quarta-feira, 9 de junho de 2021

Compesa reforça ações de responsabilidade socioambiental com campanha Junho Verde

A Compesa deu início nesta semana a campanha “Junho Verde”, promovida anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações com o objetivo de sensibilizar o público interno e externo sobre as questões relacionadas ao meio ambiente e às ações de responsabilidade socioambiental.

Este ano a campanha tem como tema “Como você cuida do meio ambiente?” e traz uma programação diversa com reflexões sobre responsabilidade ambiental individual e organizacional com oficinas socioambientais com escolas, bate-papos on-line, rodas de diálogo, palestras educativas, entre outras ações de conscientização. “A programação inclui uma agenda riquíssima reforçando as atividades socioambientais desenvolvidas pela Companhia. São mais de 100 atividades planejadas para este mês com foco na conservação ambiental”, comenta a diretora de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Compesa, Camilla Godoy.

*PLANTIO DE MUDAS* - Dentro das atividades do “Junho Verde”, a Compesa investe em ações de plantio. Mais de 10 mil mudas de espécies da mata atlântica e caatinga serão plantadas em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) e algumas prefeituras do estado. A ação faz parte do Programa Florestar, que prevê utilização de espécies nativas cultivadas nos dois viveiros florestais que a Companhia mantém nas cidades de Bonito e Poção.

Para participar do programa, os municípios formalizam seu interesse junto à Companhia mediante o envio de ofício e assinatura do termo de responsabilidade quanto ao plantio e manutenção dessas mudas. “Depois da entrega, uma equipe repassa orientações sobre o plantio e os cuidados necessários, monitora as espécies por dois anos e solicita relatórios fotográficos trimestrais aos responsáveis nesse período”, explica Camilla. 

Nos últimos seis meses, o Programa Florestar disponibilizou cerca de 8 mil mudas para plantio em nove municípios do estado, com o objetivo de contribuir na melhoria da arborização urbana, proporcionando um ambiente mais equilibrado.

*RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL* – Além das ações do Junho Verde, durante todo o ano a Compesa promove diversas iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente, como atividades de compensação ambiental com o reflorestamento de mais de 90 hectares apenas no ano passado, a coleta de óleo usado e de resíduos eletroeletrônicos, atividades de educação ambiental nas obras e para instituições de ensino, certificação de diversas unidades no Sistema de Gestão Ambiental e investimentos na geração de energia renovável.

Da Assessoria de Imprensa.