logística adequada na entrega do equipamento. É o caso do município de Caetés, que, de acordo com denúncia feita matéria do jornal Folha PE, veiculada no dia 28, havia apenas 24 cilindros, sendo 18 vazios e apenas seis em uso. Na notícia consta ainda outras cidades do Agreste que estão em situação de urgência pior do que em 2020, são elas: Cupira, Panelas, Cachoeirinha, Sanharó, São Bento do Una, Itaíba, Jupi e Lajedo.

O diretório de Surubim com o apoio da codeputada Joelma Carla, representando as Juntas, está tomando medidas para pressionar o Governo do Estado pelo funcionamento adequado das UTIs e reposição do oxigênio hospitalar. O partido sabe que a agenda negacionista promovida por muitos prefeitos à frente de municípios do Agreste que compactuam com o Governo Federal contribuiu para o atual momento de calamidade pública.

A população tem o direito de receberem explicações do Governo de Pernambuco. É urgente!

Diretório do PSOL Surubim".