segunda-feira, 5 de julho de 2021

Aplicativo da Compesa auxilia medição de vazão de água em adutoras


Com investimentos cada vez mais consistentes em tecnologia, a Compesa desenvolveu o aplicativo PitotMobi, ferramenta pioneira na área de tecnologia de medição que está despertando interesse em diversas empresas no País. O app oferece recursos para auxiliar em rotinas de medição pitométrica e calibração de medidores de vazão de água e foi idealizado com tecnologia própria para promover a automatização dos cálculos realizados durante o manuseio do instrumento Pitot, equipamento utilizado para avaliar a vazão, pressão e volume de água em redes adutoras.

A pitometria é uma atividade fundamental nos sistemas de abastecimento, pois auxilia no controle das variáveis hidráulicas e no bom funcionamento das operações. No entanto, essa atividade demanda a utilização de diversos equipamentos. “A atividade de pitometria requer muitos cálculos e a utilização frequente de computadores e planilhas, e foi pensando na praticidade dos resultados desses cálculos para as equipes em campo que criamos o aplicativo”, explica coordenadora de Macromedição e Pitometria da Compesa, Roselene Tavares.

O PitotMobi disponibiliza levantamento de perfis, cálculo de medições de vazão e calibração de medidores em redes adutoras de água. Com isso, é possível garantir praticidade e manutenções mais efetivas. “O aplicativo prevê a integração dos sistemas de manutenção da Compesa, permitindo que a informação chegue de forma rápida através da geração de relatórios de medições que vão auxiliar nos indicadores da empresa. Isso significa que conseguimos dar celeridade aos processos que garantem a continuidade do fornecimento de água para a população”, destaca Roselene.

O App PtotMobi está disponível para download em plataformas online, como a Google Play Store. Uma nova versão do aplicativo já está sendo desenvolvida pela Compesa e será disponibilizada em breve nas plataformas. 

Da Assessoria de Imprensa.