sexta-feira, 25 de junho de 2021

Compesa monta novo dessalinizador em Fernando de Noronha


Seguindo o cronograma de montagem do novo dessalinizador de Fernando de Noronha, desembarcou na ilha, nesta quinta (24), o módulo 1 do skid de osmose reversa, equipamento essencial para assegurar a qualidade da água que será ofertada à população.

A peça foi montada em São Paulo e depois transportada do Recife para o arquipélago. O segundo skid que também está em montagem na capital paulista será desembarcado em Noronha na primeira semana de julho, encerrando a etapa de envio de equipamentos do novo dessalinizador para a ilha.

A montagem de mais esse equipamento permitirá a continuidade dos testes que estão sendo realizados pela Compesa no novo dessalinizador, que deve ser entregue no final de julho, como explica a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes. “Nesta fase, já estamos alcançado a produção de 10 litros de água por segundo, ou seja, metade da capacidade total do novo dessalinizador”, destaca Nyadja.

O projeto do dessalinizador está inserido no pacote de investimentos previstos para Noronha pelo Governo do Estado, por meio da Compesa, e está orçado em R$ 22 milhões. Quando entregue, o novo sistema de dessalinização terá capacidade total de produção de 20 litros de água por segundo, beneficiando moradores e turistas que visitam à ilha.

Da Assessoria de Imprensa.