quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

SURUBIM: Engenheira pode ocupar secretaria de Infraestrutura na segunda gestão Ana Célia


A prefeita reeleita de Surubim, Ana Célia Farias(PSB) poderá ter mais uma mulher no secretariado do segundo governo. A engenheira Ana Paula Assis é cotada para assumir a secretaria de Infraestrutura e Transporte. 

Caso se confirme, ela será a quinta mulher a ocupar o primeiro escalão. Já estariam confirmadas Danusa Piancó (Administração), Joelma da Mata (Educação), Penélope Andrade (Assistência Social) e a psicóloga Vanessinha Albuquerque, na secretaria da Mulher, que será criada na segunda gestão.

DA CASA - a engenheira e empresária Ana Paula Lopes Assis foi secretária de Administração na gestão Humberto Barbosa, indicada pela então vice-prefeita Ana Célia. Em seguida foi remanejada para secretaria de Infraestrutura. Também atuou na execução de obras em prefeituras da região. Mais do que xarás, Ana Celia a Ana Paula tem vínculo afetivo firmado na igreja, sendo comadres. O marido da prefeita, Biu Farias, é o maior incentivador da convocação, pela longa amizade com os 'Lopes'. Vereadores da bancada da prefeita também estariam engajados nessa modificação na pasta.      

Quando ocupou a secretaria de Infraestrutura, a engenheira Ana Paula Assis, embora tenha tocado o trabalho tecnicamente, também mostrou habilidade política. Passou pela secretaria  de forma discreta, sem fazer qualquer tipo de aresta, o que fortalece a indicação dela.

DE SAÍDA - a nomeação da engenheira Ana Paula põe fim ao bombardeio voltado para o secretário Carlos Maurício Guerra, que ficou bastante desgastado porque não se afastou do cargo durante a campanha da filha, vereadora eleita Beatriz Guerra(PSB). Como é homem de confiança da alta cúpula do partido, poderá, de alguma forma, permanecer na gestão socialista. 

GÊNERO - as mulheres no comando das secretarias pode ser o diferencial nesta segunda gestão. Além de criar a secretaria da Mulher e tornar a presença feminina mais expressiva, a prefeita Ana Célia, pode estrategicamente tomar a mesma atitude do prefeito eleito do Recife, João Campos(PSB), que vai nomear mulheres para pelo menos 50% do secretariado. Neste caso, a prefeita teria que ampliar o número de companheiras a frente das secretarias. 

Outras cinco pastas - Finanças, Juventude, Saúde, Chefia de Gabinete e Controle Interno -  estariam com os nomes dos secretários definidos. Dessa forma, Agricultura, Defesa Social e Procuradoria Jurídica são as alternativas para atingir o percentual do modelo recifense, e confirmar o empoderamento feminino na segunda gestão.


LEIA TAMBÉM: Ana Célia formata segunda gestão com equipe mais engajada e eficiente


Da Redação, Alberico Cassiano.