terça-feira, 19 de julho de 2022

“Terra dos Músicos”, Bom Jardim completa 151 anos de emancipação


Conhecida como a “terra dos músicos”, o município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional, comemora 151 anos de emancipação política, nesta terça-feira (19). Este ano, a festa tem como homenageados o compositor Bráulio de Castro, nascido na cidade e morto no ano passado, e os 90 anos do Grêmio Lítero-musical Bonjardinense.


A
programação especial do dia do aniversário começa cedinho, às 6h, com Alvorada festiva com a Banda do Grêmio, em frente da instituição, fundada de 1932, por Manuel Pessoa dos Santos, o mestre Teté. Foi o grêmio que revelou, por exemplo, o talento do maestro Livino Ferreira, e que até hoje segue formando músicos. Neste aniversário da cidade, o município aprovou um apoio de dois salários mínimos mensais, para ajudar nas despesas de manutenção. O grêmio completa 90 anos no próximo dia 22 de novembro.


O artesanato de Bom Jardim estará exposto para o público
, na praça Barão de Lucena, em frente a Matriz de Sant’Ana, às 6h30, antes da missa. Artistas locais mostram suas peças produzidas com muito capricho, dentre os quais: Aluízio Barros, que fabrica licores caseiros, a base de frutas naturais; Maria Cabral, ou simplesmente Cabral, como é conhecida, faz bonecas com bucha vegetal, flores com palha de milho, caqueras e vasos de pendurar com cisal, e diversas reciclagens; Maria José, a Maricota, que produz bonecas de pano; Anaíse Ferreira, que confecciona enxovais, bonecas e decoração para quartos de bebês; e Maria de Jesus, com trabalhos em crochê, a exemplo de bolsas e acessórios.

Às 8h, acontece missa na Matriz da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Sant’Ana, em Ação de Graças pelos 151 anos da emancipação. A religiosidade do povo, nasceu antes da cidade. A Matriz de Sant”Aana datada metade do século XVIII, fundada em 1757. Em 1876 ganhou a primeira reforma. A missa desta terça será celebrada pelo arcebispo da arquidiocese de Nazaré da Mata, dom Francisco Lucena. 

Ainda pela manhã, 9h30, com hasteamento dos Pavilhões e Corte do Bolo, em frente da Prefeitura.


O prefeito, professor Janjão, fez a entrega de dez veículos novos para frota municipal e uma máquina PC,..

À noite, acontece shows artísticos com Serginho Lima, DJ Bruno, Jonas Esticado e Tarcísio do Acordeom. As apresentações começam às 20h, no pátio de eventos João Solano Barbosa, no Centro da cidade.

Da Assessoria de Imprensa.