quarta-feira, 5 de julho de 2023

Artesãos do Cabo e de Ipojuca expõem produtos na Fenearte com apoio de Suape


O Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos patrocinadores e expositores da 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior evento do ramo na América Latina. A estatal portuária ocupará área correspondente a quatro estandes, que serão utilizados por 21 artesãos residentes em sete comunidades do território estratégico da empresa. Com o tema Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos, a feira acontece desta quarta-feira (5) até o dia 16 de julho. Nesses dias, são esperadas 300 mil pessoas no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

Os empreendedores apoiados por Suape vão expor e colocar à venda peças em madeira, produtos de beleza confeccionados à base de argila medicinal, sabonetes ecológicos, bolsas, roupas de cama, mesa e banho; além de gêneros alimentícios não-perecíveis e criações exclusivas. Localizado na Rua 20, uma das principais da feira, os boxes que formam o estande de Suape têm a seguinte numeração: 540, 541 e 542. Os horários de funcionamento são os seguintes: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 22h.

“Como empresa pública alinhada à Agenda ESG, promovendo o desenvolvimento econômico em equilíbrio com a sustentabilidade, Suape não poderia ficar de fora de um dos mais importantes eventos culturais e de empreendedorismo do país. É uma honra para nós apoiarmos a realização da Fenearte e viabilizarmos a participação de artesãos do nosso território estratégico no evento, onde o público poderá conferir parte dos resultados das ações socioambientais desenvolvidas nas comunidades”, afirma o diretor-presidente da estatal, Marcio Guiot.


Os empreendedores selecionados para participar da Fenearte representam as seguintes comunidades: Serraria, Gaibu, Vila Nazaré, Cepovo, Massangana e Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho; e Vila Califórnia, localizada em Ipojuca.  “A participação das comunidades na Fenearte conta com apoio da Diretoria de Sustentabilidade, que designou uma equipe para se dedicar integralmente a receber os artesãos e prestar todo o apoio necessário durante o evento”, ressalta o coordenador de Articulação Social da empresa, Paulo Teixeira.

Para a empreendedora Orlanda Maria, da comunidade de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho, a participação na feira ajuda bastante na divulgação dos seus produtos. “Esta é a terceira vez que estarei na Fenearte com o apoio de Suape e os benefícios são muitos, entre eles a visibilidade que a gente ganha”, ressalta.

Moradora da Praia de Gaibu, também no Cabo de Santo Agostinho, a artesã Gicelia Maria ressalta a importância dos projetos sociais encabeçados pela estatal e destaca o Tô na Feira. “Depois desse projeto, melhoramos em 100% a qualidade e a variedade da nossa produção de cosméticos à base de argila. Aprimoramos nossa técnica com apoio e incentivo de Suape e hoje estamos no maior evento de artesanato da América Latina. Estamos muito felizes”, salienta, empolgada.

TÔ NA FEIRA: Criado em 2017, o projeto Tô na Feira tem por objetivo fortalecer a relação de Suape com as comunidades do território estratégico, gerando renda e fomentando o empreendedorismo na economia local. É uma oportunidade para os agricultores e artesãos divulgarem e comercializarem os produtos, que são vendidos para os colaboradores de Suape das indústrias que fazem parte da zona industrial.

Fonte: Assessoria de Imprensa.