quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Alepe aprova Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural


Possibilitar a permanência dos jovens nas áreas rurais para garantir a continuidade da produção da agricultura familiar. Esse é o objetivo do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural, aprovado pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta.

A matéria prevê diversas diretrizes, entre elas, que os jovens tenham acesso a serviços públicos no campo, incluindo esporte, lazer e cultura, além de oportunidades de trabalho e renda. Assim, espera-se diminuir a migração para as grandes cidades em busca de emprego e qualidade de vida, o que impacta a produção agrícola e a oferta de alimentos.

Relatora do texto na Comissão de Desenvolvimento Econômico, a deputada Simone Santana, do PSB, defendeu a proposta.  “Esse projeto, ele é de extrema importância porque ele vai promover a fixação do jovem que tem uma tradição na área rural no seu ambiente, então, é de extrema importância, são várias considerações que são feitas nesse Plano que, por todas essas razões, nós somos pela aprovação.”

A vigência do Plano deve ser decenal, com revisões previstas a cada quatro anos. A aprovação foi por unanimidade nos dois Colegiados que fizeram a análise. Trata-se de um projeto de lei de autoria do deputado Doriel Barros, do PT, que recebeu substitutivo na Comissão de Justiça.

As reuniões foram feitas virtualmente e os vídeos completos estão disponíveis no canal da TV Alepe no Youtube.

Foto: reprodução / Google.
Da Rádio Alepe.