sexta-feira, 1 de março de 2024

Dois blocos do carnaval de Surubim cobram explicações da Prefeitura por não receberem apoio


A prefeitura de Surubim está sendo questionada por não distribuir a subvenção social do carnaval deste ano com todos os blocos que participaram do desfile das virgens. 
Os blocos Kifolia e Retetel alegam quem não receberam o apoio financeiro do município, ao contrário dos demais que se apresentaram na festa. 

A denúncia foi feita pelo vereador Fabrício Brito, ligado ao Kifolia, durante sessão da Câmara de Vereadores de Surubim, que aprovou pedido de informação, para que a "prefeita Ana Célia Farias e secretária de Administração e Gestão, Danusa Medeiros Piancó", enviem para o Legislativo "quais foram os valores da subvenção de todos os blocos cadastrados na prefeitura de Surubim para o desfile das Virgens 2024".

"A prefeita ajudou todos os blocos, menos o Kifolia e o bloco Retetel. Então, estou fazendo esse pedido de informação para saber o porquê. Colocamos a faixa que nos enviaram da prefeitura no trio, o locutor e o vocalista falaram o nome da prefeitura e eu não sei o motivo, acho que é pessoal, acho que ela tem algo pessoal comigo", disse o vereador no plenário. 

A prefeitura tem trinta dias para enviar resposta à Câmara de Vereadores, de acordo com a Legislação Municipal.

O diretor do bloco Retetel, Leonardo, afirmou que participou das reuniões dos preparativos para o carnaval, quando a prefeitura anunciou que iria apoiar todos os blocos. "Nós fomos nas reuniões e os representantes da prefeita sempre disseram que a prefeitura ia apoiar todos os blocos. Mas só depois do carnaval, eu recebi um áudio dizendo que o Retetel não ia receber nada porque este era o primeiro ano que tinha desfilado". 

O bloco Kifolia, da rádio comunitária Pop FM, tem 25 anos e é o mais antigo que participa dos desfile das Virgens de Surubim.

OUTRO LADO - Nossa reportagem procurou a prefeitura de Surubim, por meio da Assessoria de Imprensa, e solicitou respostas para os seguintes questionamentos:

Quanto a prefeitura de Surubim pagou de subvenção aos blocos que participaram do carnaval em 2024? Quanto cada bloco recebe? Quais são os critérios estabelecidos para a distribuição das subvenções? Os valores são distribuídos igualitariamente entre as agremiações? Há blocos que não recebem subvenção? Por quais motivos, neste caso? Por que, especificamente, os blocos Kifolia e Retetel não receberam subvenção da prefeitura de Surubim este ano?

Até a postagem desta reportagem, não recebemos qualquer resposta da prefeitura de Surubim. Caso a gestão resolva se pronunciar, a postagem será atualizada.


Nossa reportagem também tentou buscar as informações sobre o pagamento de subvenções aos blocos no carnaval deste ano, no Portal da Transparência, mas nada foi localizado.

Foto: reprodução Google.
Da redação.