sexta-feira, 19 de março de 2021

Prefeitura de Caruaru anuncia novos leitos de UTI e de Salas Vermelhas na rede municipal de Saúde


A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (19), transmitida pelas redes sociais da Prefeitura, anunciou uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19 e reforçar o atendimento no município. Entre as estratégias apresentadas pela chefe do Executivo municipal está a implantação de novos leitos de UTI e de Salas Vermelhas nas UPAs da cidade. Hoje, a ocupação de leitos de UTI Covid na rede pública em Caruaru é de 100%. 

“Vamos ampliar as nossas Unidades de Terapia Intensiva, abrindo 10 novos leitos na UPA Respiratória. Além disso, iremos potencializar as nossas UPAs, garantindo mais 10 leitos de Salas Vermelhas, distribuídas nas unidades das Rendeiras, Salgado e no Vassoural”, informou a Prefeita. Atualmente, o Hospital Municipal Manoel Afonso conta com 53 leitos de enfermaria e 10 UTIs preparadas para casos de Covid-19. 

Com os novos leitos anunciados, o consumo de oxigênio também foi um tema que precisou ser analisado. “Oficializamos a empresa responsável pelo abastecimento da nossa rede e estamos tomando todas as medidas administrativas junto ao fornecedor para garantir a oferta de oxigênio”, frisou Raquel. 

A atuação e seleção de novos profissionais de saúde, como fisioterapeutas pulmonares, também foi abordada. “Diante do aumento de casos da doença, foi necessário suspender as férias dos profissionais que atuam na linha de frente. Também vamos fazer um remanejamento de diversos profissionais das unidades ambulatoriais para reforçar o enfrentamento à pandemia nas unidades 24h”, reforçou.

Em relação aos equipamentos e insumos necessários para a ampliação dos serviços, a gestora pontuou que a Prefeitura já está em processo de compra, além de ter solicitado reforço aos governos Federal e Estadual. “Solicitamos ao Ministério da Saúde mais 20 respiradores pulmonares, medicamentos como sedativos e uma série de insumos. Ao Governo de Pernambuco, enviamos ofício, no último dia 10, solicitando a reestruturação da rede de saúde na região, com pedido de mais leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino e, como sugestão, transformar a UPAE da nossa cidade em uma unidade específica para casos respiratórios”, disse Raquel.

Da Assessoria de Imprensa.