quinta-feira, 31 de março de 2022

Trabalhadores de assentamento rural despescam vinte toneladas de peixe com o nascer do sol desta sexta


A realização do sonho de ver a terra prosperar e o renascer da esperança pela força do trabalho dos trabalhadores rurais do assentamento Boa Vista do MST, no sítio Lagoa Comprida, no município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional, tem hora e dia marcados para se tornarem realidade: será às 6h da manhã desta sexta-feira (01.04).

As vinte e duas famílias de trabalhadores rurais vão fazer a primeira despesca da criação de tilápias em taques, iniciada há seis meses. A expectativa é de que a produção chegue aos vinte mil quilos. As vinte toneladas de tilápias já tem destino certo. Toda produção foi comprada pelo município e será distribuída na Semana Santa com famílias cadastradas no Cad-Único, beneficiadas nos programas sociais.

Em duas décadas de assentamento, esta nova realidade é o maior projeto de inclusão produtiva desenvolvido com os trabalhadores. Antes, a maioria convivia com a incerteza de não ter uma atividade lucrativa para assegurar o sustento da casa. A criação de tilápias em tanques, surge então, como nova e promissora oportunidade de renda para essas famílias, duas delas chefiadas por mulheres, e com um diferencial: a recuperação e preservação do meio ambiente.

“Até em algumas famílias, com o marido e a mulher com certa idade, é possível ver a alegria deles por tonar real o sonho de produzir na terra, num projeto de grande magnitude. Os trabalhadores agora dizem contentes: ‘meus filhos agora tem opção de ganhar o sustento dele aqui mesmo no assentamento’. Esta certeza deixa todo mudo feliz, são sonhos se tornando realidade”, frisa o presidente da Cooperativa dos Produtores, André Andreson. Ele disse que os peixes retirados dos tanques serão congelados numa câmara fria de grande porte.

EXPANSÃO: logo após esta primeira despesca, os assentados já irão destinar parte do lucro para melhorar e expandir a produção. A ideia é investir em tecnologia, melhorias no manejo e em novos equipamentos.

“Nesta etapa, estamos produzindo ocupando os tanques com quatro peixes por metro quadrado, mas o potencial permite a produção de até dez peixes no mesmo espaço. Ou seja, podemos mais que duplicar a produção. As condições da água também nos permite apostar na produção de outras espécies, inclusive do camarão”, afirma o engenheiro de pesca Emersom Oliveira, que faz o assessoramento técnico da produção.


SUSTENTABILIDADE 
- A criação de tilápias em taques para fortalecer a economia local está sendo implantado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. De acordo com o secretário Célio Borges, agregado à criação de peixes, o município vai implantar um programa de reflorestamento da área, que fica no Vale do rio Orobó. Ele destaca que toda proposta foi aprovada pelos órgãos de controle e de fiscalização.

“Focamos na preservação do meio ambiente. Vale frisar que o projeto foi aprovado pela CPRH, pois temos compromisso com a sustentabilidade. Nossa região é marcada pela seca, e esse potencial hídrico da localidade terá o reforço importante de uma sementeira, para reflorestar a área, inclusive com a recuperação das nascentes. Todo esse trabalho é uma oportunidade importante para essas famílias, não só para o sustento delas, mas sobretudo para a dignidade e valorização dos produtores rurais”, afirma.

O projeto piloto de criação de tilápias em Bom Jardim é uma parceria com o governo do estado, IFPE – Instituto Federal de Pernambuco, de Vitória, e a sociedade civil organizada. Os produtores contam com acompanhamento especializado de uma equipe de profissionais, a exemplo de engenheiro de pesca, biólogos e técnicos em aquicultura.

Fotos: Divulgação
Da Assessoria de Imprensa.