terça-feira, 23 de março de 2021

Obra da Compesa acaba com rodízio no Centro de Ipojuca


Cerca de 10 mil pessoas estão sendo beneficiadas com mais água nas torneiras no município de Ipojuca, no Litoral Sul. A Compesa concluiu a implantação de uma adutora de três quilômetros para transporte de 20 litros de água por segundo do Sistema de Abastecimento de Suape para atender a parte baixa da cidade, na área central. A implantação da nova rede significa o fim do rodízio de água para a população. A obra foi concluída e contou com recursos próprios da Compesa da ordem de R$ 1,2 milhão.

A nova adutora representa o aumento da oferta de água para o município e a integração do Sistema de Abastecimento de Água de Ipojuca com o Sistema de Abastecimento de Água de Suape, garantindo, assim, mais segurança hídrica para a população que contará, agora, com dois sistemas distintos de fornecimento de água.

Além da entrega da adutora, está em fase final a obra de Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ipojuca. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, a Companhia objetiva aumentar a oferta de água para as áreas altas da cidade, além de trazer melhorias à qualidade da água tratada. A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destaca a importância das obras.

“Com a ampliação da ETA vamos conseguir mitigar significativamente a suspensão do abastecimento em períodos de chuvas, quando a turbidez da água captada impactava o fornecimento para os moradores. Agora, com essas intervenções, teremos condições de atender ainda mais e melhor a população. Com a implantação da adutora, já conseguimos um grande reflexo no abastecimento com a retirada da parte baixa do centro de Ipojuca do esquema de rodízio. Essa é uma intervenção representativa para a cidade e muito importante na região”, destaca Manuela.