terça-feira, 14 de abril de 2020

SURUBIM: Se fosse uma prova… Ana Clara, 6 anos: nota 10. Gestão Ana Célia: 2,5


O caminhão de coleta seletiva da Prefeitura de Surubim circula pelas ruas da cidade, há mais de um ano e nove meses, com uma ‘pérola’ que não passou desapercebida pelo olhar atento da ‘pequena’ Ana Clara Lima, 6 anos, aluna do 1° ano (antiga alfabetização).
Foto: Adriana Lima

“Estávamos parados no trânsito, atrás do baú, quando Clarinha disse: ‘Painho, esse caminhão está com as cores das lixeiras erradas! Só está certa a do plástico, a vermelha!’ A gente estava voltando da escola [Santa Rita de Cássia] para casa e minha esposa fez esta foto”, conta o empreendedor Leonardo Lima.
PADRÃO Comama: AZUL: papel/papelão; VERMELHO: plástico; AMARELO: metal; VERDE: vidro. Ilustração: Google

Ana Clara está certa. A gestão Ana Célia, não. A separação do lixo reciclável em cestos de diferentes cores, identificando os diversos tipos de resíduos, para facilitar a coleta, segue padrão estabelecido por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Comama. 


Embora circule com três dos quatro padrões errados, o edital deixa claro que essa ‘obra’ passou pelo crivo da gestão do Município: “os padrões de pintura, adesivos e identificação dos veículos deverão seguir as normas definidas pela Prefeitura Municipal de Surubim e o projeto a ser implantado nos veículos de coleta, alusivo a mensagens institucionais de conscientização ambiental, somente poderá ser implantado após a aprovação da Prefeitura”.

De acordo com a divulgação oficial, o caminhão começou a ser utilizado na coleta seletiva no dia 29 de dezembro de 2017. O veículo não transita apenas com um descuido impresso em outdoor móvel. Por onde passa, deixa também evidente o quanto é gingante a falta de zelo na gestão municipal e expõe uma Comunicação capenga, que gera desinformação. Vale frisar, sobretudo, que a ilustração deveria ser educativa, mas hoje desconstrói o trabalho dos dedicados professores.
Essa ‘pérola’ precisa ser imediatamente retirada das ruas e refeita. Solicitamos, gentilmente, desde já, a foto para publicarmos.
Da Redação / Fotos: Alberico Cassiano.
* Publicado no dia 19 de Outubro de 2019 - www.surubimeregiao.com.br