terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Aplicativo coloca Porto de Suape na palma da mão

Aplicativo do Programa de Inovação de Suape traz Informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, projetos socioambientais e outros itens


A comunidade portuária e a população em geral dispõem agora, na palma da mão, de nova ferramenta com as principais informações sobre o Complexo Industrial Portuário de Suape. Produzido pela Diretoria de Planejamento e Gestão da empresa, o App Suape reúne informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, projetos socioambientais, relação das empresas instaladas no território, além de notícias da estatal e uma gama de outros elementos disponíveis no site oficial.

O lançamento do App aconteceu na manhã desta terça-feira (25/01), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife, capital pernambucana, e contou com a participação presencial do professor fundador do Centro de Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira; do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu; e dos diretores do Porto de Suape, Francisco Martins (Planejamento e Gestão) e Paulo Coimbra (Gestão Portuária).

Devido às restrições impostas pela pandemia, o lançamento seguiu todas as determinações sanitárias em vigor, como capacidade de público limitada a 50%, distanciamento social, uso obrigatório de máscara e apresentação do passaporte de vacinação contra a covid-19. Entre os convidados presenciais, estavam empresários do setor portuário, jornalistas e representantes da Marinha do Brasil.


A transmissão foi realizada no canal oficial de Suape no Youtube para que todos os convidados pudessem ter acesso à novidade. O aplicativo é o primeiro produto do Programa de Inovação de Suape, que deverá transformar o atracadouro pernambucano em um dos mais modernos do país. Outra ação importante do programa é a parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), para o desenvolvimento de ferramenta que será a base do Port Community System (PCS), já usado em vários atracadouros do mundo e que tem por objetivo aperfeiçoar o fluxo de dados e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos nas operações portuárias.

 A grande novidade do App é o monitoramento das atividades portuárias em tempo real. Atrelado ao "Marine Traffic", serviço online de rastreamento de navios usado em todo o mundo, a função consegue, por exemplo, determinar e apontar em um mapa quantas embarcações estão a caminho de Suape e informações relevantes, como o tipo de carga transportada, previsão de chegada, últimos portos onde atracaram, além de uma série de dados relevantes que facilitam a logística das operações em terra.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: “A indústria naval vem se aprimorando e precisamos acompanhar esse desenvolvimento. A implantação desse aplicativo é um importante passo para Suape, pois a realidade atual, na qual o funcionamento dos portos se mostra tão essencial para o abastecimento da população, só reforça a necessidade de darmos seguimento a esse processo de transformação digital e consolidação de Suape, não apenas como um dos principais hubs logísticos do país, mas também um dos mais inovadores”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.

O aplicativo também mostra os navios que já estão atracados ou fundeados no porto e as operações em andamento. "O lançamento do App Suape é a socialização das ferramentas que foram desenvolvidas a partir do SuapeGeo, que faz o monitoramento dos navios com destino a Suape. Esse tipo de informação está sendo disponibilizada ao público, gerando impacto direto na competitividade e ganho de produtividade para os operadores portuários, que saberão dia, hora e minuto em que as embarcações vão chegar", explica o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins.

 De acordo com o coordenador de Informação Territorial da empresa, José Gleidson Dantas, o SuapeGeo é uma plataforma já utilizada pela empresa. “E composta por um arranjo de tecnologia de geoprocessamento e geolocalização voltado para estudos e informações sobre os territórios continental e marítimo de Suape, que apoia as operações e a tomada de decisão em diversas esferas”, pontua.

TEMPO REAL: "Além de todas as informações do porto em tempo real, vamos disponibilizar outras seções no aplicativo que são igualmente relevantes. Em uma delas, apresentaremos os projetos socioambientais de Suape, desenvolvidos sob a ótica das boas práticas ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Suape não é só o porto. Nós cuidamos do meio ambiente e das comunidades inseridas no complexo com variados projetos, que serão apresentados à população através do aplicativo", reforça o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

Para quem necessita das informações para tomada de decisões que impactam nos negócios, o aplicativo traz uma série de benefícios. "Com ele, Suape está na vanguarda e se equipara aos portos mais modernos do mundo. A informação 'just in time' beneficiará o importador, o exportador, o armador e todo o setor portuário. É uma ferramenta vital para agregar valor para o desenvolvimento de Suape. Hoje, tudo depende de informação e isso traz muitas vantagens. Com isso, você vai administrar o tempo, o custo do navio e de toda a operação", salienta Manoel Ferreira, diretor-presidente da Agemar, holding de referência no Nordeste no ramo de infraestrutura e logística.

O App Suape já se encontra disponível para download na plataforma Android. Para quem utiliza o sistema iOS, o aplicativo estará na App Store nos próximos dias.

LINK PARA ACESSAR O APLICATIVO

https://experience.arcgis.com/experience/1de77607cc584d0482cc3e5ea96a09ac/page/Bem-vindo!/


Fotos: Lucas Medeiros.
Da Assessoria de Imprensa.