quarta-feira, 12 de maio de 2021

Proteção aos animais é tema de projetos de lei aprovados na Alepe


O Código Estadual de Proteção aos Animais pode receber atualizações para ampliar ainda mais a abrangência das normas protetivas. Duas alterações foram aprovadas pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta. O primeiro projeto, de autoria da deputada Simone Santana, do PSB, proíbe a criação de animais com a finalidade exclusiva de extração de peles.


Já a segunda proposta, do deputado Delegado Erick Lessa, do PP, impede o uso de abraçadeiras de nylon na realização de cirurgias veterinárias. O parlamentar argumenta que o material provoca reações inflamatórias e pode causar, inclusive, a morte dos bichos. Outra proposição aprovada, de autoria do deputado Gustavo Gouveia, do Democratas, proíbe o cruzamento de pets em alguns casos, como explica o relator Henrique Queiroz Filho.

“Visa proibir a reprodução de animais de estimação cujos cruzamentos genéticos provoquem elevado risco de problemas congênitos, prejuízos à saúde e ao bem-estar da prole ou da progenitora ou, ainda, que perpetuem problemas de saúde pré-existentes nos progenitores.”

Da Rádio Alepe.