terça-feira, 28 de setembro de 2021

UFPE divulga número de vagas, pesos e notas mínimas para processo seletivo Sisu 2022 para graduação presencial


A Universidade Federal de Pernambuco ofertará 7.012 vagas no Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para ingresso em 105 cursos de graduação. Serão 40 vagas a mais na comparação com o Sisu 2021, correspondentes ao novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser oferecido no Campus Caruaru. O quantitativo total foi aprovado, na última sexta-feira (24), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), durante reunião remota. Também foram aprovados os pesos e as notas mínimas a serem aplicados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que será utilizado para a seleção do próximo ano.

As vagas serão destinadas aos cursos de graduação presenciais dos campi Recife (5.522 vagas), Caruaru (1.060 vagas) e Vitória (430 vagas), com ingresso em 2022 por meio do Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a UFPE. Metade do quantitativo total será reservada às cotas.

As provas do Enem 2021 serão utilizadas integralmente na seleção da UFPE. A nota final, para efeito de classificação, será obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. As notas mínimas (ponto de corte) foram ajustadas pelos cursos da UFPE.

As normas para inscrição no Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão estabelecidas em editais complementares da Universidade. Já o cronograma do Sisu 2022 será definido pelo MEC e divulgado pelo ministério e pela UFPE.

Não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura, Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena. Esses serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, artigo 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

ENGENHARIAS CTG (RECIFE) – Os candidatos classificados no conjunto Engenharias CTG (Recife), via Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, ingressarão no primeiro ano do ciclo básico dos cursos, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos. Fazem parte das Engenharias CTG (Recife) os seguintes cursos: Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia de Telecomunicações.

INCLUSÃO REGIONAL – Ainda no âmbito do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, o Cepe aprovou a reafirmação do Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do Campus Recife para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem: 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; 7% para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco; e 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

As resoluções aprovadas pelo Cepe sobre o Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão publicadas no Boletim Oficial da UFPE em breve.

Da Agência de Notícias Ascon - UFPE.