sábado, 31 de outubro de 2015

Acidente com taxi de Surubim deixa vítima fatal; enfermeira está entubada no HR

Foto: Nielson Barbosa
Um acidente envolvendo um veículo da locadora Surubim Taxi, nas proximidades da localidade da Encruzilhada, município de João Alfredo, teve uma vítima fatal. O motorista teria perdido o controle do carro e colidiu com o poste. O veículo chegou a pegar fogo. O acidente aconteceu no início da manhã deste sábado (31). A vítima foi o técnico de enfermagem, Luís Carlos Barbosa, que trabalhava no Hospital do Coqueiro . 

SOBREVIVENTES -  o carro estava com outros quatro ocupantes, entre eles, a enfermeira Daniele Duda, que estava indo fazer um curso na capital, e foi socorrida, em estado grave, de helicóptero para o Recife. De acordo com o marido dela, radialista César Nascimento, ela está entubada, mas reagindo, no Hospital da Restauração. 


CORRENTE PELA VIDA - enfermeira Daniele Duda está entubada no Hospital da Restauração, foi socorrida, em estado grave, de helicóptero.


ADEUS - Amigos lamentam morte nas mídias sociais.

Outras fotos do acidente (blog Bom Jardim Notícias)












quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Rede Record mostra colapso de Jucazinho

Matéria do repórter Éverson Teixeira, da TV Clube/Record, mostra situação de colapso da Barragem de Jucazinho. 




quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vídeo raro mostra Chacrinha em visita a Surubim.

Este vídeo, sobre o último adeus ao Surubinense Chacrinha, começa com imagens raras dele aqui na cidade. Abelardo Barbosa nasceu em 30 de setembro de 1917 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 30 de junho de 1988, às 23h30, de infarto do miocárdio e insuficiência respiratória (tinha câncer no pulmão) aos 70 anos . O último programa Cassino do Chacrinha foi ao ar em 2 de julho de 1988. O vídeo traz ainda depoimentos de populares e parentes do velho guerreiro. Chacrinha fala da homenagem que recebeu do prefeito Antônio Barros e se emociona ao lembrar a mãe. Confira : 




Chacrinha esteve em Surubim, a convite da Prefeitura, na gestão do então prefeito Antônio Barros, no final da década de 1970. 




sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PE registra maior saldo de geração de empregos do país, com 15 mil vagas

Maior parte das contratações foi para vagas ligadas ao setor de cana de açúcar e seu beneficiamento.
O estado de Pernambuco foi o que mais gerou empregos em setembro, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta sexta-feira (23). Foram admitidos em setembro 52.583 pessoas e desligadas 37.335, com um saldo de 15.248 vagas criadas no período, o que representa 1,16% mais vagas em comparação com agosto. Em todo o país,foram fechadas 95.602 vagas.
A expansão do número de vagas com carteira assinada no estado se dá devido a um componente sazonal, que são as atividades ligadas ao setor da cana de açúcar. A indústria de transformação foi responsável pela criação de 10.824 postos, enquanto a fabricação do açúcar bruto corresponde a 2.061 vagas. A agropecuária acumulou 5.818 postos de trabalho, sendo 4.112 do cultivo da cana e 1.214 do cultivo da uva.
A cidade com o maior saldo foi Sirinhaem, na Zona da Mata Sul do estado, com 2.177 vagas novas, seguida pelo Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, com 2.046 postos, e Goiana, na Zona da Mata Norte, com 1.964. A Região Metropolitana do Recife registrou decréscimo de 417 empregos formais no período.
O setor de serviços apresentou uma redução de 4.381 postos. O Recife foi a cidade do estado com o pior saldo de empregos no levantamento do Caged, com uma redução de 2.344 vagas, seguido por Olinda, com uma retração de 1.462 postos de trabalho. Jaboatão dos Guararapes também teve saldo negativo, com menos 734 vagas no mês de setembro.
Apesar dos números globais positivos no mês de setembro, o emprego formal em Pernambuco apresentou uma retração de 5,81% nos últimos 12 meses, o que representa uma redução de 81.807 postos de trabalho, segundo o Caged.
Fonte: G1-PE.

390,8 mil estudantes pernambucanos farão Enem neste fim de semana

Estudantes que saírem da prova faltando 30 minutos para terminar o tempo poderá levar o caderno de questões
Chegou o fim de semana mais importante do ano para quem pretende concorrer a uma vaga em universidade pública do Brasil. Neste sábado (24) e domingo (25), 390,8 mil estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Pernambuco.
O estado é o sétimo da federação com mais participantes. No Brasil, foram 7,7 milhões candidatos inscritos.
No primeiro dia, os alunos farão prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30. No domingo, as provas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com 5h30 de duração.
Em Pernambuco, os portões abrem às 11h e fecham às 12h (horário local). A prova começa às 12h30. O participante só poderá levar o caderno de provas se sair do local nos últimos trinta minutos antes do término nas provas. Os três últimos candidatos presentes na sala de provas só serão liberados juntos, após assinatura de uma ata.
É recomendado que os estudantes levem o cartão de inscrição -disponível no site do Enen – , já que este contém todas as informações sobre a realização da prova. É obrigatório levar um documento original com foto e uma caneta esferográfica cor preta de material transparente. O uso de canetas de outras cores podem comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.
Não é permitido portar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, quaisquer dispositivo eletrônico (calculadoras, celulares, tablets, gravadores, relógios, entre outros) ou armas. O candidato também não pode usar óculos escuros, boné, chapéu ou similares. Na sala em que farão a prova, os candidatos terão disponível um sistema de marcação do tempo para acompanhar o horário.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Ainda não há data definida para a divulgação dos resultados individuais. O espelho da redação também será divulgado, em data ainda não definida.
Através da nota obtida no Enem, o estudante poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se candidatar a vagas em universidades públicas em todo o País. O cronograma de 2016 ainda não foi divulgado.
Fonte: Ne10.

Três maiores barragens do interior de PE, entre elas Jucazinho, estão em colapso

Jucazinho : reservatório acumula apenas 2,5 %.
Pernambuco enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos. As três maiores barragens do Interior do Estado estão em colapso de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), responsável pelo monitoramento dos reservatórios. Juntas, essas barragens abastecem mais de um milhão de pessoas. A maior delas, a Barragem Engenheiro Francisco Sabóia, conhecida como Poço da Cruz, em Ibimirim, no Sertão, está apenas com 4,5% dos 504 milhões de metros cúbicos que tem capacidade. 

O reservatório de Entremontes, localizado em Parnamirim, também no Sertão, e segundo maior do Interior, tem somente ocupados 4,07% da capacidade de 339 mil/m³. Já a maior barragem do Agreste, o Sistema Jucazinho, localizado em Surubim, está com apenas 2,5% da capacidade, que é de 307 mil/m³. O reservatório abastecia 15 municípios, mas, devido à falta de água, três cidades (Caruaru, Gravatá e Bezerros) foram transferidas para o Sistema do Prata.
Réguas de medição da água estão expostas
A maior cidade do Agreste está sendo abastecida pelo Sistema do Prata. Caruaru tem cerca de 350 mil habitantes e enfrenta um calendário de rodízio de água. Alguns bairros passam até oito dias sem receber água nas torneiras, outros recebem apenas por caminhão-pipa. A situação preocupa os moradores. “A gente não pode fazer nada. Gasta tudo que tem para comprar água e se manter. A vontade é que comece a chover para a vida melhorar”, diz Maria Souza, moradora do bairro Vassoural.

Nyadja Menezes afirmou ainda que, caso não chova, a Barragem de Jucazinho deixará de abastecer os municípios em janeiro. “Ano passado, tivemos dois dias de chuva em novembro que dobraram a quantidade de água no reservatório. Caso esta chuva ocorra, poderemos ficar com 5% da capacidade e conseguir abastecer os municípios por mais tempo. Se a chuva não ocorrer, a situação será de colapso total”, explica.

FUTURO - Uma das obras que pode melhorar o abastecimento do Agreste é a ligação do Sistema Jucazinho com o Rio Piranji, localizado em Catende, na Zona da Mata Sul. A obra, orçada em R$ 60 milhões, tem 23 quilômetros de extensão e deve contar com duas elevatórias. “Com a transposição do Piranji, serão acrescentados cerca de 400 litros por segundo para Caruaru. A obra está em fase de projeto e deve estar pronta no segundo semestre de 2016”, afirma a gerente da Compesa.Já no Sertão, os moradores ainda aguardam a conclusão das obras da Transposição do São Fransico, agora prevista para o segundo semestre de 2017. As estações elevatórias construídas devem levar água para mais de dois milhões de pessoas na região. 

De acordo com a gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Nyadja Menezes, a situação de Jucazinho é considerada crítica. “Nós agora só abastecemos 12 cidades com a água deste reservatório e todas elas passam por um duro racionamento de água. Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, passa 2 dias com água e 28 sem. A situação é muito ruim. E, se não chover, essas cidades terão que ser abastecidas exclusivamente com caminhões-pipas”.
Empresária investiu em dessalinizador
A empresária Vera Lúcia Carvalho, dona de uma fábrica de biquínis em Santa Cruz do Capibaribe, investiu na perfuração de poços para ter água. “Cavamos dois poços no quintal de casa. Um de 60 metros de profundidade e outro de 200 metros. São três, quatro mil litros de água por hora. Gastei mais de R$ 20 mil na perfuração. A água é usada para tudo. Comprei também um dessalinizador para purificar a água. Gastei com tudo quase R$ 50 mil, mas agora estou tranquila”, conta.

Fonte: NE10 Interior.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Imagens mostram Jucazinho com apenas 2,5%

 
A barragem de Jucazinho está com apenas 2,5% de sua capacidade, de acordo com o Boletim de Monitoramento dos Reservatórios, desta quarta-feira (22), gerado no site da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Apac, ou  com apenas 8.303.000 m3 , de um total de 327.036.000 m3.

O relatório da Apac aponta ainda, na Bacia do rio Capibaribe, o colapso nos reservatórios de Mateus Vieira, em Taquaritinga do Norte, o de Oitis, no Brejo da Madre de Deus e o do Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe.

As recentes fotos da barragem mostram a situação do reservatório foram publicadas no perfil do Facebook deputado estadual Antônio Valdir (PP), que visitou Jucazinho com grupo de políticos da região e gestores do Dnocs para tratar do asfalto da estrada até Surubim. 

A barragem de Jucazinho foi inaugurada em 1988. Em 2000, o manancial começou a abastecer a cidade de Surubim e, posteriormente, passou a atender mais 14 cidades do Agreste pernambucano. O Sistema Jucazinho é dividido em dois tramos: Norte e Sul. 
As cidades atendidas são: Surubim, Frei Miguelinho, Toritama, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Casinhas, Frei Miguelinho, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe. 
A barragem tem a capacidade de armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água. Desde a inauguração, Jucazinho nunca enfrentou uma estiagem tão severa e segundo os técnicos da Compesa, cumpriu o seu papel, ao garantir o abastecimento de água os municípios no quinto ano de seca consecutivo. 
A Compesa está utilizando o “volume morto” para evitar o colapso no abastecimento em 12 municípios dos 15 municípios atendidos pela barragem. Caruaru, Gravatá e Bezerros estão sendo atendidas por outros sistemas . Pelo cálculo dos técnicos, água do “volume morto” de Jucazinho é suficiente para atender as 12 cidades até dezembro deste ano ou, no máximo, até janeiro de 2016.

Dados do Sistema Jucazinho:
Sistema dividido em dois tramos: norte e sul
Volume total da barragem: 327.000.000 m³
Extensão total de adutoras: 206 Km
Quantidade de estações elevatórias: 08
Capacidade total de produção da barragem: 1.250 l/s
Retirada atual da barragem: 645 l/s,
Sendo 165 l/s tramo norte e 480 l/s para tramo sul
Volume atual: 8.303.000 m3 
Atualmente funcionamento de apenas 01 CMB por unidade
Percentual atual: 2,50%


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

EXCLUSIVO : Diego está bem, em clínica no Recife; deve chegar em Surubim segunda-feira.


O estudante surubinense Diego Henrique Silva do Nascimento, 19 anos, que estava desaparecido desde a madrugada de sábado, 26, no RN, onde estuda está em uma clínica no Recife. Ele está passando por uma avaliação médica e também terá acompanhamento psicológico. 

"Ele está bem, esperávamos encontrá-lo pior. Está mais magro - e ele já é magro - porque passou vários dias nas ruas, perambulando. Ele teve um surto, mas graças a Deus, podemos comemorar esse resultado positivo dessa busca, que emocionou Surubim e que acabou em paz", nos disse por telefone, o empresário Adenísio Lemos, considerado tio do estudante, e que foi a Natal com o pai do jovem para procurá-lo, juntamente com as autoridades locais.

De acordo com o empresário, Diego "havia tomado cerveja, ligou para a namorada, os dois discutiram e ele surtou. Na volta, do ponto do ônibus, ele foi a um posto de gasolina, disse ao frentista que queria ir para Fortaleza. Ficou lá até às 4h30 do sábado. Era a pista que nós tínhamos", conta.
  
O estudante havia desaparecido, "na sexta à noite, que hoje está fazendo oito dias, e a busca só começou na terça-feira pela manhã. Os colegas que dividem o apartamento com ele não se preocuparam com a ausência, porque ele costumava passar fim de semana fora com a namorada e só avisaram aos pais que ele estava sumido às 23h30 da segunda-feira", afirma.



O desparecimento tornou-se tenso e muito angustiante porque o final de semana do desaparecimento foi muito violento em Natal, com 35 mortes registradas. "Um amigo meu delegado lá, que se engajou no caso, me falou que desses 35, só um não havia sido reclamado pela família, era jovem, estava sem documento e de bermuda ... não sei nem o que dizer dessa hora ... ! Não podia nem dizer isso aos pais, pedi para ele ir lá, e as características não batiam, graças a Deus", lembra, emocionado.

O empresário frisa que os meios de comunicação promoveram uma grande mobilização em Natal, com apoio total das emissoras de rádio, TV e mídias sociais e "todo mundo foi fechando o cerco. Uma pista aqui, a gente corria lá, muitas vezes, não era ... na verdade, ele não foi encontrado, o surto, acredito, foi passando e ele voltou para casa", comemora.

"Neste momento ele está na clínica, passando por exames para verificar taxas, deve tomar algum medicamento para relaxar e dormir bem. Depois vai passar por um acompanhamento psicológico. Estamos muito felizes e gratos a todos, emocionados com a mobilização das pessoas em Surubim. Ele deve passar o final de semana por aqui, no Recife, e voltar a Surubim na segunda-feira", completa o empresário.


  

Diego já está voltando para Surubim


Está a caminho de casa, neste momento o estudante surubinense Diego Henrique Silva do Nascimento, 19 anos, estava desaparecido desde a madrugada de sábado, 26, no RN, onde estuda. Nossa reportagem falou a pouco com o empresário Adenísio Lemos, que está a caminho de Surubim.

"Estamos na estrada neste momento (18h50). Eu e Fábio (pai do estudante) somos amigos há 40 anos. Nossos filhos nos chamam de tio", frisa o empresário, sem detalhar mais informações sobre o reencontro.




A irmã do estudante, Suane Nascimento, usou as midias sociais para comemorar o aparecimento de Diego. "Eu sei que todo mundo está muito feliz e ansioso por notícias logo. Eu ainda continuo sem saber mais informações, e meu pai está com ele... Ele foi encontrado e está bem. Por enquanto, ficamos na reflexão de observar mais as pessoas a nossa volta", disse.

Suane agradeceu o apoio que recebeu. "Eu não tenho palavras para agradecer tanta ajuda. Eu chegava a me emocionar com a quantidade de gente querendo ajudar, gente que eu nem imaginava que me ajudaria, gente que nem sequer conheço. Que Deus esteja sempre com vocês", postou.  



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Polícia suspeita que surubinense esteja no Ceará; segue procura pelo estudante desaparecido em Natal.

01/10/15 - informação atualizada às 19h11

O estudante Diego Henrique Silva do Nascimento, 19 anos, está desaparecido desde a madrugada de sábado, 26, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte recebeu informações de que ele pode estar no Ceará. A família do garoto pede ajuda para encontrá-lo e solicita que qualquer informação sobre o paradeiro dele seja comunicada.
Segundo a tia do jovem, Claudiana Peixoto da Silva, Diego saiu da casa da família no bairro Neópolis, em Natal, para deixar uma amiga na parada de ônibus. “Ele saiu do local informando que iria fazer uma viagem para o Ceará. Depois soubemos que esteve em um posto de combustíveis [na zona sul] e de lá andou em direção à BR 101. E não saiu levando documentos”, contou.
No início da noite desta quinta-feira, 1º, a família recebeu novas informações de que Diego teria sido visto em Natal, no bairro Ribeira, no Centro da cidade. Um tio do rapaz, Paulo Roberto Alves, contou ao O POVO Online que as informações são de que o jovem foi visto "desnorteado", andando pela região. Contudo, as informações são incertas, afirma o tio.  
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga o caso e solicitou apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), que divulgou o desaparecimento nesta quinta-feira, 1°. Diego é natural de Surubim (PE) e cursa Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Serviço 
Informações de Diego Henrique Silva
Telefone da Secretaria de Segurança do RN: (84) 98129-3618.

Redação O POVO Online

Boa notícia: Raisa Barbosa encontra doador de medula óssea


O juiz da comarca de Surubim, Joaquim Barbosa, que foi encontrado um doador de medula óssea compatível com a filha, Raísa Barbosa, que em breve, passa pelo transplante. O texto, postado no perfil dele no Facebook, diz o seguinte:

Com imensa alegria e gratidão no coração compartilhamos a notícia mais esperada nesse ano!

O anjo salvador foi enviado por Deus! O/a doador/a de medula óssea de Raisa foi encontrado. 
Toda honra e toda a glória do Senhor!
Agradeço imensamente a todos que oraram e se cadastraram por Raisa. Que Deus os abençoe grandemente!
Nossas orações agora são para que tudo transcorra bem no transplante. Assim seja!
Deus seja louvado!
Raísa Barbosa   

Compartilhando solidariedade : Mídias sociais foram utilizadas para mobilizar campanha de doação de medula



LEUCEMIA "ZERO" NO BRASIL (OFICIAL)

Pessoal, esta linda Guerreira é a #Raísa, filha do Sr Joaquim Barbosa...

Nossa Guerreira tem 17 anos.... Estava prestes a fazer Vestibular para Pediatria, quando descobriu a doença em março/2015!


Raisa precisa URGENTE de um Doador Compatível para se Curar!

Muita gente não sabe ainda, mas a Leucemia TEM CURA!

>>>> NÓS SOMOS A CURA <<<

Seja Doador de Medula Óssea!
Quem sabe é você que estamos procurand
o!