quinta-feira, 16 de abril de 2020

SURUBIM: Chã do corvo(pássaro) ou Chã do couve(vegetal)? ‘Corve’ não existe


A placa fixada pela Prefeitura de Surubim no ponto dos toyotas que fazem transporte de passageiros traz uma informação equivocada. A localidade da Chã do Corve (sic!) não existe no município.
“O GoogleMaps tem ‘Chã do corvo’, mas está errado. Lá é Chã do Couve. Havia muito cultivo de verduras em hortas, e um grande plantio de couve, daí o nome. Minha família é de lá, há oitenta anos”, esclarece um ex-morador da localidade.
“Os mais velhos ainda chamava ‘Chã do Côvado'[medida de comprimento da Antiguidade], que não se sabe a origem. Mas isso muito antigamente mesmo. Hoje, não se usa mais. Todo mundo chama Chã do Couve, o vegetal, sem dúvida”, acrescenta um morador.

O “Chã do Corvo“, embora esteja no GoogleMaps, na real, não existe. E no caso da placa da Prefeitura, ‘Chã do Corve‘, muito pior. Aí é erro de português mesmo. Não existe a palavra ‘corve’ na Língua Portuguesa. Falta de zelo com a grafia.
Se a Prefeitura de Surubim fixou uma placa de orientação com ”Chã do Corve’ supostamente porque seria coloquial, erra duas vezes. Na Chã do Couve as pessoas não falam o nome da própria localidade errado. Mesmo que falassem, as placas públicas devem ser educativas.
E, cá entre nós, não fica bem nem respeitoso, a gestão municipal sair por aí fixando placas para constranger nossos dedicados professores, sobretudo os que lecionam Língua Portuguesa ou na Educação Básica.
Mas esses pequenos descuidos da Prefeitura de Surubim tem se tornado praxe. A placa foi aprovada e vista por muita gente. Cadê o cuidado?
Uma busca rápida no Google, a Wikepélidia deixa claro que a ‘Chã do Couve’ integra a lista dos ‘Distritos e povoados’ de Surubim. O calendário do abastecimento de água da Compesa traz a ‘localidade da Chã do Couve’. E o time de futebol dos moradores é o Santos da Chã do Couve. Quer dizer, era só ter um pouco mais de cuidado.
Será que, a exemplo do pássaro, símbolos morte e o azar para religiões cristãs e místicos, a placa é um mal presságio ou sinal de morte da gestão, grafado e fixado em placa para todo mundo vê?
Caso a placa seja corrigida, o site vai publicar a foto.
LEIA TAMBÉM:
Da Redação.