sábado, 31 de dezembro de 2016

LAÇOS DE FAMÍLIA: Em Casinhas, união política de irmãos vereadores garante Presidência da Câmara a Inácio do Toyota


O vereador mais votado (599 votos) de Casinhas, Inácio do Toyota (PSB) será o presidente da Câmara de Vereadores pelos próximos dois anos. Ele será da bancada da situação, ao lado de Isaías Barreto, Marcelo Andrade e da vereadora Amor de Maria Pires.

Em tese, não se elegeria, uma vez que o palanque adversário conquistou cinco das nove cadeiras. Everaldo do Catolé, Sinha do Junco, Gilberto do Posto, Magda Roberta e Marcos de Zé Cotia.


FAMÍLIA - 'o detalhe' desta eleição em Casinhas vai definir a eleição. Eleitos em palanques opostos, os irmãos Marcelo Andrade (416 votos) e Marcos de Zé Cotia (455), mas a partir deste primeiro de janeiro, a política não mais vai separar os irmãos, que seguem juntos nas duas casas, na da família e na Casa Manoel Veiga, sede do Legislativo.

Além de por fim a qualquer tipo de constrangimento que a atuação em campos opostos pudesse causar e de harmonizar politicamente a família, Marcos decidiu ingressar na base governita 'para ter condições de trabalho'.


A irmã dos vereadores, Mirian Rego, comemorou nas mídias sociais:
"Sabe o que é bom de nós ? É que ninguém vai nos separar. Amor de pais e filhos, foi assim que nossos pais nos criou", postou.

SEM CONDIÇÕES - a união política dos irmãos Marcelo e Marcos, destruiu totalmente os planos da candidata derrotada nas eleições, Rosineide Barbosa, que perdeu a reeleição para Prefeitura, mas pretendia controlar a oposição a partir da conquista da Presidência da Câmara. 



Agora, verá Inácio do Toyota ganhar com o voto decisivo de um até então aliado dela. Sem a máquina da Prefeitura e sem a estrutura da Câmara, a ex-prefeita fica numa situação política bem complicada. Daqui a alguns poucos meses, pode sofrer outra baixa nesse grupo.

Fotos: Facebook/Google.
Por Alberico Cassiano.

SEM ADVERSÁRIO : Fabrício Brito (PSB) será presidente da Câmara de Vereadores de Surubim, por aclamação


O vereador Fabrício Brito (PSB) será eleito por aclamação para o quinto mandato de presidente da Câmara de Surubim, neste primeiro de janeiro, quando tomam posse os treze vereadores da legislatura 2017-2020.

Apesar do recesso, a Câmara funcionou em plantão para possível registro de chapa concorrente, mas apenas uma chapa foi inscrita para a disputa. 

Com perfil discreto, Fabrício Brito articulou apoios importantes e garantiu a vitória numérica.   Candidato da prefeita Ana Célia Cabral (PSB),  tem voto de todos os vereadores da base governista:

PARCERIA: o empresário gera dezenas de empregos diretos, o que fortalece a imagem do político. Fabrício Brito é o candidato da prefeita Ana Célia.

Luciano Medeiros - Bomba (PSD), Véia de Aprígio (PSB), Fred Lafayete (PSD), Itamar Lira (PR), Nailton do Jucá (PSB) e Marco de Biu Machado (PSB).

Mesmo com a eleição assegurada por sete dos treze votos, político conciliador e com bom trâmite com os demais eleitos, articulou também votos da oposição.

Conquistou o respaldo dos colegas por conduzir a Casa Euclides Mota com independência e, sobretudo, por tratar todos os vereadores com igualdade, independente de partido ou lado.


A postura acabou fortalecendo o elo entre o presidente e os parlamentares, e a recíproca tornou-se verdadeira. Sem arestas com os colegas de Casa, soma apoios:

Líder das gestões petistas, o vereador dr. Vavá, deixou o PT e se filiou ao PDT, mas segue votando no 'amigo Fabrício' para Presidência.

Do mesmo palanque, o estreante Geraldo Lira (PTB) não só vota nele, como foi escolhido fazer parte da Mesa Diretora.

Mais votada pela oposição, Ivete do Sindicato (PT) , foi inclusive convidada para encabeçar uma chapa oposicionista mas recusou. Com aval do sindicato, vota no empresário.

Eleita pelo PTB, a vereadora Bana já declarou o voto ao ex-colega de Casa.

Como o PDT, após algumas reuniões, liberou o voto seus três parlamentares eleitos, os vereadores Anabel Medeiros e Micherlan do Mimoso tendem a seguir o colega de legenda, e votar em bloco para externar a união do PDT e do Legislativo.

GESTÃO DIFERENCIADA: como presidente, acolheu projetos da sociedade civil, a exemplo do 'Café com Poesia', proposto pela Associação de Letras e Artes de Surubim - Alas. 

Com isso, não será surpresa se o vereador presidir a Casa Euclides Mota, pelos próximos dois anos, legitimado pelos colegas das duas bancadas, e com até com o placar de 13 a zero.

Da Redação.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

CIVILIDADE: Relações públicas Roberto Pessoa é convocado para entregar 'a chave' da Prefeitura de Surubim à prefeita Ana Célia Cabral


Em Surubim, nem sempre os palanques são desarmados após as campanhas eleitorais. Com as disputas acirradas, os três meses entre o resultado da eleição e posse do vencedor, muitas vezes não são suficientes para cicatrizar as marcas deixadas pelo pleito. Quando o candidato adversário vence, a transmissão do cargo de um prefeito para o outro simplesmente não existe.

A posse, na verdade, acontece na Câmara de Vereadores, quando os novos parlamentares, a prefeita e o vice assumem, oficialmente. Em seguida, Ana Célia e Guilherme Nóbrega seguem para a Prefeitura, para assinar o temo de posse, no antigo livro assinado por todos eleitos para o Executivo. É quando "a chave do Palácio Monsenhor Luís Ferreira Lima' é entregue.

A transmissão sempre é cercada de um certo suspense de quem terá a simbólica missão de  'entregar o Prefeitura' ao adversário. Como as disputas por aqui sempre foram bem acirradas e grupos de oposição se alternaram no poder durante anos, não havia transição, e o novo gestor só tinha conhecimento da situação quando, literalmente, colocava os pés no prédio.

"Uma vez, um vigilante foi quem entregou. Em outra ocasião, uma auxiliar administrativo", recorda um funcionário municipal. Houve caso, inclusive, de prefeito que encontrou o prédio danificado por atos de vandalismo. "O gabinete do prefeito, na ocasião, quando a gente chegou, estava com as cortinas picotadas de tesoura e, como jogaram urina por todo canto, até nas calhas das janelas, quase a gente não conseguia entrar, por conta do mau cheiro impregnado, aquilo ali deve feder até hoje", recorda outro servidor.

Este ano tudo deve ocorrer dentro da normalidade. A equipe de transição já trabalha há dois meses no levantamento de dados e da situação da Prefeitura.

O prefeito Tulio Vieira (PT) e os secretários não estarão em Surubim, de acordo com a assessoria. Entretanto, o petista optou por uma saída técnica, e convocou o coordenador do Cerimonial da Prefeitura, o relações públicas Roberto Pessoa, para entregar a chave da prefeitura para a prefeita Ana Célia Cabral, neste primeiro de janeiro, pondo fim ao ciclo de 12 anos do PT na Prefeitura de Surubim.



Por Alberico Cassiano.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

DE CASINHAS OU 'DE CASA'? - Prefeito João Camêlo entrega metade das secretarias aos parentes


O prefeito eleito de Casinhas João Camêlo (PSB) teve como um dos principais motes de campanha, a promessa eleitoral de que, caso ganhasse, iria montar um time de secretários do próprio Município. O discurso era uma crítica direta ao palanque adversário, pois a concorrente Rosineide Barbosa, além de morar em Surubim, tinha auxiliares do primeiro escalão de outras cidades. 

Ao que parece, quando o então candidato dizia que os secretários seriam de Casinhas, estava usando também o sentido figurado. Passada a eleição, o prefeito eleito resolveu convocar da 'própria casa' metade dos futuros auxiliares. Dos seis secretários, três são parentes do prefeito:    

Secretaria de Administração e Finanças (FILHA) Isabella Barbosa Camêlo
Secretaria de Assistência Social – (PRIMA) Ediluce Barbosa Leal
Secretaria de Saúde(PRIMA) Gilsamary Interaminense Duda

O prefeito também anunciou nome do motorista Marlon de Ameida Andrade, para dirigir a Secretaria de Infraestrutura. Ele é filho do ex-vereador e ex-vice prefeito Vital Pedro de Andrade, o 'Índio', assassinado durante o mandato.

O técnico André  Ferreira, conhecido como 'André do Ipa' volta a ser titular na Secretaria de Agricultura, pasta que ocupou na segunda gestão João Camêlo.

Quem também volta ao primeiro escalão, para Secretaria de Educação, é a professora Verônica Geriz, que é vereadora na legislatura que se encerra, mas não se reelegeu. É um quadro técnico, que se destaca entre os convocados. Ela também foi gestora da escola de referência Severino Farias, em Surubim.  

Carismático, embora tenha sido eleito para um terceiro mandato de prefeito, João Camêlo nunca foi reconhecido como bom articulador. A condução política do segundo mandato é tida como desastrosa pelos próprios correligionários, pois ele acabou tendo que praticamente colocar a Prefeitura 'no colo' da principal adversária.

Com a desgaste da gestão Rosineide, as circunstâncias políticas praticamente fizeram o PSB ir buscar João em casa, para disputar, já como favorito. Mas, ao contrário do que possa imaginar, não foi eleito para ser o mesmo prefeito dos mandatos anteriores.

O eleitorado de Casinhas confiou no João Camêlo que já conhecia, mas na figura de perfil simples, no político carismático e popular, o oposto do 'perfil ostentação' da prefeita não reeleita. Mas o eleitor não deu a terceira chance para repetir ou cometer novos erros, sobretudo o desvio ético de lotear os cargos do primeiro escalão entre parentes.

Em quatro anos, período que Camêlo passou trancado 'no seu mundo em Oratório', cá fora, o mundão girou e evoluiu um bocado, e as pessoas de Casinhas também. As demandas da sociedade são outras e mais urgentes. O eleitor deu um recado muito sério nas urnas.  

Para simplificar, o prefeito eleito, pode, sem raiva, na paz, ao deitar a cabeça no travesseiro, fazer um exame de consciência: se imaginar novamente candidato, durante os meses de agosto e setembro, percorrendo os quatro cantos do município prometendo, de forma sincera:

"Se eu ganhar eleição, meu secretariado será todo de Casinhas. Vou nomear seis secretários, e três deles serão meus parentes. Preciso do voto de vocês. Vote em João Camêlo". 

E como perguntar não ofende, se João Camêlo tivesse dito o que está fazendo agora, antes, nos palanques, o povo teria dado credibilidade a ele? 

Assim, fazendo o que esqueceu de combinar com o povo, João Camêlo, assume a Prefeitura neste primeiro de janeiro, e como primeiro ato, emprega três parentes para ajudá-lo a administrar o que é público, no tão carente Município de Casinhas. 



por Alberico Cassiano.

BOLA PARA FRENTE: vereador Lúcio Fabrício se despede da Câmara de assume diretoria de Esportes do município

 
O contador e vereador Lúcio Fabrício, se despede da Câmara de Vereadores, ao término desta Legislatura, quando encerra o mandato conquistado com 697 votos, no pleito de 2012. Anteriormente, ele já havia sido secretário municipal. 

A partir da próxima semana, o ex-jogador, que mantém um trabalho social importante, em uma escolinha de futebol, assume a diretoria de Esportes do Município. 

Durante os quase quatro anos do primeiro mandato, apresentou 187 requerimentos e projetos de Lei, voltados para " transformação coletiva e a cobrança da implantação de serviços e melhorias na infraestrutura da cidade ", afirma.


Mesmo sendo da bancada governista, procurou manter uma postura firme no Legislativo, protagonizando discussões calorosas, inclusive com os colegas da situação, devido ao perfil critico e indagações que envolviam as falhas na gestão do governo Túlio Vieira (PT).

No Biênio 2012/2013 Lúcio Fabrício ocupou a vice presidência da Câmara. Tirou licenciou do mandato no inicio do ano de 2015 para ocupar a Secretaria de Governo do Município, mas deixou o cargo após três meses depois, alegando questões pessoais.

Nesta eleição não apoiou a reeleição do prefeito, e votou na candidata do PSB, Ana Célia Cabral. Encerrando essa semana o mandato, o vereador não se reelegeu, mas demonstra tranquilidade e confiança após o resultado das urnas. 


“Encerro mais uma etapa de minha caminhada, na política surubinense. Essa cidade que tanto estimo, da qual sou filho e pela qual sempre trabalharei. As novas estradas que se despontam em meus horizontes trazem desafios, mas é com gratidão e sensação de dever cumprido que me despeço do Poder Legislativo e dou inicio a mais uma caminhada dentro do Poder Executivo Municipal, colaborando e buscando inovações para o setor esportivo de Surubim. Desde já meu muito obrigada à todos amigos e amigas" , agradece o vereador.

A escolinha de futebol do ex-jogador e diretor do Surubim Clube, mantida desde 2011, atualmente, atende a 80 garotos entre nove e 15 anos, e começa a oferecer a mesma oportunidade o público feminino. Foi convocado para o time da prefeita eleita Ana Célia Cabral, por encarar esporte como instrumento de inclusão social e como política pública de proteção para os jovens. Tem muito trabalho pela frente.

Fonte: Assessoria de Imprensa. 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ana Célia Cabral 'oficializa' modelo de gestão técnica em parceria com Condepe/Fidem


A prefeita eleita de Surubim, Ana Célia Cabral (PSB), começou a operacionalizar a proposta para implantar no município o modelo de gestão nos moldes do "Todos por Pernambuco", implantado pelo governo do estado. 

O programa tem como alicerce o 'planejamento estratégico', e formata o governo com metas e monitoramento de ações. As ferramentas possibilitam, em tese, uma máquina pública menos travada e melhorias na oferta de serviços.   

Nesta segunda-feira(26) a prefeita, o vice, Guilherme Nóbrega, e a equipe de futuros secretários estiveram na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para conhecer o programa.


"A filosofia do programa consiste, principalmente, em aproximar o planejamento do orçamento, como forma de gerenciar os gastos públicos. O modelo consiste em planejar, implementar, checar e agir. Assim, a gestão mantém a eficiência e evita obras paralisadas ou não-realizadas. Assim faremos e, em breve, faremos o lançamento em Surubim.", afirmou a prefeita, por meio das mídias sociais.

O modelo de gestão técnica, com planejamento estratégico e monitoramento de mentas, ficou muito conhecido durante o governo Eduardo Campos, que, por sua vez implantou o formato trazido das gestões tucanas de Minas Gerais.

O formato será novidade em Surubim. Mais que isso, distancia Ana Célia do jeito Flávio Nóbrega de governar. Quem apostava que a socialista iria seguir à risca a cartilha do neo-companheiro e ex-petista assiste exatamente ao contrário.

Diferente do ex-prefeito, conhecido por ser extremamente centralizador, a prefeita aponta para o caminho inverso, montando um governo focado na gestão técnica e descentralizada.    

Assim, Ana Célia começa se impor enquanto liderança. Deixa o governo com a cara dela, puxa para si a responsabilidade da gestão e do comando da equipe, e assume os riscos dos acertos e dos possíveis erros.


É um posicionamento político importante, pois se vacina de, 'futuramente', ter dado certo por seguir determinada 'receita de governar', ou, ao contrário, de 'não' ter acertado porque 'não seguir' determinada 'bula de gestão'.

Após as calejadas derrotas para o PT, Ana Célia mostra que assimilou bem a liturgia dos governos socialistas, que a acolheu em seguida, quando ocupou cargos executivos importantes, inclusive. Deixa evidente que agrega apoios, mas que não vai implantar nenhum modelo de gestão que tenha passado pela Prefeitura, sobretudo o petista dos últimos doze anos

Logo, aquela conversa insistente de 'Surubim vai voltar, Surubim vai voltar..." fica distante. A prefeita eleita expõe que as maiores inspirações da gestão Ana Célia serão os governos Arraes e Eduardo Campos, e que não tem 'guru' local.

Mas isso era mais do que previsível, afinal se 'Arraes e Eduardo' fizeram 'a cabeça de Ana Célia durante anos, fica difícil imaginar uma liderança local capaz de desfazer o modo de 'pensar uma gestão' da prefeita eleita.

por Alberico Cassiano.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CASINHAS: dois homens são assassinados ao irem pegar água em açude


Dois homens foram encontrados mortos, na manha desta terçã-feira (27), nas margens de um açude, no Sítio Serra Verde, zona rural do município de Casinhas. De acordo com informações da Polícia Militar, um deles era ex-presidiário. 

Josué Pessoa Silva Neto, 29 anos, conhecido como 'Negão" havia sido preso em Olinda, na região Metropolitana do Recife, por tráfico de drogas. Estava fora do presídio desde novembro e estava trabalhando como servente de pedreiro. Não há informação se Ediclésio da Silva Belquior, 20, anos, conhecido como Deca, teria alguma passagem pela Polícia.

efetivo ao fazer rondas, foram informados que na cidade de
CASINHAS, havia um duplo homicídio, no Sítio Serra Verde, no local, foi
constatado o fato, onde as vítimas estavam ao lado de um açude
comunitário, onde foram buscar água com baldes e um carro de o e
elementos desconhecidos, aparecem de repente e começaram a atirar
nos dois, atingindo várias partes do corpo, que morreram no local, a
vítima Josué é ex-presidiário e estava fora do presídio desde de
novembro, a outra vítima Ediclécio, trabalhava como servente, segundo
informações de populares, que os populares não souberam informar
quem foram os assassinos. Foi feito o isolamento do local ate a chegada
da policia civil. O corpo foi encaminhado ao IML. do NIS da vítima

065315, da 2° vítima 065313
Os dois teriam sido surpreendidos ao irem buscar água no açude, no início da manhã, e acabaram mortos, vítimas de disparos de arma de fogo. Foram encontrados 'tambores' plásticos, utilizados para carregar água, e um carro de mão, próximos aos corpos. 

"O 'Deca' foi alvejado por um disparo no rosto, provavelmente de grosso calibre e outras perfurações na parte de traz da cabeça, talvez de um calibre menor. O outro, conhecido por 'Negão' foi alvejado por um disparo de arma de grosso calibre, na região da orelha", informou o tente coronel Souza Filho, comandante do 22o batalhão da PM, que conversou com nossa reportagem.

Os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.

efetivo ao fazer rondas, foram informados que na cidade de
CASINHAS, havia um duplo homicídio, no Sítio Serra Verde, no local, foi
constatado o fato, onde as vítimas estavam ao lado de um açude
comunitário, onde foram buscar água com baldes e um carro de o e
elementos desconhecidos, aparecem de repente e começaram a atirar
nos dois, atingindo várias partes do corpo, que morreram no local, a
vítima Josué é ex-presidiário e estava fora do presídio desde de
novembro, a outra vítima Ediclécio, trabalhava como servente, segundo
informações de populares, que os populares não souberam informar
quem foram os assassinos. Foi feito o isolamento do local ate a chegada
da policia civil. O corpo foi encaminhado ao IML. do NIS da vítima

065315, da 2° vítima 065313



da Redação, com informações do Blog Casinhas Agreste (FOTOS).