terça-feira, 26 de julho de 2022

PV oficializa candidatura de Gilmar Júnior para Deputado Estadual


Agora é oficial. Gilmar Júnior,  Presidente licenciado do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), é candidato a Deputado Estadual pelo Partido Verde. A oficialização ocorreu nesta terça-feira (26), durante a convenção partidária que apresentou os postulantes da Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PC do B) à Alepe e à Câmara dos Deputados. A cerimônia lotou o auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Entre as bandeiras de luta de Gilmar estão a valorização dos profissionais de enfermagem e a luta por uma saúde pública de qualidade. “Chegou um momento em que entrar para a política passou a ser inevitável. Dava para ouvir a necessidade dos meus colegas da enfermagem de ter uma representação política em cada grito, cada suor e cada lágrima derramada em nossa luta por dignidade. Um profissional de enfermagem nunca ocupou um assento na Assembleia Legislativa e Pernambuco precisa de espaços democráticos. Democracia é representatividade! Como já disse Chimamanda Adichie", ressalta Gilmar.

A cerimônia também oficializou a candidatura a Deputado Federal do presidente estadual do PV e, atualmente, Deputado Estadual, Clodoaldo Magalhães. Antes da convenção, Clodoaldo ressaltou a importância da participação de Gilmar Júnior no pleito eleitoral. "A candidatura de Gilmar é fundamental para fortalecer a voz da enfermagem, fortalecer a luta em defesa dos direitos da categoria. É fundamental termos na Alepe uma voz que defenda esses profissionais, que são tão importantes para assistência à saúde".

Formado em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco e especialista em Saúde Pública, Gilmar Júnior tem 40 anos e pela primeira vez tenta ocupar uma cadeira no legislativo estadual. Nascido em Limoeiro, interior do estado, ele criado no bairro do Ipsep, zona sul do Recife, onde desde cedo teve contato com as mazelas e desigualdades sociais. Em 2020 foi eleito presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, onde há 17 anos ocupa o cargo de Enfermeiro Fiscal. Nos últimos anos, Gilmar esteve diretamente ligado a luta pela aprovação do Piso Salarial dos profissionais de enfermagem, que aguarda sanção presidencial. Apesar da forte representação junto aos profissionais da categoria, Gilmar pretende defender direitos das minorias e ações voltadas a sustentabilidade.

"Vejo que eu posso cuidar dos meus colegas da enfermagem e de outras categorias, da saúde pública, do povo pobre, das mulheres, da população LGBTQIAP+, dos profissionais que colocam à margem, dos enfermos que buscam o básico: saneamento e pão, como bem faz um enfermeiro de plantão. Um nome novo, com história de luta desde que me entendo de gente, para cuidar do tão lutador povo pernambucano, com a força de quem luta pela vida”, define Gilmar.

Da Assessoria da Imprensa.