quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

SURUBIM: Heróis do Estefânia Farias serão vacinados contra Covid-19, nesta quarta(20). Técnica de enfermagem deve receber primeira dose

ESPERANÇA: secretário municipal de Saúde, Thyado Pedrosa, recebe primeiras doses da vacina

A vacinação contra Covid-19 em Surubim começa na manhã quarta-feira(20), na Policlínica Estefânia Farias, transformado em hospital de retaguarda durante a pandemia.

Nesta terça(19), Surubim recebeu 756 (setecentas e cinquenta e seis) doses da vacina contra Covud-19, suficientes para imunizar 378 (trezentas e setenta e oito) pessoas. 

"Primeiramente, serão vacinados os profissionais de saúde, que ficam na linha de frente no combate à pandemia. É importante dizer que os idosos e o restante da população serão imunizados em etapas posteriores, assim que o ministério da Saúde encaminhe o número suficiente de doses. Estaremos recebendo informações do governo do estado sobre o envio da segunda dose da vacina", diz a prefeitura, por meio das redes sociais. 

HERÓIS - a primeira dose da vacina será aplicada em uma técnica de enfermagem. De acordo com apuração da nossa reportagem, até esta noite ela não tinha sido informada por dificuldade de área de telefone. Em Surubim, são cerca de trinta profissionais que atuam atuam na linha de frente do combate ao novo corona vírus no Estefânia Farias. Esses heróis já salvaram a vida de quase mil e quinhentas pessoas, que precisaram de internamento.  

De acordo com o boletim da prefeitura, do dia 19, Surubim registra 1.552 casos confirmados da Covid-19 e 46 vidas perdidas pela pandemia. Ainda pelos números oficiais, 1.479 (mil quatrocentas e setenta e nove) 'pessoas que contraíram a Covid-19, já receberam alta médica'. 

MERECIMENTO: prefeita Ana Célia deverá prestigiar profissionais do Estefânia Farias com 1a dose

Os pacientes recuperados, praticamente todos passaram pelos cuidados dos profissionais do Estefânia. Mesmo os casos mais graves, que precisaram ser transferidos para hospitais Recife, foram atendidos no hospital de retaguarda. Raramente, há casos de pacientes que dão entrada nas urgências e são  imediatamente levados para capital. 

Nesta quarta(20), uma entre esses profissionais heróis, com justiça, deverá ser escolhida para receber a primeira dose da vacina.  

IDOSOS - os idosos que moram no Lar Amélia França também serão vacinados, como prevê o protocolo desta primeira etapa. A vacinação acontece possivelmente na quinta(21), caso não seja antecipada.


Fotos: Assessoria de Imprensa.

Da Redação, Alberico Cassiano.