segunda-feira, 5 de julho de 2021

Recife libera vacinação contra covid para pessoas a partir de 37 anos e vai bloquear quem não tomar vacina por recusar marca


O grupo de pessoas que podem se vacinar contra a covid-19 será ampliado na capital pernambucana. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5), no drive-thru do Tribunal Regional Federal (TRF), no Cais do Apolo. O prefeito João Campos informou que os moradores do Recife com 37 anos ou mais poderão fazer o agendamento, a partir das 12h de hoje, no site ou aplicativo do Conecta Recife para receber a vacina. A imunização desse novo público já começa nesta terça-feira (6).

O município também anunciou que vai implementar um bloqueio para quem recusar marca de imunizante só poder reagendar dali a 60 dias, uma forma de evitar os "sommeliers" de vacina. O Recife tem disponíveis os imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen. Para evitar o caso de pessoas que ficam escolhendo uma marca específica, a prefeitura afirmou que está criando uma espécie de bloqueio.

"No nosso sistema do Conecta Recife, para as pessoas que se recusarem a tomar a vacina, a gente vai colocar um gatilho para que ela só possa reagendar para 60 dias depois. A gente vai implementar nessa semana ainda", prometeu o prefeito. Segundo João Campos, os profissionais que atuam nos pontos de vacinação vão ter como sinalizar no sistema a recusa das marcas, de forma a não prejudicar quem por algum motivo não pode comparecer.

“Com essa nova abertura são 81 mil pessoas aqui da nossa cidade que poderão fazer agora o agendamento. Lembrando que abre hoje, ao meio-dia, no Conecta Recife e a vacinação começa a partir de amanhã. Com isso a gente consegue avançar ainda mais, a gente tem visto que os números estão melhorando da pandemia, é preciso manter o distanciamento, o cuidado, as recomendações sanitárias mas com certeza o principal elemento para garantir essa redução de internamentos e de casos graves é o avanço da vacinação”, declarou João Campos. “A gente agora está com 23 pontos de vacinação entre centros e drive-thrus. Nós abrimos mais dois na última semana no Carrefour da Torre e na Católica, onde já tinha um centro e a gente abriu a modalidade drive-thru também”, lembrou ele ainda.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas incluídas neste grupo devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

PONTOS DE VACINAÇÃO - A Prefeitura disponibiliza 23 pontos de vacinação na cidade, entre centros e drive-thrus. Nesta segunda (5), um novo centro começará a funcionar, na UniNassau, nas Graças. Os demais estão localizadas na Unicap (Boa Vista); na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre). Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30.

Da Prefeitura do Recife / Notícias e G1-PE.