sexta-feira, 1 de julho de 2016

Analfabeta até os 19 anos, prefeita Maria Sebastiana, de João Alfredo, inaugura maior escola Municipal do interior de PE

FOTO: Valdo Lima
    

Parece que foi revanche do destino, desforra das boas. Há mais de 40 anos não se construía uma escola em João Alfredo, no Agreste Setentrional. Nesta sexta  (01), uma mulher analfabeta até os 19 anos, filha de pais analfabetos, e atualmente prefeita da cidade distante 106 km do Recife, e pouco mais de 32 mil habitantes, Maria Sebastiana da Conceição, inaugura o que considera o maior feito de sua vida: a maior escola Municipal do interior do estado.

A Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar tem 7.200 m2 e conta com 22 salas de aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Auditório, Playground, Refeitório, Área Administrativa e projeto para quadra coberta. Atualmente, de um total de 26 escolas da rede Municipal apenas três estão na zona urbana, atendendo a quase metade da rede, que é de aproximadamente cinco mil alunos.

O detalhe é que mais de mil alunos estudam em locais improvisados. Sem escolas construídas, “pequenos espaços, galpões e garagens foram alugados, tornando as condições de infraestrutura inapropriadas e muitas vezes até hostis”, destaca a professora Alessandra Santos, secretária de Educação.  Com a inauguração da Escola Miguel Arraes, todos os anexos alugados serão desativados.

   A demanda do Município tornou-se objetivo de vida da prefeita Maria Sebastiana, que quando criança morava na comunidade do Jenipapo, zona rural de João Alfredo, e sonhava estudar na cidade. Alfabetizada aos 19, formou-se em administração de empresas aos 49 anos, tornou-se secretária de Finanças. Foi eleita prefeita (2005 a 2008) e já carregava o desejo de construir uma escola ampla, moderna, que acomodasse dignamente os estudantes, professores e funcionários.
                       
               Como o Município não tinha condições de investir sozinho na obra, chegou e enviar uma carta ao então presidente Lula, em 2007, relatando a situação e pedindo apoio para construção da Escola, para em 2008, o Ministério da Educação enviou Carta Resposta com orientações para aquisição de uma Escola por meio do Plano de Ações Articuladas - PAR. Era o último ano do mandato da Prefeita e trâmites burocráticos inviabilizaram a realização do pleito. A prefeita não disputou reeleição.

             Eleita novamente em 2013, Maria Sebastiana, logo tratou da aquisição de um terreno para a construção da tão sonhada Escola. Sensível ao pleito, o então governador Eduardo Campos abraçou a idéia da prefeita. A escola é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios, e começou a ser construída em 2014. O custo é de R$ 3,5 mi, e todo mobiliário e equipamentos foram viabilizados já na gestão do governador Paulo Câmara.
  
“Quando eu nasci as pessoas não acreditavam que eu iria sobreviver. As dificuldades eram muitas. Morava no sítio e sonhava em ir pra escola. Quando fui, muitas vezes ia sem ter colocado uma bolacha na boca, e superei muita coisa pela fé e força de vontade. Hoje, aos 63 anos eu tenho mais passado que futuro. E essa escola é um sonho de uma vida, uma casa acolhedora e cheia de amor, que tira 1.200 crianças de garagens. Poder colaborar para colocá-las numa linda e digna Escola é o melhor presente que já recebi em minha vida. Pela minha história, não tem como não me emocionar”, destaca Maria Sebastiana.

           O nome da Escola Miguel Arraes atende a um pedido do pai da prefeita, admirador do ex-governador.  A inauguração da escola acontece nesta sexta, às 15, no bairro dos Bultrins, em João Alfredo.

FOTOS: André Lemos / Divulgação.