quinta-feira, 29 de abril de 2021

Lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer contra Covid-19 chega ao Brasil


O Brasil recebeu na noite desta quinta-feira (29) o primeiro lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. A carga chegou em um voo que pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h25.

O lote foi enviado de Miami, nos Estados Unidos, em estruturas de conservação a temperaturas de cerca de -70ºC. As vacinas foram fabricadas na Alemanha, e ainda passaram pela Bélgica antes do trecho final da viagem, entre Miami e Campinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas devem ser distribuídas inicialmente a capitais, uma vez que as doses devem ser armazenadas em baixas temperaturas. As vacinas precisam ser armazenadas em temperaturas entre -15 graus e -25 graus por um prazo máximo de 14 dias.

O Brasil comprou 100 milhões de doses do imunizante --o País recebeu hoje 1% do que foi comprado do laboratório. A previsão é que pelo menos 12 milhões de doses sejam entregues em junho. Cada pessoa precisa receber duas doses para que o processo de imunização seja concluído.

O acordo de compra com a Pfizer foi fechado no final de março. Na ocasião, o governo federal também selou um acordo com a Janssen para a compra de 38 milhões de doses. 

A aprovação do uso da vacina da Pfizer pela Anvisa ocorreu em fevereiro, e o imunizante já tem o registro definitivo. Ela tem eficácia global comprovada de 95%, segundo testes, e pode ser utilizada por pessoas acima de 16 anos.

Da Band News.