domingo, 20 de junho de 2021

Bom Jardim em luto oficial pelo compositor Bráulio de Castro


Foi sepultado, no final da tarde deste domingo(20), em Bom Jardim, o corpo do compositor cantor Bráulio de Castro. Ele faleceu aos 78 anos, no Recife. Bráulio deixa dois filhos, Estela e Márcio, e a mulher, compositora e parceira musical, Fátima de Castro.

Ele foi internado com sintomas da Covid-19, e desde quinta-feira (17), estava na UTI do Imip, com complicações respiratórias, respirando com ajuda de aparelhos. A família aguarda resultado do teste para covid.

Bráulio José Gomes de Castro nasceu em 18 de Agosto de 1942. O avô paterno dele foi fundador da Banda de Música Grêmio Lítero Musical Bonjardinense. 

Braulio de Castro começou a compor ao terminar o curso secundário no colégio Padre Félix. Se tornou um dos principais compositores pernambucanos e fez carreira em São Paulo.

O compositor teve canções gravadas por artistas como Alcione, Jair Rodrigues, Genival Lacerda, Benito di Paula, além de serem interpretadas por blocos de frevo e cantores de forró.

LEGADO Bráulio José Gomes de Castro nasceu em 18 de agosto de 1942, no Agreste. Casado com a também compositora Fátima de Castro, teve dois filhos.

Compôs frevos, forrós e sambas, gravados por grandes nomes da música brasileira. Participou de diversos festivais de música, tendo canções defendidas por Noite Ilustrada e Demônios da Garoa.

Muitos dos frevos compostos por ele eram executados nas orquestras de blocos líricos do Recife como o Bloco da Saudade, Cordas e Retalhos e Eu Quero Mais. A canção "Eu sou o forró", feita em parceria com Petrúcio Amorim, foi gravada por vários artistas locais.

Entre composições feitas por Bráulio de Castro, ou em parceria com ele, estão “Desafio", gravada por Alcione; "Porta é pra bater", que foi interpretada por Jair Rodrigues; "Bendito seja", gravada por Benito de Paula, e quatro sucessos na voz de Genival Lacerda: "O rádio", "O disco", "Rock do jegue" e "O gravador".


LUTO:
 A prefeitura do Bom Jardim lamenta decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento de Bráulio de Castro. 

O prefeito de Bom Jardim, professor Janjão, lamentou a morte do artista por meio de nota, nas redes sociais.  

"Queridos amigos, comunicamos com imenso pesar o falecimento do  grande artista bonjardinense,  o compositor Bráulio de Castro, hoje (20/06/2021) no Hospital do IMIP na cidade do Recife. 

Seu corpo será sepultado na sua terra natal no cemitério de Bom Jardim. 

Bráulio de Castro não será lembrado apenas por sua obra, por sua arte, mas será lembrado como um cidadão que amou e valorizou sua terra, e refletiu este amor em suas composições!

Descanse em paz Bráulio".

Em nota, o Coral Edgar Moraes também lamentou a morte do compositor e exaltou a obra deixada por ele. "Fica o nosso carinho a toda a família, em especial, à sua amada e guerreira Fátima de Castro", escreveram os representantes do coral nas redes sociais.

A  canção "Eu nasci aqui", uma declaração de amor do artista ao lugar onde nasceu, tornou-se uma espécie de hino em Bom Jardim, e motivo de orgulho dos conterrâneos do artista.


Da Redação, com G1-PE e Rádio Jornal.