segunda-feira, 10 de maio de 2021

Arena de Pernambuco firma convênio de cooperação técnica com LaLiga do Campeonato Espanhol


O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, realizou, nesta segunda-feira pela manhã, a assinatura de convênio de cooperação técnica da Arena de Pernambuco com a LaLiga, entidade que organiza a primeira e a segunda divisões do Campeonato Espanhol. Pernambuco é o segundo Estado do País a firmar a parceria com a liga espanhola de futebol.Estão previstas várias ações em áreas como a formação de jogadores, o incentivo de crianças e adolescentes para a prática de esportes, e ainda o apoio na realização de eventos esportivos. 

“Estamos muito felizes com este novo parceiro da Arena de Pernambuco, a La Liga, entidade conhecida mundialmente. Temos certeza de que este convênio trará muitos e bons frutos para Pernambuco não apenas no esporte, mas também no turismo. Nós já contamos aqui com a Aena, outra empresa espanhola, administrando o Aeroporto do Recife, e com a LaLiga estaremos ainda mais próximos da Espanha. Vamos fortalecer esta presença de Pernambuco na Europa para atrair visitantes assim que os voos diretos para a Espanha forem retomados”, salientou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. 

O acordo, sem fins comerciais,está previsto para durar dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos, e tem o intuito de estreitar o relacionamento entre ambas as entidades, por meio de colaboração direta, sempre com foco no desenvolvimento de iniciativas que fortaleçam a prática esportiva, o lazer e o turismo de Pernambuco. 

“A LaLiga é referência mundial em entretenimento, gestão e desenvolvimento esportivo. É muito importante para a gente poder chegar no Nordeste pelas mãos de um parceiro como a Arena de Pernambuco, que compartilha dos mesmos valores que temos. Este acordo permitirá muitas possibilidades de colaboração, como por exemplo a capacitação de jovens e adultos no âmbito esportivo e acadêmico, a divulgação do potencial turístico de Pernambuco e trazer novas oportunidades de entretenimento para fãs da LaLiga no Nordeste”, destaca Daniel Alonso.

Entre as possibilidades de projetos a serem desenvolvidos em parceria pela Arena e a LaLiga estão palestras e seminários, voltados à formação de gestores para o futebol amador e profissional e a capacitar profissionais das áreas de lazer, futebol e educação. Também há espaço para projetos de incentivo à prática e ao desenvolvimento de esportes para crianças e adolescentes.A Arena de Pernambuco contará ainda com o apoio da LaLiga na captação e realização de eventos desportivos 

SOBRE A LALIGA - A LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada constituída pelos 20 clubes e sociedades desportivas (S.A.D.) da LaLiga Santander e pelos 22 da LaLiga SmartBank e é responsável pela organização das duas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2018/2019, a LaLiga atingiu 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madri (Espanha), a LaLiga está presente em 55 países através dos seus nove escritórios e 46 delegados. A associação realiza ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo a ter uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuíno Santander.

SOBRE A ARENA DE PERNAMBUCO - A Arena de Pernambuco, equipamento administrado pelo Governo do Estado, é um complexo multiuso com 25 espaços destinados para a realização de jogos e eventos. Além de possuir a expertise em sediar partidas de futebol e futebol americano, a Arena abriga congressos, workshops, shows e eventos religiosos. Inaugurada em 2013 para a Copa das Confederações, o equipamento sediou a Copa do Mundo 2014 e é considerado uma das melhores arenas do País em aspectos como a estrutura física e a manutenção. Para 2021, o complexo multiuso foi selecionado para ser o palco do principal clássico do futebol sul-americano, entre Brasil vs. Argentina, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, com expectativa de ser realizado em setembro.

Foto: Francisco Andrade
Da Assessoria de Comunicação.