Páginas

domingo, 12 de setembro de 2021

Bom Jardim integra projeto do Marco Pernambucano da Moda para fortalecer indústria da confecção no município


Bom Jardim está dando um passo importante para impulsionar a indústria da Confecção no município. Na verdade, dois passos. É que a Cooperativa de Trabalho Imperial de Confecções e a empresa Jefferson Cleiton da Silva Santos foram selecionadas para participarem do projeto de incubação do Marco Pernambucano da Moda, que oferece consultoria técnica especializada para potencializar os negócios.

A prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, articulou a parceria para inserir Bom Jardim no polo de confecção do Agreste, de maneira cada vez mais forte e consistente. “É ação prioritária da gestão do prefeito, professor Janjão, gerar empregos, e uma excelente oportunidade para esta meta é o fortalecendo a indústria da confecção em nosso município. Para nós é motivo de alegria dois projetos de Bom Jardim serem selecionados para este programa de incubação, porque vai possibilitar o crescimento do setor de forma consistente”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Célio Borges.

COOPERATIVA – a Cooperativa Imperial conta com 28 cooperados, e produz mais de cinco mil peças por mês, para duas marcas de roupas infantis, e tem como principal objetivo criar a própria marca. “Hoje a cooperativa gera renda e movimenta o comércio local, resultando assim em melhores condições de vida e perspectivas de futuro para nossos cooperados”, afirma o presidente, José Amorim. Ele disse ainda que, durante a pandemia, a cooperativa produziu 50 mil máscaras, sendo vinte mil compradas pela Prefeitura de Bom Jardim.

FAMÍLIA – os irmãos empreendedores Jéfferson Cleiton e Flávia Thaís possuem confecção no Umari e, com nove máquinas, atendem duas empresas de Surubim. Juntos, querem potencializar a marca própria que criaram, a 'Quatro Estações" e tem como meta lançar quatro coleções por ano. "Eu acredito muito no meu potencial e no do meu irmão. Ele é um estilista autodidata, eu sou muito perfeccionista. Eu creio que vai ser um sucesso”, diz a empresária. "Acredito que, quando se tem o apoio, tudo flui melhor”, acrescenta o empreendedor.

SELEÇÃO - O projeto de incubação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é gerido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, com financiamento da Petroquímica Suape e BNDS. A edição 2021/2022 teve 40 projetos inscritos, sendo do 20 selecionados, oito do Agreste e doze da região Metropolitana do Recife, que receberão consultorias individuais e coletivas nas áreas de gestão, produção, produto, marketing e comercialização, ministrados por especialistas, com larga experiência de mercado.

ESTRUTURA - Além disso, as iniciativas incubadas poderão utilizar a infraestrutura disponível nas unidades do Marco Pernambucano da Moda em Olinda e Caruaru. A estrutura abriga uma incubadora de empresas de design de produtos de vestuário, acessórios, têxteis e ambientes, bem como espaço para venda dos produtos, e ainda para profissionalização da criação e empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar aos estilistas.

PARCEIROS - O Marco é um dos projetos do NTCPE, organização social sem fins lucrativos fundada pelo Sindicato da Indústria Têxtil de Pernambuco, o Sindicato da Indústria de Confecções de Pernambuco e a Federação das Associações Comerciais e Empresarias de Pernambuco (Facep), com a participação direta de instituições ligadas à cadeia têxtil e de confecções, como o Sebrae, Senai, Senac, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O projeto tem articulações com o Programa ProAPL (Arranjo Produtivo Local) de Confecções gerido pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep); o Armazém da Criatividade do Porto Digital, organizações ligadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco; com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADDiper), realizadora da Feira de Negócios de Artesanato do Nordeste (Fenearte).

Fotos: Divulgação
Da Assessoria de Imprensa.