quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PARABÉNS EM DOSE DUPLA: Dois trabalhos do posto de Saúde do Jenipapo, zona rural de João Alfredo, estão entre os três melhores do estado de Pernambuco


O município de João Alfredo conquistou o segundo e terceiro lugares na II Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde (DANT-PS). O resultado foi apresentado, nesta sexta-feira (24), no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife, com a participação de 95 profissionais de 27 municípios.

Na ocasião, foram apresentadas experiências de 13 municípios (Gloria do Goitá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Pombos, Casinhas, Cortês, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata, Passira, São Benedito do Sul e Timbaúba).

Foram premiados os municípios de Igarassu (1º colocado, com a experiência “Etilismo, agravos causados ao organismo e ao ambiente familiar”), João Alfredo (2º colocado, com “Incentivo à economia solidária” e também João Alfredo (3º colocado, com “Descobrindo os sabores das minhas primeiras frutinhas”).

Os dois trabalhos são desenvolvidos na Unidade Básica de Saúde da Comunidade do Jenipapo, que tem como enfermeira Anajara Marques, que desenvolve os programas.

O objetivo da Mostra de Vigilância de Doenças é motivar os profissionais do SUS dos municípios a compartilharem as experiências bem sucedidas.

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e três livros doados por instituições de ensino: Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde, Gestão em saúde pública: contribuições para a política e Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo.




Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.

domingo, 26 de novembro de 2017

SURUBIM: Lar Amélia França, ou o 'Abrigo dos Idosos', promove feijoada beneficente no clube Cara e Coroa


Neste domingo(26), a sociedade surubinense se reúne para saborear uma feijoada, cujo principal ingrediente é a solidariedade. 

Com apenas R$ 10 (dez reais), cada participante vai poder multiplicar generosidade e amor ao próximo. E ainda vai poder se divertir, participando de um bingo. 

Toda renda da feijoada/bingo será revertida para manutenção do Lar Amélia França, ou o 'Abrigo dos Idodos, do Salgado ou Bela Vista', como é popularmente conhecido. 

"É uma grande oportunidade de ajudar o Lar Amélia França, uma entidade que faz um belíssimo trabalho, cuidando de vários idosos de nossa cidade e região. A colaboração de cada um é muito importante", destaca Adenísio Lemos (Ditus Jeans), da coordenação do Abrigo e do evento.

A feijoada/bingo beneficente do Lar Amélia França acontece a partir das 11h, no clube Cara e Coroa, na rodovia PE-90.



Fotos: Divulgação.
Da Redação:

sábado, 25 de novembro de 2017

Surubim Rock Fest agita sábado na capital da Vaquejada



Na noite deste sábado(25), a capital da vaquejada mostra que também há espaço para o agito e os acordes pesados do rock in roll, com o evento 'Surubim Rock Fest 2017'.

A festa começa ainda no final da tarde, a partir das 17h, no espaço 'Arena Gol'. O espaço recebeu os últimos ajustes nesta manhã.

De acordo com os produtores do evento, vão se apresentar [nesta sequência] as bandas Fire Storm, Os Aquamans, Le Freak, Estado Suicida, Warcursed e Psych Acid.

A banda surubinense Hanagorik será a última banda a se apresentar e promete fechar o evento em grande estilo.

Prova que a terra da vaquejada também produz rock pesado, a banda Hanagorik volta à cena musical com novo vocalista, André Arcelino, além dos músicos Arthur Amaro (Tuca), Daniel Bsss, Dênis Coelho, Júnior Costa e Tontonho Bass.
 
O ingresso para o Surubim Rock Fest 2017 custa R$ 15, (quinze reais). 


Fotos: Divulgação.
Da Redação.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Ministério Público Federal convoca reunião urgente para tratar da pararilzação da obra de recuperação de Jucazinho e evitar acidentes no período de chuva


O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru (PE) convocou, em caráter de urgência, reunião para tratar das obras de adequação da Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, no agreste pernambucano. De acordo com informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, as obras de readequação não se encontram em andamento, mesmo com a expedição de recomendação, no ano passado, pelo MPF. O objetivo é evitar acidentes no período de chuva por conta de danos estruturais existentes na barragem.

O procurador da República Luiz Antônio Miranda de Amorim Silva, que acompanha o caso, destaca que o plano de ação emergencial ainda não foi apresentado ao MPF, bem como que as obras da contratação emergencial atingiu parcialmente seus objetivos de restauração e que o Dnocs ainda não iniciou sequer o procedimento licitatório para as obras de readequação da barragem.

Na recomendação expedida no ano passado, o MPF apontou a necessidade que o Dnocs iniciasse as obras de recuperação e adequação da represa, além de apresentar plano de emergência da barragem, que deve contemplar as ações a serem executadas pela autarquia em situações de risco de tragédias. Também foi estabelecido prazo para elaboração de cronograma de execução das medidas necessárias para recuperação e adequação da barragem.

Dentre os problemas que indicam a necessidade de readequação da barragem está o fato de a bacia de dissipação não ser capaz de sustentar a vazão de água do rio em período de cheia. Documentos revelam que a situação de risco da barragem já é conhecida pela diretoria-geral do Dnocs desde 2004, inclusive, com a demonstração de dados de engenheiros da própria autarquia.

A reunião foi agendada para o dia 1º de dezembro, às 9h30, na sede do MPF em Caruaru. Além de representantes do Dnocs, foram convidados: Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), Secretaria de Recursos Hídricos, prefeituras de municípios afetados pelo problema, CGU, Compesa e a empresa Concrepoxi, que realizou as obras da contratação emergencial. O Governo de Pernambuco também foi convidado.

O MPF ainda expediu ofício ao Dnocs para que a autarquia informe sobre as razões por não ter iniciado procedimento licitatório em relação às obras de adequação da barragem, dentre outras informações.

Inquérito civil nº 1.26.002000244/2016-86

Foto: www.albericocassiano.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Procuradoria da República em PE.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SURUBIM: Ex-presidiário é assassinado enquanto caminhava em calçada da rua Benjamin Constant


Um homicídio foi registrado na manhã desta quinta-feira(23) em Surubim, na rua Benjamin Constant, nas proximidades do Colégio Marista Pio XII.

De acordo com o ocorrência registrada pela Polícia Militar, o marceneiro Edson Ramos de Oliveira, 52 anos, era ex-presidiário e atualmente estava morando no bairro Santo Antônio.

A vítima foi atingida enquanto caminhava na calçada, por vários tipos na cabeça, possivelmente de arma de grosso calibre, ainda de acordo com a PM.

O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Foto: WhatsApp
Arte: Rafaela Dhjullia.
Da Redação.

SURUBIM: Grupo Capiba celebra dia do Músico com apresentação na praça Dídimo Carneiro



O dia do Músico, comemorado nesta quarta-feira(22) foi lembrado em Surubim, com apresentação do grupo Capiba, na praça Dídimo Carneiro, no Centro da cidade.

No vídeo, trecho de "Madeira que cupim não rói", composição do mais importante músico surubinense.


Da Redação.

SURUBIM: Professores viram alvo de bandidos em tentativa de assalto na zona rural



A viagem tranquila é rotina para um grupo de professores que viaja diariamente do Centro de Surubim para os distritos do Mimoso e do Chéus, ambos na zona rural do município, para lecionar.

Mas na tarde desta terça-feira(21), a viagem dos educadores, por pouco, não terminou em tragédia. O grupo foi atacado por dois bandidos em uma moto, nas proximidades do distrito do Mimoso, em uma tentativa de assalto.

De acordo com ocorrência da Polícia Militar, a dupla iria assaltar o grupo, e tentou obrigar o motorista do Toyota bandeirantes que transportava os professores a parar, mas ele não obedeceu.

O veículo acabou colidindo com a moto. Os bandidos efetuaram disparos de arma de fogo contra os professores, mas ninguém ficou ferido. A PM recolheu sete cápsulas de pistola 380 no local.  

O Toyota levava doze pessoas, incluindo o motorista. Entre os onze passageiros, estavam nove professores das escolas Ignácia de Alcântara Vasconcelos, do Chéus, e da Maria do Carmo Viana [foto] , no Mimoso, além de uma aluno da Eja - Educação da Jovens e Adultos, e uma criança de oito anos. 

"A gente percebeu quando eles passaram por nós encapuzados, nas proximidades do Alegre. Eles seguiram em frente, e quando passou o sítio Alegre, eles fizeram a volta e vieram em nossa direção. Ficaram escondidos em um declive da estrada. Quando aparecemos já foi muito em cima deles, nisso eles começaram a atirar contra o Toyota. E como eles estavam na contramão, não deu para o motorista desviar. Houve pânico total, pois eles ficaram de frente para o veículo efetuando os disparos. Vários professores passaram mal", conta o professor Luclécio Lima. 

De acordo com o professor da escola do Chéus, os colegas estão com medo de ir trabalhar. Ele conta ainda que os alunos também ficaram muito chocados, e que relatam na sala de aula o quotidiano de medo zona rural de Surubim.

"Existe um sentimento de medo de ir trabalhar novamente, e de aflição. Não conseguimos dormir direito. Os alunos ficaram muito chocados, alguns chorando. Eles relatam o medo e os casos de  insegurança que vivem diariamente. Eu tenho medo, mas também tenho esperança que um dia essa violência diminua, e que não consiga nos fazer desistir da educação", completa.

A moto utilizada pela dupla, uma Honda CG 150 Fan, cor preta, ano 2014, placa OYY 0700 foi apreendida. Os suspeitos conseguiram fuigir. Os policiais fizeram buscas, mas nenhum suspeito foi localizado. 

Não foram divulgadas informações sobre o toyotta. Os professores foram levados para Unidade de Pronto Atendimento - Upa do bairro do Coqueiro, em estado de choque, atendidos e liberados em seguida. As aulas chegaram a ser suspensas, mas já estão normalizadas.

Fotos: Divulgação / Facebook
Da Redação.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Acidente envolvendo hillux com placa de Surubim e moto deixa saldo de um morto, na PE-90, no sítio Junco em Vertentes



Um acidente envolvendo um toyota hillux, placa PDE 4643, de cor branca, de Surubim, e uma moto, na noite desta segunda-feira (20), na rodovia PE-90, resultou na morte do condutor da moto.

O impacto da batida, que aconteceu no sítio Junco, zona rural de Vertentes, foi tão forte, que a moto ainda não teria sido encontrada. O motoqueiro morreu na hora e ainda não foi identificado.

O motorista da hillux fugiu do local.

As primeiras informações, compartilhadas nas mídias sócias, dão conta que a hillux pertence a um dono de posto de combustíveis de Surubim, e que o motorista teria ido a Caruaru levar o veículo para revisão.




Fotos: WhatsApp
Da Redação, com informações do Blog Rota 190 PE.

sábado, 18 de novembro de 2017

SURUBIM: Moradores da rua Maria das Dores Arruda, no Centro, terão realizado sonho de décadas



Os moradores da rua Maria das Dores Arruda de Souza, localizada no Centro da cidade, devem ter o sonho de décadas, de ver a via calçada, realizado em breve. A Câmara de Vereadores de Surubim aprovou requerimento do vereador e presidente da Casa, Fabrício Brito(PSB), para que a rua seja beneficiada com execução de calçamento.

"Conheço as pessoas dessa rua, e o calçamento é uma demanda antiga. Agora, temos certeza que a obra, agora aprovada com pelo Plenário da Câmara, deverá ser executada pelo município. Vai trazer mais comodidade para os moradores, melhorando a acessibilidade para os idosos e crianças", destaca o vereador.


Moradora do local desde que nasceu, a dona de casa Luana Silva, de 30 anos, destaca que é importante a Câmara ter aprovado a proposta do vereador, atendendo ao pedido dos moradores. “A gente tá vivendo um momento político muito difícil no país, e essa atitude, dos vereadores ouvirem a população, traz esperança de ações e melhorias. A rua sem está calçada traz muitos problemas para todos os moradores daqui", destaca. 

Já a atendente Rosilene Cilene frisa a importância da luta da comunidade para conquistar a importante ação. “A gente não pode desistir, tem que lutar mesmo para rua ser calçada, tem que cobrar aquilo que a gente precisa. Com o vereador na luta com a gente para resolver a situação, a solução desse problema, que é um problemão, fica mais concreta. A rua merece ser calçada com certeza, será tudo de bom“, afirma a nova moradora.



Só de pensar em ver a rua em que mora, há cerca de 10 anos, calçada, a agricultora Dalva Maria, não esconde a satisfação. "Ave Maria! É porque é muita lama, no tempo do inverno, nem  carro consegue passar. E quando é verão, é a poeira que entra nas casas e é aquela luta. Eu sei que com esse calçamento, a vida aqui vai ficar melhor pra gente. Pra mim é um sonho ver essa rua calçada", comemora.


O aposentado Genival Lourenço é outro morador que prevê mais comodidade, e garante que o cidadão fica feliz ao ver o dinheiro dos impostos revertido em calçamento. "Rua calçada é outra coisa, é mais conforto porque não tem lama e a poeira é bem menos. A gente paga imposto de tudo, então receber uma melhoria na rua, como calçamento, nos deixa satisfeitos", assegura.

A proposta do vereador Fabricio Brito para que a rua Maria das Dores Arruda de Souza, localizada no centro da cidade, seja beneficiada por calçamento foi aprovada em plenário pela Câmara de Vereadores, e encaminhado  para Prefeitura de Surubim para que a execução seja viabilizada.

Fotos: Cintia Barros
Fonte: Assessoria de Imprensa.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

SURUBIM: Motorista perde controle de veículo em acidente na zona rural




Um acidente apenas com danos matérias, envolvendo um veículo da Prefeitura de Surubim aconteceu na manhã desta sexta-feira(17), na estrada do Alegre, zona rural da do município.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, o motorista da secretaria de Saúde havia deixado o médico e profissionais de saúde no PSF na comunidade, e voltava sozinho, quando perdeu o controle do veículo, bateu em uma árvore e tombou.

Ainda de acordo com a assessoria, o motorista, que não teve o nome divulgado, foi atendido pelo Samu e liberado logo em seguida.








Fotos: WhatsApp
Da Redação.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Barragem de Jucazinho enfrenta pior cenário desde inauguração





Colapso: crise, perecimento, agonia. Todos os sinônimos são totalmente aplicáveis para definir a situação da Barragem d Jucazinho, no município de Surubim, Agreste do Estado. E também dos que dependem dela. O colapso já dura nada menos que um ano e dois meses. A população se vira como pode.

Após sofrer seis anos consecutivos de seca, este é o pior cenário da barragem desde a inauguração em 2000. O ajudante de eletricista Carlos Roberto Rocha de Lima, 52 anos, viu a barragem ser construída e disse que nunca a encontrou nessa situação. “Nunca pensei que fosse ver o leito assim, nessa secura só. Dá uma tristeza muito grande. Esse reservatório salvava toda a região”, disse.

A última vez que Jucazinho sangrou foi em maio de 2011. Carlos lembra bem. Com saudade. “Foi uma festa. Tudo isso aqui estava cheio. De água e de gente. Veio um pessoal de várias cidades pra admirar a barragem sangrando. Foi lindo”, disse, com brilho nos olhos.

Mas o brilho ficou opaco, vazio como o reservatório. No espaço com capacidade para 327 milhões de metros cúbicos de água se pode caminhar tranquilamente. Onde ainda existe água ela não chega nem ao calcanhar. Impressiona ver um reservatório que poderia fornecer até 1.300 litros de água por segundo não encher uma simples cisterna.

O tom vermelho da terra reforça o aspecto de devastação, evidenciada pelos peixes mortos encontrados no leito e pela carcaça de um cavalo a um metro de uma pequena poça-d’água barrenta. Ele não resistiu a distância. Nem o rio à seca.


Quinze municípios são (ou deveriam ser) atendidos pela barragem. O número de 800 mil pessoas beneficiadas, agora prejudicadas, é gritante. Um grito de socorro que aliás vem de bem perto. A menos de 500 metros do paredão da barragem, dona Ivonete Domerina de Arruda, 54 anos, sofre para manter o abastecimento d’água na casa, em uma pequena vila.

Apesar da idade avançada, ela desce duas vezes por dia até o leito da barragem, levando tonéis em um carro de mão. “Não é fácil achar água e quando acha é suja e fedida. Mas fazer o quê? Não tem outra opção. Então, é ela que eu uso para matar a sede dos animais e lavar os pratos e roupas. Lavar é jeito de dizer, porque parece que tá sujando mais”, reclama Ivonete.

O agricultor José Petronilo da Silva, 75 anos, também se queixa. Em tempos de crise e seca, está tendo que usar o pouco dinheiro que tem para comprar água em carro-pipa com os outros moradores da vila, mesmo morando bem ao lado da barragem. “A gente se vira como pode, né? O pessoal aqui se reúne, cada um dá uma coisinha, e paga uns 300 reais para o carro pipa vir pra cá. Mas quando divide quase não dá pra nada”, contou seu José. Quando questionado como é viver assim, ele recorre à sabedoria popular: “Sem água não dá, meu filho! Sem água até passarinho morre!”.

CONFIRA VÍDEO:



COMPESA - segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a barragem está na região que possui o pior balanço hídrico do Brasil. De acordo com a companhia, várias obras estão sendo realizadas atender a população. “Fizemos uma interligação com do Sistema Palmeirinha com o de Jucazinho para levar água a Surubim e região. Na Mata Norte, fizemos a interligação com o Sistema Siriji. Já na Mata Sul fizemos a obra da Adutora do Pirangi e está em licitação a Adutora de Serro Azul. Além disso, fizemos pequenas obras de inversão de fluxo. Tudo para apoiar a população neste momento difícil”, garantiu o presidente da companhia, Roberto Tavares.

De acordo com ele, a principal aposta para garantir a sustentabilidade hídrica da região é a Adutora do Agreste que deve receber as águas da Transposição do Rio São Francisco. “As secas sempre existirão, mas a gente precisa ter segurança hídrica, e isso virá com a transposição. Ela por si só não resolve o problema, precisa das adutoras para trazer a água para as cidades. Nesse conjunto a mais representativa é a Adutora do Agreste. Temos feito essa obra com muito esforço, ela só não está pronta porque os recursos federais não tem chegado a contento”, disse Roberto Tavares.

Edição: Betânia Santana
Reportagem: Leonardo Vasconcelos
Fotos: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Fonte: Jornal do Commercio.

domingo, 12 de novembro de 2017

EXCLUSIVO: TCE aponta superfaturamento de R$ 473 mil em contrato sem Licitação feito pela Prefeitura de Surubim



O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco apontou irregularidades na contratação de uma empresa para locação de máquinas pesadas, com dispensa de licitação, pela Prefeitura de Surubim. De acordo com o Relatório de Auditoria do TCE, obtido com exclusividade pelo Blog, 'foram constatados superfaturamentos de preços, no montante de R$ 473.900,00 (quatrocentos e setenta e três mil, duzentos e noventa reais), passível de restituição ao erário municipal', no 'Processo Licitatório 004/2017, Dispensa 004/2017'.

A auditoria, que teve como relatora a conselheira Teresa Duere, apontou 'irregularidades no procedimento da licitação, subcontratação integral do objeto contratado e superfaturamento de preços'.

Em janeiro, alegando estado de emergência, a Prefeitura de Surubim contratou sete empresas, sem licitação, cujos contratos, somados atingem valor superior aos R$ 11 milhões. O caso foi denunciado ao Ministério Público pelo vereador da oposição, dr. Vavá (PDT).

De acordo com a representação encaminhada ao MP, "Em apenas 40 dias, a gestão Ana Célia gastou R$ 11 milhões ou 13% do orçamento anual do município, sem licitação, driblando a Lei",  denunciou o parlamentar.

A partir da denúncia, o Ministério Público solicitou auditoria ao Tribunal de Contas, nos contratos firmados entra a Prefeitura de Surubim e as empresas contatadas sem licitação. Este relatório do TCE trata apenas da contratação de uma dessas empresas.

'Em janeiro de 2017, na cidade de Surubim, foi realizada uma licitação, na modalidade Dispensa, para locação de máquinas pesadas e caminhões, com operador e combustível' quando 'foram solicitados os preços de locação de duas retroescavadeiras, sete caminhões basculantes[caçambas] e dois caminhões de carrocerias'.  

Em julho de 2017, conforme relatório, os técnicos do TCE estiveram em Surubim para vistoriar as máquinas e caminhões contratados com dispensa de licitação. 'Durante a inspeção, foram realizadas entrevistas com motoristas dos caminhões e com operadores das máquinas, bem como, uma visita ao galpão utilizado como escritório da empresa e para guardar os veículos e máquinas'.


'A maior responsabilidade é da prefeita. Ela não pode dizer que não sabia porque assinou tudo. Todas as denúncias que fiz foram elaboradas com base em fatos e com documentação anexada. O Ministério Público e o Tribunal de Contas prestam um grande serviço ao povo de Surubim ao apurar e, lamentavelmente, constatar as irregularidades. Tenho convicção que, na Prefeitura de Surubim, existe a atuação de um esquema criminoso organizado, criado para dar prejuízo ao erário público municipal', afirma.

Para o vereador, o secretário de administração deve ser imediatamente afastado e a prefeita precisa se pronunciar pessoalmente sobre os fatos apontados pela auditoria do TCE:

Irregularidade 1 : Contratação 'não seguiu o rito normal ou Legal'


Os técnicos do TCE identificaram 'irregularidades no procedimento de licitação', e frisaram que 'na dispensa não consta orçamento estimado da Prefeitura, contrariando o que estabelece a Lei 82666-93' de Licitação.

O TCE aponta que 'o processo foi instruído por projeto básico insuficiente, uma vez que se limita à emissão de Termo de Referência, sem detalhamento dos serviços a serem executados pelos veículos'.

Embora a gestão tenha argumentado a 'existência de situação de Emergência' para fazer contratar a empresa sem fazer licitação, o TCE afirma que parte dos serviços poderia ter sido feita pela própria Prefeitura.

'Não foi levada em consideração a possibilidade de se adotar alternativas menos dispendiosas para o erário municipal. Mesmo havendo uma situação emergencial, parte dos serviços poderia ter sido executada diretamente pela administração municipal, desde que tomadas providências para se implantar tal opção'.  

O TCE considerou irregular ainda, o 'parecer jurídico favorável à contratação por dispensa, se limitou a reconhecer situação de emergência, e foi posterior às propostas das empresas'.

O relatório apurou que 'consta no processo apenas uma cotação de preços, que teria sido realizada por três empresas, tendo sido declarada vencedora a Diretrix Engenharia Ltda, cuja planilha apresentava o menor preço, R$ 184.000,00 (cento e oitenta e quatro mil reais) por mês'.

Para os auditores, 'verifica-se que o processo não seguiu o rito normal ou legal, e não houve a participação da Comissão de Licitação, contrariando o que determina a lei de Licitação e Contrato'.

Irregularidade 2 : 'Empresa não possui nenhum veículo registrado no Detran. Era apenas intermediária das contratações de prestadores de serviço' 


Outra irregularidade encontrada pelos auditores do Tribunal de Contas foi sobre a subcontratação de todos os veículos e máquinas. A Prefeitura dispensou a licitação para contratar uma empresa apenas para intermediar a contratação dos prestadores de serviços.

De acordo com o TCE, a empresa contratada não possui nenhum veículo registrado no Detran no CNPJ dela. Todos os prestadores e veículos foram contratados no próprio município.

'Analisando os contratos apresentados, verificou-se que os veículos locados foram subcontratados em sua totalidade com prestadores de serviços do próprio município de Surubim. Segundo a Lei de Licitação e Contrato, é permitido subcontratar serviços, no entanto, o artigo 72 desta mesma Lei, trata a subcontratação como exceção e não como regra'. 

'A empresa contratada pela Prefeitura atuava apenas como intermediária na subcontratação dos prestadores de serviços. Realizava apenas atividades intrínsecas à essa intermediação, como formalização dos subcontratados, emissão das faturas, recebimentos dos valores pagos pela Prefeitura e repasse dos valores ajustados com os subcontratados, por meio de depósito em conta bancária'.

O TCE apurou também que todas as despesas ficavam por conta dos subcontratados em Surubim. 

'Ela não disponibilizava nenhum motorista ou veículo próprio na prestação dos serviços. Os valores dos serviços subcontratados já incluíam todas as despesas com motoristas e com veículos, como manutenção, impostos, multas, combustíveis e demais custos'.  

Os auditores do TCE afirmam ainda que ' a administração municipal foi negligente ao admitir a subcontratação em sua totalidade'. Consideram 'a subcontratação integral dos serviços uma afronta à legislação e configura um evidente descumprimento das obrigações' e argumentam ainda que 'a situação poderá, ainda, causar prejuízos futuros aos cofres públicos'.

Irregularidade 3 : 'Superfaturamento: Prefeitura pagava até mais que o dobro do valor pago pela empresa aos subcontratados'


Para os auditores do TCE, a contratação da empresa  trouxe prejuízo ao erário. A Prefeitura chega a pagar mais que o dobro do valor pago pela empresa aos prestadores contratados em Surubim.

'A questão é: por que não fazer uma licitação por lote (veículo e/ou equipamento), dando oportunidade para os atuais prestadores de serviços subcontratados se tornassem concorrentes do certame licitatório? Os valores que a Prefeitura paga à empresa apresentam uma diferença que chega, em alguns casos, a mais que o dobro do valor pago pela empresa aos subcontratados, lembrando que dentro desses valores, todas as despesas com o veículo e com o condutor deste veículo, correm por conta, única e exclusivamente, do proprietário do veículo e/ou equipamento'.

No caso dos caminhões basculantes ou caçamba, por exemplo, os auditores apontam que cada um foi contratado por R$ 8.800, 00 (oito mil e oitocentos reais) mensais, aos proprietários aqui na cidade. Entretanto, a Prefeitura pagou R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) à empresa 'intermediária'.  

'A soma total, mensal, mostra a diferença gritante entre o que foi contratado pela Prefeitura de Surubim e o que foi subcontratado pela empresa vencedora da Dispensa 04/2017. O total mensal contratado pela Prefeitura corresponde a R$ 184.000,00 (cento e oitenta e quatro mil reais), enquanto o total subcontratado pela empresa corresponde a R$ 92.900,00 (noventa e dois mil e novecentos reais)'.

Os auditores do TCE verificaram ainda que 'Em média, os valores pagos pela Prefeitura no contrato Dispensa 04/2017 eram cerca de 45% superiores aos que a empresa repassava aos subcontratados. Esses percentuais, que seriam correspondentes ao que se denomina usualmente de BDI (bonificação e despesas indiretas), são bastante superiores aos praticados no mercado, da ordem de 20% a 30%'.

Os técnicos também constataram que a 'situação delineada poderá produzir repercussões ou reflexos na esfera trabalhista ao município, uma vez que nestes contratos, constam ainda que não cabe nenhum tipo de indenização trabalhista por parte da empresa'.

'A ocorrência da despesa indevida ora apontada revela negligência e deficiência de controles dos procedimentos de contratação, fiscalização e acompanhamento da execução do contrato, resultando em dano ao erário'.

'A equipe de inspeção se alinha com posicionamento do TCU e apresenta resumo do confronto entre os valores pagos pelo município [R$ 1.008.325,00] e os repassados aos subcontratados [R$ 535.035,00], no período de 16/01/2017 a  30/06/2017, verifica-se uma diferença, passível de restituição ao erário, no montante de R$ 473.290,00.

'A situação descrita constitui uma afronta aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e probidade administrativa'.

Responsabilização: 'Atos praticados pela prefeita possibilitaram a ocorrência das diversas irregularidades constatadas'

O Relatório de Auditoria do TCE aponta três responsáveis pelas irregularidades: o secretário municipal de Administração, Arquimedes Frankin de Lima Neto, a prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral de Farias, e a empresa Diretrix Engenharia e Consultoria Ltda.

'Em decorrência das irregularidades, foram constatados superfaturamentos de preços, no montante de  R$ 473.290,00 (quatrocentos e setenta e três mil, duzentos e noventa reais), passível de restituição ao erário municipal'.

De acordo com o relatório do TCE o secretário, a prefeita e a empresa são responsáveis pelo superfaturamento de preços, e pela devolução dos R$ 473.290,00 aos cofres públicos.

O secretário Arquimedes Neto foi responsabilizado pelo TCE por assinar e conduzir a Dispensa irregularmente, quando 'deveria zelar pelo cumprimento da Legislação'. Para o Tribunal, permitiu a subcontratação integral as máquinas e veículos, e 'possibilitou a ocorrência de irregularidades que resultaram no superfaturamento'.

Para os auditores do TCE, houve 'enriquecimento ilícito' da Diretrix Engenharia e Consultoria, ocasionado pela participação da' empresa na Dispensa e subcontratação integral das máquinas e veículos com superfaturamento'. 

O TCE responsabilizou a prefeita Ana Célia Cabral de Farias por 'autorizar a Dispensa 04/2017, quando deveria ter exigido um procedimento licitatório legítimo; por permitir a subcontratação integral; autorizar pagamento à empresa que não foi a real prestadora dos serviços; omitir-se de exigir que a empresa contratada disponibilizasse os veículos e pessoal próprios para a prestação de serviços, quando deveria fazer cumprir o que determina a Legislação;'

De acordo com a auditoria do Tribunal, 'os atos praticados pela prefeita possibilitaram a ocorrência das diversas irregularidades constatadas, pela omissão diante dos fatos sobreditos, e pelos pagamentos que ocasionaram o enriquecimento ilícito da empresa contratada, o que provocou a ocorrência do superfaturamento de preços'.

O Ministério Público vai analisar o relatório do TCE e avaliar se instaura ou não processo por improbidade administrativa.

O Blog está à disposição dos citados pelo TCE para publicação de possíveis esclarecimentos.


CONFIRA O RELATÓRIO DA AUDITORIA ESPECIAL DO TCE: 



Da Redação.

'Cala boca já morreu. Só me calam se mandarem me matar. Existe um esquema criminoso na Prefeitura de Surubim para dar prejuízo ao erário. Este relatório do TCE confirma tudo que denunciei', afirma vereador Vavá


A voz mais contundente da oposição em Surubim é a do vereador e advogado dr. Vavá (PDT). Com base em denúncias feitas pelo parlamentar, o Ministério Público instaurou inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades em contratações feitas com dispensa de licitação, realizadas pela Prefeitura de Surubim.

Em janeiro, alegando estado de Emergência, o município contratou sete empresas, sem licitação, cujos contratos, somados atingem valor superior aos R$ 11 milhões.  De acordo com a representação encaminhada ao MP, "Em apenas 40 dias, a gestão Ana Célia gastou R$ 11 milhões ou 13% do orçamento anual do município, sem licitação, driblando a Lei",  denunciou o vereador.

Na primeira auditoria, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco apontou irregularidades na contratação de uma empresa para locação de máquinas pesadas, com dispensa de licitação.

De acordo com o Relatório de Auditoria do TCE, obtido com exclusividade pelo Blog, ''Em decorrência das irregularidades, foram constatados superfaturamento de preços, no montante de R$ 473.290,00 (quatrocentos e setenta e três mil, duzentos e noventa reais), passível de restituição ao erário municipal', no 'Processo Licitatório 004/2017, Dispensa 004/2017'.

A auditoria, que teve como relatora a conselheira Teresa Duere, apontou 'irregularidades no procedimento da licitação, subcontratação integral do objeto contratado e superfaturamento de preços'.

O Relatório de Auditoria do TCE aponta três responsáveis pelas irregularidades: o secretário municipal de Administração, Arquimedes Frankin de Lima Neto, a prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral de Farias, e a empresa Diretrix Engenharia e Consultoria Ltda, responsabilizados pelo superfaturamento de preços, bem como pela devolução dos R$ 473.290,00 aos cofres públicos.


Para o autor das denúncias, o vereador e advogado dr. Vavá, esta auditoria 'constata as irregularidades da primeira de uma série de contratações, feitas sem licitação pela Prefeitura de Surubim, sem respeitar a legislação e para lesar os cofres públicos do Município'.

'A maior responsabilidade é da prefeita. Ela não pode dizer que não sabia porque assinou tudo. O problema é que as coisas estão sendo feitas sem critério mesmo,  afrontando intencionalmente a Lei, quem fiscaliza e principalmente o cidadão. Todas as denúncias que fiz foram elaboradas com base em fatos e com documentação anexada. O Ministério Público e o Tribunal de Contas prestam um grande serviço ao povo de Surubim ao apurar e, lamentavelmente, constatar as irregularidades. Tenho convicção que, na Prefeitura de Surubim, existe a atuação de um esquema criminoso organizado, criado para dar prejuízo ao erário público municipal', afirma.

Para o vereador, o secretário de administração deve ser imediatamente afastado e a prefeita precisa se pronunciar pessoalmente sobre os fatos apontados pela auditoria do TCE.

'A prefeita está dando uma de 'João sem braço', como se nada do que eu denunciei estivesse ocorrido. Mas agora com as denúncias sendo apuradas e constatadas pelo MP e pelo TCE, ela precisa se pronunciar e dar uma resposta pública, de 'viva-voz' às pessoas de Surubim. A primeira atitude é demitir com urgência o secretário de Administração, que não tem nem competência, nem formação na área, nem condições éticas de permanecer no cargo', avalia.

O vereador frisa que as irregularidades ocorridas são apontadas de maneira muito clara pelo relatório, e destaca a subcontratação dos prestadores de serviço, feitas aqui mesmo na cidade, e o superfaturamento dos valores.


'É tudo irregular, chega a ser assustador. A comissão de licitação não participou da contratação. Aliás, contrataram uma empresa só para intermediar os contratos e dá prejuízo ao Município. Por que a Prefeitura não contratou diretamente os prestadores? Alugou os veículos aos próprios donos, todos daqui de Surubim? Faz sentido contratar uma empresa que não tem um veículo no CNPJ dela no Detran para alugar caminhões e máquinas pesadas? Os técnicos do TCE comprovaram que a Prefeitura pagou até mais que o dobro do que a empresa pagava ao pessoal contratado aqui. Tem caminhão alugado por R$ 8.800, 00 por mês ao dono, mas a Prefeitura pagou R$ 18.000,00 à empresa. Ninguém em Surubim é capaz de entender essa matemática que só soma e multiplica prejuízos ao município', denuncia.

O parlamentar afirma ainda que vai acompanhar os desdobramentos dessa investigação e aguardar o resultado das outras representações que fez ao MP denunciando irregularidades na contratação de empresas pela Prefeitura de Surubim, sem licitação, e frisa que o valor do prejuízo deve ser devolvido.

'Só nesta primeira auditoria, são R$ 473 mil que devem ser restituídos ao erário, pela prefeita, pelo secretário de administração e pela empresa Diretrix. Agora, o Ministério Público vai analisar o relatório do TCE e avaliar se instaura ou não processo por improbidade administrativa. Vou acompanhar de perto cada uma delas e os desdobramentos, porque é de interesse da população. Digo até que esta primeira denúncia não é a mais séria. Tem coisa muito mais séria sendo apurada e eu estou atento a tudo. Não vou parar de denunciar, porque 'cala boca já morreu', e só conseguem me calar se mandarem me matar', conclui.    

O Blog está à disposição dos citados pelo TCE e pelo vereador para publicação de possíveis esclarecimentos.

Da Redação.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Intervenção na Oscar Loureiro deve facilitar trânsito no bairro da Cabaceira



Com o trânsito se tornando cada vez mais complicado nas vias mais movimentadas de Surubim, o tráfego na avenida Oscar Loureiro, a principal entrada da cidade, começa a sentir os efeitos do aumento significativo do fluxo e carece de intervenção para facilitar a mobilidade dos veículos.

Um dos pontos que já causa certo transtorno é no cruzamento da avenida com a rua Manoel Alves de Moura, no ponto conhecido como a ‘cruz de Evandro’, que marca o local onde o ex-vereador Evandro Cavalcanti foi assassinado, em 1987. A convergência entre as vias é dificultada pelo canteiro central da avenida.


Por sugestão dos moradores, o vereador e presidente da Câmara de Surubim, Fabrício Brito (PSB) apresentou um requerimento propondo uma  readequação do canteiro da Oscar Loureiro, encurtando um pouco o trecho em frente a rua Manoel Alves de Moura, desobstruindo a convergência com a via principal.

"É uma intervenção relativamente pequena, mas que vai facilitar muito a vida de quem transita pela via, além de tornar o trânsito mais seguro no local", argumenta o vereador.  As pessoas do bairro destacam essa demanda e aprovam a iniciativa. 
A administradora Liliane Aquino mora na rua Manoel Alves de Moura há cinco anos e convive com a situação. “Esse canteiro obstrui toda a ‘frente da rua’, então é muito complicado e a tendência é piorar se nada for feito, porque rua há alguns prédios sendo construídos, então vai aumentar número de veículos na rua, que também tem uma escolinha”, destaca.
O aposentado Estevão da Fonseca, também morador da rua lembra que manobrar o veículo requer tempo.  “O canteiro dificulta muito a entrada na Manoel Alves de Moura. Muitas vezes, os carros ficam parados um tempão para manobrar para a Oscar Loureiro, e se ‘tiver’ um veículo estacionado, complica mais ainda. Então, é preciso mesmo viabilizar a abertura deste espaço para facilitar entrada e saída de veículos da rua”, defende.  
Já o também aposentado José Luiz Ramalho, conta que a entrada de veículos mais longos na rua é muito difícil. “Esse canteiro, como está, prejudica muito os motoristas, principalmentes os de veículos grandes. Já vi até uns caminhões baterem nos postes, por não terem espaço suficiente para manobrar”, conta.
A aposentada Maria José, mora em Tamboatá, distrito de Bom Jardim, mas sempre está em Surubim, visitando parentes e amigos na rua Manoel Alves de Moura, e sente dificuldades de dirigir no local. “Tenho uma sobrinha e alguns amigos que, quando visitam os amigos aqui, acham horrível a chegada, porque o canteiro fica bem em frente a entrada da rua [Manoel Alves]”, frisa.

Ainda de acordo com a proposta, a homenagem ao ex-vereador Evandro Cavalcanti permanece no canteiro. O requerimento do vereador Fabrício Brito foi aprovado por unanimidade no plenário da Casa Euclides Mota, e encaminhado para Prefeitura de Surubim para que a obra seja executada.






Fotos: Cintia Barros.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

SURUBIM: Moto e carro batem de frente na avenida São Sebastião


Um acidente de trânsito envolvendo uma moto Honda CG 150 Fan, preta, placa PEU 1349, e um veículo Cross Fox, prata, placa OYV 6822, aconteceu no começo da noite domingo(5), na avenida São Sebastião, em Surubim.


Os dois bateram de frente. O motociclista Elton John Arruda de Lima, 22 anos, morador do bairro São Sebastião, sofreu algumas lesões e foi socorrido pela equipe do Samu, e levado para a Upa do Coqueiro. Devido a gravidade, foi transferido para o hospital da Restauração.


O motorista do cross fox, Luiz Felipe de Moura Lima, 22 anos, morador do bairro Santo Antônio, registrou a ocorrência na delegacia de Surubim.

A moto e o carro foram apreendidos. A polícia vai investigar as causas e circunstâncias do acidente.

Fotos: WhatsApp 
Da Redação.

domingo, 5 de novembro de 2017

SURUBIM: Corte nos vencimentos de servidores municipais da Educação gera protesto

FORMAÇÃO Continuada para professores da rede Municipal de Ensino aconteceu este mês 
























Uma redução no contracheque de servidores municipais da Educação de Surubim está gerando protesto nas redes sociais. Os professores alegam que ao receber o salário de outubro foram surpreendidos com a diminuição dos vencimentos.

'Acabo de chegar do banco e tive um choque quando fui retirar meu dinheiro. Ao tirar o saldo percebi que estava faltando. Então tirei o extrato e ao comparar com o do mês passado observei que veio R$432,00 a menos no meu salário. Estou sem entender pois nem falta tenho. Sem contar que nesse mês era pra ter vindo o acréscimo de 7 horas/aula, que foi um acordo feito pelos secretários de Educação e Administração do município com o Simpro [Sindicato dos Professores] e não veio nada. Não tem como ficar calada numa situação dessas', protestou uma professora.

EXPLICAÇÃO - De acordo com informações do departamento de Recursos Humanos da secretaria municipal de Educação, divulgadas em grupos de redes sociais, a redução no contracheque aconteceu quando houve corte no pagamento da gratificação de difícil acesso, que estava sendo paga de maneira irregular.

De acordo com o texto, após o 'levantamento de dados e análise de documentos entregues no recadastramento dos servidores efetivos' da secretaria municipal de Educação, foram diagnosticadas 'várias irregularidades com relação ao difícil acesso', e argumenta que 'os que apresentaram comprovante de residência e a distância com a quilometragem exigida em lei, o direito permaneceu. Aqueles que estavam irregulares e abaixo da quilometragem exigida, foi retirado'.

A orientação para os possíveis prejudicados é procurar a Secretaria Municipal de educação. 'Qualquer dúvida, o departamento de Recursos Humanos está disponível para esclarecer qualquer situação', frisa.

Oficialmente, a Prefeitura não divulgou nenhuma informação sobre os cortes, nem balanço com os números das 'várias irregularidades com relação ao difícil acesso'.

FORMAÇÃO - a secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (01) a “Formação Continuada em Rede”, capacitação para professores da rede municipal de ensino.

Este ano, a formação aconteceu em salas temáticas, por área de conhecimento, para as áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Foto: Divulgação.
Da Redação.

Beleza da mulher surubinense é destaque no Miss Plus Pernambuco 2017


A beleza da mulher surubinense foi destaque no Miss Plus Size Fashion Pernambuco - 2017, sendo a representante da cidade, Raquel Maria, escolhida a Miss Plus Size Fotogenia do concurso que reuniu vinte participantes.

A representante do Recife, Nathália Granja, conquistou o 1o lugar; Débora Rodrigues, da Ilha de Itamaracá, ficou em 2o e  Amanda Bryan, que representou Santa Cruz do Capibaribe, ficou em 3o lugar. As candidatas elegeram Soneli Oliveira, de Ipojuca, a Miss Plus Simpatia.

Em outubro, Raquel foi eleita Miss Plus Surubim, o que a credenciou para a disputa estadual, em evento produzido pelo relações públicas Roberto Pessoa. 'A Miss Plus Surubim horou nossa querida cidade nos trazendo esse título', destacou.



Fotos: Divulgação.
Da Redação.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

SURUBIM: Assaltantes invadem residência durante magrugada na zona rural

Viver na zona rural das cidades do interior era sonho de consumo quem buscava apenas morar em um lugar que fosse sinônimo de paz.  Mas o pouco policiamento, isolamento e dificuldades de acesso facilitaram a chegada da violência ao campo.

No Sítio Riachão, zona rural de Surubim, por exemplo, três elementos armados arrombaram a porta e invadiram a residência da agricultora Maria do Amparo Rodrigues da Silva, conhecida como 'Liu', 28 anos, por volta das 3h50 da madrugada desta quarta-feira(01).

A agricultora estava na companhia de três crianças, e contou aos policiais que foi sofreu ameaça de violência sexual.  

De acordo com a ocorrência policial, os bandidos fugiram levando R$ 645 (seiscentos e quarenta e cinco reais), duas bombas d`água, um botijão de gás, um relógio e um cartão de crédito.

A agricultora também informou aos PMs que os assaltantes avisaram que voltariam para acertar contas com o esposo dela, que não estava em casa no momento do crime.

A vítima não soube informar o motivo do crime nem das ameaças contra o companheiro.

A PM fez buscas, mas não localizou nenhum acusado.


Fotos: ilustrativas - zona rural de Surubim - Adenísio Lemos/Facebook
Da Redação.

Delegado vai pedir que adolescente que matou a mãe em Orobó permaneça internado


O delegado da Polícia Civil de Pernambuco, José Raimundo Barbosa, responsável pelas investigações do assassinato de uma mulher pelo próprio filho, menor de idade, vai pedir ao Ministério Público que o adolescente permaneça na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Funase), no Recife, onde já está internado. A identidade da vítima é preservada devido à menoridade do suspeito. O velório ocorreu no último dia 26, no cemitério público de Orobó, no Agreste de Pernambuco, onde aconteceu o crime.

O adolescente, de 14 anos, confessou ter matado a própria mãe na última terça-feira (24). Em depoimento, o menor disse que estava sob efeito de drogas. "Ele já tinha passagem pela polícia por agredir a mãe e ficou 45 dias internado por esse motivo. Ele precisa ficar interno para que seja ressocializado, até porque a avó dele (mãe da vítima) não o quer de volta em casa", comentou o delegado.

O exame tanatoscópico (que detecta a causa da morte) tem 30 dias para ficar pronto, mas sabe-se que a vítima, de 37 anos, foi esganada com a alça de uma bolsa pelo menor. De acordo com a Delegacia de Orobó, o corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Recife e não tinha perfurações de faca ou bala, mas uma marca no pescoço.

Segundo informações da Polícia Civil, o rapaz chegou a avisar a avó que a mãe estava passando mal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a mulher já estava morta, em casa. "O Gati (Grupo de Apoio Tático Itinerante) estava por perto e chegou rápido. Quando os policiais entraram na casa, ele (o suspeito) estava mexendo no celular e não reagiu ao ser levado", relatou Soares. O rapaz, que é filho único da vítima, chegou a postar uma mensagem para a mãe das redes sociais após a morte.

VÍTIMA - a mulher era natural de Orobó, havia morado em São Paulo, mas voltou ao município depois que ficou desempregada. Ela estava trabalhando na unidade de saúde local como auxiliar de serviços gerais.

Fonte: Folha de PE.