quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Imagens mostram Jucazinho com apenas 2,5%

 
A barragem de Jucazinho está com apenas 2,5% de sua capacidade, de acordo com o Boletim de Monitoramento dos Reservatórios, desta quarta-feira (22), gerado no site da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Apac, ou  com apenas 8.303.000 m3 , de um total de 327.036.000 m3.

O relatório da Apac aponta ainda, na Bacia do rio Capibaribe, o colapso nos reservatórios de Mateus Vieira, em Taquaritinga do Norte, o de Oitis, no Brejo da Madre de Deus e o do Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe.

As recentes fotos da barragem mostram a situação do reservatório foram publicadas no perfil do Facebook deputado estadual Antônio Valdir (PP), que visitou Jucazinho com grupo de políticos da região e gestores do Dnocs para tratar do asfalto da estrada até Surubim. 

A barragem de Jucazinho foi inaugurada em 1988. Em 2000, o manancial começou a abastecer a cidade de Surubim e, posteriormente, passou a atender mais 14 cidades do Agreste pernambucano. O Sistema Jucazinho é dividido em dois tramos: Norte e Sul. 
As cidades atendidas são: Surubim, Frei Miguelinho, Toritama, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Casinhas, Frei Miguelinho, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe. 
A barragem tem a capacidade de armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água. Desde a inauguração, Jucazinho nunca enfrentou uma estiagem tão severa e segundo os técnicos da Compesa, cumpriu o seu papel, ao garantir o abastecimento de água os municípios no quinto ano de seca consecutivo. 
A Compesa está utilizando o “volume morto” para evitar o colapso no abastecimento em 12 municípios dos 15 municípios atendidos pela barragem. Caruaru, Gravatá e Bezerros estão sendo atendidas por outros sistemas . Pelo cálculo dos técnicos, água do “volume morto” de Jucazinho é suficiente para atender as 12 cidades até dezembro deste ano ou, no máximo, até janeiro de 2016.

Dados do Sistema Jucazinho:
Sistema dividido em dois tramos: norte e sul
Volume total da barragem: 327.000.000 m³
Extensão total de adutoras: 206 Km
Quantidade de estações elevatórias: 08
Capacidade total de produção da barragem: 1.250 l/s
Retirada atual da barragem: 645 l/s,
Sendo 165 l/s tramo norte e 480 l/s para tramo sul
Volume atual: 8.303.000 m3 
Atualmente funcionamento de apenas 01 CMB por unidade
Percentual atual: 2,50%