terça-feira, 15 de junho de 2021

Como a pandemia pode estar impactando sua saúde bucal


O estresse e a tensão gerados pela pandemia podem trazer consequências para além da saúde mental da população. As grandes mudanças que a presença do vírus trouxe para nossas vidas e rotinas diárias, combinados à ansiedade gerada pelo aumento de casos da doença que ainda não parece ter solução, não são prejudiciais apenas para a mente, a pele e os cabelos, mas também para a saúde bucal.

Quando estamos estressados e em um estado de tensão emocional é comum aumentarmos a prática de hábitos de vida negativos. Enquanto alguns podem desenvolver distúrbios de ansiedade e sono, passar a se alimentar mal e negligenciar a higiene bucal, outros podem adquirir vícios como tabagismo, alta ingestão de doces e bebidas alcoólicas. “Como resultado da vulnerabilidade do organismo combinada aos maus hábitos, há um maior risco do surgimento de alterações que prejudicam a saúde bucal, como aftas recorrentes, gengivite, halitose e cáries. Além de apertamento dentário, dores na face e bruxismo, condição caracterizada pelo ato de ranger involuntariamente os dentes, gerando problemas como desgaste, hipersensibilidade, mobilidade dos dentes, danos aos tecidos gengivais, entre outros”, explica a cirurgiã-dentista da Odonto Happy Caruaru, Líbia Maciel.

Então, para manter a saúde bucal em dia durante esse período de grande estresse causado pela pandemia do Coronavírus, é preciso investir em alguns cuidados, sendo o principal deles não negligenciar a higiene bucal. “Por isso, é importante não se esquecer de usar o fio dental e escovar os dentes, pelo menos, três vezes por dia, com uma escova macia capaz de remover totalmente a placa bacteriana sem causar danos ou traumatismos nos dentes e gengivas”, recomenda a especialista.

Mas, por se tratar de estresse, apenas a higienização diária da cavidade bucal não é suficiente, por exemplo, para hábitos como o bruxismo. É preciso então tratar a origem do problema através de um diagnóstico correto e adoção de medidas que minimizem as repercussões bucais, além da adoção de cuidados que visem a redução e gerenciamento do estresse em si. Para afastar o estresse da rotina, a dica é estimular pequenos hábitos saudáveis que são fundamentais para uma melhor qualidade de vida, incluindo adotar uma alimentação balanceada e nutritiva, praticar exercícios físicos diariamente, dormir bem e manter contato com outras pessoas da família e amigos, mesmo que por conversas online.

“Além disso, durante o período de quarentena mais rígida, em que muitas pessoas estão trabalhando de casa, é importante dedicar um tempo para você e realizar atividades que te proporcionem prazer. Sem esquecer o cuidado com si mesmo, incluindo a higienização dos dentes e da boca”, diz Dra. Líbia.

No caso deste estresse afetar a estrutura dos dentes, ou da face, é importante buscar um especialista para observar clinicamente o que pode ser feito. Na Odonto Happy Caruaru, o atendimento segue todas as recomendações sanitárias, a consulta é por hora marcada e o consultório higienizado a cada paciente. A clínica funciona na Rua Paulista, 26, no bairro Boa Vista I.

Da Assessoria de Imprensa.