sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vereador Lúcio Fabricio tira licença e desabafa: "que base é essa que vive de conchavo e de fofoca? “


Alegando “razões pessoais”, o vereador Lúcio Fabrício (PTC) está se licenciando pela segunda vez, entretanto, agora não se afasta para assumir nenhum cargo na gestão municipal. Em janeiro desse ano, ele deixou a Câmara para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura de Surubim. Deixou o cargo quatro meses depois e reassumiu o mandato.

Na sessão da noite desta quinta-feira (27), o parlamentar, que faz parte da bancada de sustentação do prefeito, não poupou críticas aos assessores próximos e integrantes da equipe de Túlio Vieira(PT). “É um bando de puxa-saco. Não tenho nada contra o prefeito, mas tem que escutar os vereadores. Mas que base é essa, que vive de conchavo e de fofoca? “, questionou.

Enfático , o vereador externou a possibilidade, inclusive, de não disputar a reeleição. "Tem que respeitar. Eu estou vereador até 2016, depois só o povo pode decidir. Não sei nem se vou ser candidato, posso até não ser. Mas isolam, convidam as pessoas do PTC, e dizerem ‘deixa Lúcio aí, sozinho'. Não me convidam para nada, mas se o prefeito me convocar, eu vou, se me chamarem 'vamos ali’ , eu vou”, desabafou.
   
A licença desta vez está prevista para durar um mês, mas pode ser prorrogada.  A partir da sessão da próxima quinta-feira, assume a vaga, o suplente Carlos Roberto(PTC). 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PM ganha reforço de motos da Rocam para combater assaltos no comércio de Surubim


A segurança ganhou um reforço com o aumento no número de viaturas na frota do 22º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Surubim, tendo como destaque sete motos da Rocam, que serão utilizadas, sobretudo, para tentar conter o número de assaltos ocorridos no comércio da cidade.

Com as motos a polícia ganha em mobilidade. “No assalto ao magazine Luiza, o policiamento chegou no tempo adequado, mas a perseguição a moto por viatura é difícil. Com o patrulhamento conjunto, das motos com as viaturas, teremos uma resposta mais ágil no policiamento ostensivo”, destaca o subcomandante do batalhão, major Edvaldo Oliveira.    



A Rocam vai atuar, prioritariamente, em Surubim, embora possa ser utilizada em ações nos outros sete municípios atendidos pelo 22º batalhão (Vertente do Lério, Casinhas, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Machados e São Vicente Férrer) . “O município é um pólo comercial, com 75% da população na zona urbana, numa região com cerca de 70 mil habitantes”, frisa o comandante do 22º, tenente-coronel Marco Aurélio.



SEM TRUCULÊNCIA -   o comandante do 22º batalha da PM em Surubim, Marco Aurélio, comenta ainda que o treinamento diferenciado dos policiais da Rocam e do Gati, não significa que a atuação dos militares seja truculenta, sobretudo nas comunidades mais carentes.

  “O treinamento é diferenciado, é a tropa especializada da PM, mas o padrão da abordagem é o geral. Nenhuma escola educa para truculência. Não existe orientação de nenhuma academia, de nenhum comando para que se use do desrespeito, nem com o pobre nem com ninguém. Até o bandido tem que ser tratado com dignidade. Temos que ser profissionais, até quando há resistência. Não podemos agir com emoção”, orienta.      
     
O reforço no policiamento contar ainda com a atuação do Gati, e outras quatro viaturas em Surubim e uma viatura em cada município da área do batalhão, totalizando 22 viaturas.

Fotos : Genival Siva (1,2,3,4,5) Carlos Galhardo (6,7)

Prefeita de João Alfredo também é candidata do Governador


A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (ex-PTB), faz parte, oficialmente da base do Governo Paulo Câmara. Ela se filiou ao Partido Social Democrático, PSD, em evento político, neste final de semana, com a presença do secretário das Cidades, André de Paula, presidente da legenda no estado.




A filiação é estratégica, para a eleição municipal de 2016. Ao ingressar na base governista, a prefeita neutraliza o discurso de “candidato do governador” do seu vice, José Martins (PSB), que está rompido e pretende estragar o projeto de reeleição da gestora.
 



O encontro fortalece o PSD no Agreste Setentrional, que já tem no seu quadro de filiados o prefeito de Orobó, Kléber Chaparral, que prestigiou a filiação da colega. Maria se filiou com boa parte do grupo político, entretanto alguns vereadores de seu palanque aguardam o desenrolar da reforma política que tramita no Congresso Nacional, para não infligirem na lei da fidelidade partidária e se tornarem inelegíveis.  

domingo, 23 de agosto de 2015

60 mil devem visitar a Exposição de Animais de Surubim

Exposição comemora 40 anos.
Termina neste domingo(23) a 40ª Exposição de Animais de Surubim, no Parque de Exposição senador Antônio Farias, com cerca de 400 animais expostos, dos estados de Pernambuco, Alagoas e do Rio Grande do Norte. O evento reúne 16 expositores de aves, caprinos, ovinos e bovinos, sendo que 180 animais serão julgados. Este ano, a exposição homenageia o pecuarista Nilton da Mota Silveira, e deve reunir 60 mil pessoas, nos quatro dias do evento, que conta ainda com feiras, palestras, shows e apresentações culturais.













SERVIÇO : 40ª Exposição de Animais de Surubim
Data: 20 a 24 de agosto
Local: Parque de Exposições Senador Antônio Farias
Promoção: Sociedade dos Criadores de Surubim
Total de animais participantes: 400
Animais julgados: 180
Público estimado: 60 mil pessoas (nos três dias)
Total de expositores (PE, AL, RN): 16 (Aves, caprinos, ovinos e gado)
Homenagem: O senhor Nilton da Mota Silveira.

Programação
Dia 20 (quinta-feira)
Abertura
20h - Abertura Oficial. Coquetel (para convidados).

Dia 21 (sexta-feira)
Manhã e tarde - Julgamento de Equinos e Bovinos.
Show às 22h: Marcílio Azevedo e Forrozão Chinelar.

Dia 22 - Sábado
Manhã e tarde - Julgamento de Equinos e Bovinos.
Show às 22h: Mastigados do Forró e Cavalo de Aço

Dia 23 - Domingo
15h - Desfile dos Animais e entrega de trófeus aos vencedores
17h - Encerramento Oficial da Exposição. 
Shows às 17h: Manos do Forró e Forró Masseta.

Fotos : Adenísio Lemos , Fátima Almeida , Nilton Mota (Divulgação; Facebook)


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Surubim mobilizado pela reabertura do Fórum do Trabalho



Com a #‎juntosfazemosmais‬ no seu perfil do facebook, o secretário de Planejamento, Danilo Cabral (PSB), encerrou uma postagem na qual aparece com o prefeito Túlio Vieira(PT), e representantes da OAB-PE, em audiência com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dra. Gisane Barbosa. Em pauta, a possível reativação do chamado Fórum do Trabalho em Surubim,

Desde o dia 1o de agosto, a Justiça decidiu fechar posto de atendimento que funcionava em Surubim, alegando corte de despesas e pouca demanda. O Fórum funcionava com quatro funcionários, sendo que dois seriam pagos por prefeituras da região. O presidente da OAB em Surubim, Carlos Fernandes, criticou o fechamento, afirmando inclusive ter "faltado empenho dos nosso políticos para tentar reverter a decisão".



O texto, publicado na sua página, o secretário destaca a mobilização: "Participamos, junto com o presidente da OAB/PE, Pedro Henrique, e o prefeito de Surubim, Túlio Vieira, de audiência com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, dra.Gisane Barbosa. Na oportunidade, entregamos a presidente do TRT-PE, em nosso nome e do deputado estadual Nilton Mota, documento defendendo a Justiça do Trabalho na cidade de Surubim, Tentamos sensibilizar a Corte Trabalhista pela não extinção do Termo Judiciário de Surubim. Se a medida for levada adiante, causará um prejuízo não só ao município, como a toda sua região. Nos colocamos à disposição para encontrarmos uma soluçãoque não prejudique a população da região", afirma.


O Fórum da Justiça do Trabalho está com as atividades suspensas em Surubim desde o dia 1o de agosto. Além de Surubim, atendia Taquaritinga do Norte, Vertentes, frei Miguelinho, Casinhas, Vertente do Lério e Santa Maria do cambucá, totalizando uma população superior a 150 mil pessoas. O atendimento passa a ser feito em Limoeiro, cujo deslocamento acarreta muito transtorno para o cidadão, sobretudo o das comunidades rurais mais distantes.

No perfil do prefeito Tulio Vieira, no facebook, não nenhuma postagem referente a este encontro.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

2016 está aí mesmo: 31 DICAS PARA CAMPANHA ELEITORAL! por Maurício Romão



1. O fracasso é certo quando se tenta agradar a todo mundo. Escolha o seu lado, o seu discurso.
2. O seu adversário de votos é quem pensa como você ou se dirige ao mesmo perfil de eleitor.
3. O seu antagônico é atacado só para lhe dar nitidez.
4. Primeiro o eleitor decide em quem não se deve votar. Ajude.
5. Eleição é como lavoura. Os meios de comunicação irrigam. Mas só o contato direto semeia. As redes sociais são contatos diretos.
6. Candidato que se explica, perde.
7. Tenha sempre a iniciativa. Jogue com as “brancas”.
8. Discuta só o tema que você propôs. O tema proposto pelo adversário deve ser simples ponte para você chegar ao seu.
9. Defina o “inimigo”. Depois dê nitidez a ele. Só você pode desmontá-lo.
10. Candidato tem que se comprometer.
11. Em debates perguntar é sempre mais arriscado que responder. Na resposta você fala por último. A pergunta tem que imobilizar o adversário e impedi-lo de mudar de tema.
12. O tema honestidade é visto pelo eleitor de outra forma. O tema certo é CONFIANÇA.
13. Primeiro se reconquista o seu eleitor. Depois o indeciso.
14. A comunicação de campanha tem que mostrar que os valores do candidato são os mesmos do eleitor. Valores e crenças básicas são a base da campanha.
15. O desafio das campanhas é fazer com que se sonhe.
16. A linguagem do marketing político é a do marketing de valores, e não do marketing comercial.
17. Candidato tem que ter CRENÇA.
18. O eleitor quer votar racionalmente, embora com pouca informação. Ou seja: relaciona causa e efeito.
19. O centro é o alvo, não é o ponto de partida. Ou seja, se parte desde posições nítidas para se atingir espaços políticos de centro.
20. O voto mistura crenças e conjuntura. Esquecer quaisquer das duas é perder a eleição.
21. Cuidado com os fotógrafos em campanha.
22. Só divulgue a agendam que interessa.
23. As pesquisas mexem com o animus de campanha. E com o financiamento.
24. Não ataque diretamente. Use –ouvi falar-  -dizem-  -soube-  ou na TV usar locutor ou testemunhais.
25. Os ataques devem ser desconcertantes, surpreendentes. As agressões –gritos e palavras chulas- ofendem o eleitor.
26. Ataque mantendo a serenidade, a tranquilidade.
27. Quase sempre ganha o candidato mais determinado.
28. Currículo não ganha eleição. O que ganha eleição é capacidade de desenvolver a campanha. É a campanha.
29. O eleitor decide em termos de Fla x Flu. Polarize a eleição. Deixe claro contra quem você é candidato. 
30. O eleitor vota pragmaticamente. Ele sabe como usar as pesquisas. O voto útil é fundamental e já ocorre no primeiro turno.
31. Não ataque todas as candidaturas no primeiro turno. Você precisará de uma delas –pelo menos- no segundo turno.

Maurício Costa Romão
http://mauricioromao.blog.br